O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) é um evento anual que movimenta a Cidade de Goiás, em Goiás, transformando-a em um grande palco de manifestações de cunho ecológico através do cinema. Com orçamento de R$ 2,2 milhões, o X FICA aconteceu entre os dias 10 e 15 de junho de 2008, período em que foram exibidas 22 obras de 10 países diferentes, entre eles Argentina, Grécia, Holanda, Noruega, França, Suíça, Dinamarca e Inglaterra.
Na ocasião da abertura foram exibidos os filmes Antártida (2008, Brasil), de André Constantin, e Late Sessions for Early Warnings (2008, Dinamarca), de Jakob Gottschau, realizadores que estiveram presentes e que debateram seus trabalhos com o público. O grande homenageado foi o cineasta Cacá Diegues. O evento também contou com a presença dos ilustres cineastas Carlos Gerbase, Kiko Goifman e Jean-Claude Bernardet, que participaram de eventos e oficinas. Outros nomes importantes do cinema brasileiro estiveram presentes como Vladimir Carvalho, Evaldo Mocarzel e João Batista de Andrade.
Ao todo foram 42 países inscritos, que enviaram 446 filmes, entre longas, médias e curtas. Confira os títulos que foram selecionados:
Longas-Metragens:
– Um Bruto Despertar. (A crude awakening, Suíça, 2006). Direção: Basil Gelpke e Ray McCormack. 83 min. Documentário.
– Os Olhos Fechados da América Latina. (Los ojos cerrados de América Latina, Argentina, 2007). Direção: Miguel Mirra. 84 min. Documentário.
– Delta, o Jogo Sujo do Petróleo. (Delta, oil’s dyrty business, Grécia, 2006).Direção: Yorgos Avgeropoulos. 64 min. Documentário.
– Sumidouro. (Brasil—MG, 2008). Direção: Cris Azzi. 72 min. Documentário.
– Benzeduras. (Brasil—GO, 2008). Direção: Adriana Rodrigues. 72 min. Documentário.
Médias-Metragens:
– Caça ao Vulcão. (Caccia al vulcano, Itália, 2006). Direção: Tullio Bernabei. 52 min. Documentário.
– Eterna Mistura. (Eternal mash, Holanda, 2008). Direção: Catherine van Campen. 53 min. Documentário.
– Campos de Deméter. (Fields of Demeter, Noruega, 2007). Direção: Knut Krzywinski e Graham Townsley. 47 min. Documentário.
– Jaglavak, Príncipe dos Insetos. (Jaglavak, prince des insectes, França, 2006). Direção: Jerome Raynaud. 52 min. Documentário.
– A Lenda Da Terra Dourada. (La légende de la terre dorée, Suíça, 2007). Direção: Stéphane Brasey. 54 min. Documentário.
– Veludo Vermelho. (Red velvet, França, 2006). Direção: Klaus Reisinger. 58 min. Documentário.
– Barganha Assassina. (Killer bargain, Dinamarca, 2006). Direção: Tom Heinemann. 57 min. Documentário.
– Batida na Floresta. (The jungle beat, Inglaterra, 2006). Direção: Adrian Dowell. 58 min. Documentário.
– Café Com Pão, Manteiga Não. (Brasil—GO, 2007). Direção: Viviane Louise e Marcelo Benfica. Documentário. 52 min.
Curtas-Metragens:
– Alegria De Macaco. (Monkey joy, Holanda-Brasil, 2007). Direção: Amir Admoni. 8 min. Animação.
– Pajerama. (Brasil—SP, 2008). Direção: Leonardo Cadaval. 9 min. Animação. 35 mm.
– Herança. (Brasil—RS, 2007). Direção: Carolina Berger. 24 min. Documentário. Vídeo.
– Zona de Diluição Inicial. (Zone of initial dilution, França, 2006). Direção: Antoine Boutet. 30 min. Documentário.
– O Pesadelo é Azul. (Brasil—GO, 2008). Direção: Ângelo Lima. 29 min. Documentário.
– Subpapéis. (Brasil—GO, 2008). Direção: Luiz Eduardo Jorge. 18 min. Documentário.
Confira detalhes de cada dia do evento que foi conferido por Robledo Milani:
– Vencedores do Décimo FICA – Confira os filmes escolhidos pelo júri em manhã de cerimônia no dia 14 de junho;
– Turismo na Cidade de Goiás – A histórica Cidade de Goiás oferece também uma interessante programação turística, entre elas o Museu Casa de Cora Coralina, local dedicado à memória da escritora e poeta Ana Lins;
– Turma de Peso – Evento reuniu nomes de peso como Vladimir Carvalho, Evaldo Mocarzel, Kiko Goifman e João Batista de Andrade, além do homenageado Cacá Diegues;
– Afinal, filmes! – As mostras competitivas trazem filmes de diversos países, com destaque para Caça aoVulcão ePajerama;
– Primeiros Dias – Abertura do evento teve exibição dos longas Antártida e Late Sessions for Early Warnings com presença dos seus realizadores;
– 12 Horas até o FICA – O percurso até a Cidade de Goiás levou 12 horas e já possibilitou o contato com nomes como Kiko Goifman e Jean-Claude Bernardet.