Emmanuelle Riva (24/02/1927 – 27/01/2017)

Publicado por
Matheus Bonez

Já em sua estreia como protagonista, Emmanuelle Riva mostrou a todos sua potência na atuação. No clássico Hiroshima, Meu Amor (1959), a atriz é Elle, uma das personagens femininas mais interessantes da história da filmografia mundial. A obra de Alain Resnais ecoa até hoje como uma das melhores de todos os tempos. E não é à toa. Riva pode ter ficado marcada por um papel tão emblemático, mas sua carreira foi além. Poucos anos depois, no Festival de Veneza, levou o prêmio de Melhor Atriz por Therese (1962). Seguiu uma carreira discreta por décadas, preferindo se manter longe dos holofotes. “Não quero ser estereotipada”, afirmava. Ela não desejava ser diva de um número só. Seu retorno, para quem não reconhecia seu nome, se deu há cinco anos, quando foi indicada, pela primeira e única vez, ao Oscar de Melhor Atriz. O trabalho foi tão estupendo quanto o filme que lhe lançou há cinco décadas. Em Amor, do austríaco Michael Haneke, ela passa boa parte na cama, sem poder se mexer e até falar. Mais uma vez, provou que a arte da atuação vai além das palavras. Vem do olhar, dos gestos, do sentimento exprimido no rosto. Em janeiro de 2017, sua batalha de anos contra o câncer chegou ao fim, levando a artista para outro plano. “Eu conheço o esquecimento”, dizia sua personagem em Hiroshima, Meu Amor. Porém, para os amantes do cinema, seu nome vai ficar pra sempre guardado na memória, Emmanuelle.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.

Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)

Publicado por
Matheus Bonez
Tags: 007 contra o Foguete da Morte007 contra o Homem com a Pistola de Ouro007 Na Mira dos Assassinos007 Somente para seus Olhos007 Viva e Deixe Morrer007: O Espião que me Amava07 Contra OctopussyÀ Espera de um Milagrea noiteA Noiva Estava de PretoA Última Tentação de CristoAgnès VardaAlfred HitchcockAlfred Hitchcock PresentsAlien O Oitavo PassageiroAliens O ResgateAllen GinsbergAmantesAmantes EternosAmorAmor BandidoAndrew Dominikapollo 13Ascensor para o CadafalsoAté o Fim do MundoBaftaBela LugosiBertrand BlierBig LoveBill PaxtonBob DylanCacá DieguesCidadão KleinCinzas no ParaísoContatoCoração SelvagemCrimes e PecadosDavid LynchDestino EspecialDia de TreinamentoDoctor WhoDonald TrumpDuas Almas em SuplícioEd WoodElia KazanEmmanuelle RivaEmmyEstrela SolitáriaEvaExpresso do AmanhãFalstaff O Toque da Meia NoiteFrancis Ford CoppolaFrançois TruffautFrank and AvaFrank TashlinGary SiniseGene RoddenberryGente como a GenteGeorge OrwellGlobo de OuroHarry Dean StantonHarry PotterHatfields & McCoysHellboyHollywoodIntriga InternacionalJacques BeckerJacques DemyJames BondJames DeanJeanne MoreauJeff NicholsJerry LewisJoanna FrancesaJohn HurtJohn Vincent HurtJoni Mitchelljornada nas estrelasJoseph LoseyJules e Jim - Uma Mulher Para DoisKevin BaconLeonard NimoyLooney TunesLouis MalleLuckyLuis BuñuelManoel de OliveiraMartin LandauMary Tyler MooreMelancoliaMichael HanekeMichelangelo AntonioniMissão ImpossívelNouvelle VagueNova HollywoodO Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert FordO Diário de uma CamareiraO Espião que Sabia DemaisO Expresso da Meia-NoiteO Exterminador do FuturoO Gebo e a SombraO Homem da MáfiaO Homem ElefanteO Passo Suspenso da CegonhaO Poderoso Chefão: Parte IIO ProcessoO Terror das Mulhereso último magnataoan BaezOrson WellesOs Eleitos: Onde o Futuro ComeçaOs VingadoresOscarParisParis TexasPatti Smithpaul newmanPeter BrookPredador 2QuerelleRainer Werner FassbinderRebeldia IndomávelRenaldo and ClaraRobert RedfordRoger MooreRoger VadimSAG AwardsSam ShepardSean ConnerySpice GirlsSpice WorldStar TrekSteve McQueenTerrence MalickTexasTexas sob FogoThe Dick Van DykeThe Mary Tyler Moore ShowTheo AngelopoulosThereseTim BurtonTitanicTom HanksTonyTrinta Anos Esta NoiteTrue LiesTuckerTwin PeaksTwisterUm Plano SimplesV de VingançaVida NuaViva Maria!Wim WendersWoody AllenZabriskie Point