Das cinco concorrentes deste ano, quatro estão em suas primeiras temporadas – o que deixa bastante claro a tendência dos votantes do Globo de Ouro de privilegiar novidades. Por outro lado, The Americans, a exceção que confirma a regra, está em sua sexta temporada – sem nunca ter ganhado nos anos anteriores. Será que chegou a sua vez? Pouco provável, pois é a primeira vez que disputa essa categoria – e tem apenas duas indicações prévias, pela quarta temporada. Série cultuada por um pequeno – porém fiel – grupo de admiradores, chegou ao fim com o término desse sexto ano, mais respeitada do que propriamente “amada”, digamos. Pelo que parece, portanto, apenas a sua inclusão, nessa última oportunidade, já é motivo de reconhecimento “aos serviços prestados até aqui”, digamos. A disputa, portanto, recai aos quatro demais concorrentes. Quais se destacam? Vejamos.
Indicadas
Homecoming
Estreia da oscarizada Julia Roberts na televisão, Homecoming foi um dos grandes acertos da gigante Amazon no seu serviço de streaming neste ano. Dona de três indicações ao Globo, e finalista também no Critics Choice e no Satellite, tem tudo para fazer bonito no Emmy do próximo ano. Sem falar que entre os seus criadores está Sam Esmail, indicado ao Emmy pela série-fenômeno Mr. Robot (2016). Ou seja, a combinação texto envolvente + estrela de Hollywood + a força de um estúdio poderoso pode ser irresistível aos membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Pose
Entre os criadores dessa série estão o atual dono do toque de Midas de Hollywood: Ryan Murphy, nome forte também por trás de American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace (que concorre ao Globo como Minissérie). Não causará espanto se ele sair premiado em ambas categorias. Com duas indicações – foi lembrada também na de Melhor Ator em Série Drama – Pose foi um dos eventos do ano, que chegou às telas causando bastante barulho ao ser anunciada como a produção hollywoodiana com o maior número de artistas envolvidos em sua realização que se declaram transgêneros, transexuais e/ou homossexuais. Ou seja, ao olhar para diversas minorias, o programa acertou em cheio também no argumento, como demonstra sua inclusão em várias premiações – foi indicada também ao Critics Choice e ao Gotham Awards. Talvez alguns considerem que toda a discussão que gerou já tenha sido suficiente, e apenas a sua lembrança aqui seja uma vitória e tanto. Mas há material para mais. E essa consagração pode não estar tão distante assim.
Segurança em Jogo
Típica série policial, Segurança em Jogo ainda tem como desvantagem o fato de ser uma produção inglesa – ou seja, bem distante de Hollywood, o que pode não agradar muitos dos votantes do Globo de Ouro. Por isso, apenas a sua seleção entre as finalistas da categoria já é motivo de espanto. Sem falar que se trata de um original da Netflix, o que é sempre gera controvérsias. Estrelada pelo galã Richard Madden – que, surpreendentemente, concorre também a Melhor Ator em Série Drama – o programa criado por Jed Mercurio – veterano da televisão britânica – teve apenas seis episódios, e sua segunda temporada ainda não está confirmada. Não desagradou alguém, mas também não gerou muitos entusiasmos. Sem ter sido lembrada por qualquer outra premiação de peso, é a típica convidada de luxo: vai se sentar em um lugar privilegiado, mas não deve esperar nada além dessa cortesia.
My Brilliant Friend
Produção original da HBO Internacional, filmada inteiramente na Itália, e baseada em um best seller que vendeu milhares de exemplares ao redor do mundo, My Brilliant Friend contou com o envolvimento direto da autor Elena Ferrante e de alguns dos maiores talentos do cinema italiano contemporâneo, como o diretor e roteirista Saverio Costanzo (vencedor do David di Donatello – o Oscar italiano – por Private, 2004, e premiado nos festivais de Veneza, Locarno, Valladolid, Torino, Estocolmo e São Francisco, entre tantos outros), o produtor Paolo Sorrentino (vencedor do Oscar por A Grande Beleza, 2013) e a atriz Alba Rohrwacher (premiada em Berlim, em Veneza e no David), que assumiu a narração de todos os episódios. Mesmo assim, não parece ter sido suficiente para seduzir os membros da Hollywood Foreign Press Association, naturalmente mais voltados aos títulos falados em inglês e produzidos em Hollywood. Indicada ao Critics Choice Awards, já foi renovada para uma segunda temporada – além de ter sido um dos grandes fenômenos televisivos de 2018. Quem sabe no ano que vem tem melhores chances?
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