Os Estados unidos, mais do que qualquer outro país, mantém um calendário super restrito para seus filmes. Um estúdio, antes de marcar a data de estreia de um de seus longas, analisa o público alvo, a classificação etária, quais outros lançamentos estão sendo programados para a mesma época, mas, mais especificamente, e acima de tudo, em que época do ano tal filme será lançado.
Dependendo do feriado e das festividades que cercam cada época do ano, há uma forte influência no impacto que um filme irá causar ou não nas bilheterias. É verdade que aqui nos Estados Unidos as festividades de final de ano representam, provavelmente, o período mais forte para os estúdios após o verão americano. Isso começa especialmente no feriado de Ação de Graças, quando o país inteiro tira cinco dias de folga para agradecer aos índios americanos pela terra onde eles construíram sua nação. Se você me perguntar, na verdade é um pedido de desculpa eterno pelo massacre de milhares de índios – mas tudo bem, não tenho nada a ver com isso.
O feriado de ação de graças é o que demarca o começo da mudança de temporada. É quando as cidades começam a se vestir pro Natal e quando dezenas de filmes feitos especificamente para essa época começam a ser lançados. Esses longas, em qualquer outro mês do ano, não funcionariam de forma alguma aqui nesse país. Diferente do Brasil, que não tem uma tradição tão forte em relação à essas festividades.
Nos Estados Unidos, onde as famílias se dividem em diversas fases de suas vidas – pois é tradição que os adolescentes saiam da casa dos pais depois do segundo grau para seguir seus estudos em universidades em cidades ou estados diferentes – essas datas específicas são vistas como oportunidades de reunião familiar, e as pessoas levam isso à sério.
Historicamente, filmes familiares que seriam lançados no verão americano, mas que acabam sendo transformados em filmes de ação e em comédias de grande orçamento, terminam por ser empurrados pro final de semana de Ação de Graças, pois o clima familiar está no ar e só se fala nisso durante semanas – antes e depois dele acontecer! Portanto, produtos familiares tem maiores chances de sucesso. A maior prova desse fenômeno foi Um Sonho Possível, em 2009, que viu sua data de lançamento ser empurrada por meses e meses até cair justo no final de semana de estreia de Lua Nova. A surpresa aconteceu quando Sandra Bullock derrubou todos os concorrentes e chegou em segundo lugar no primeiro final de semana, enquanto que na segunda semana levou o primeiro lugar, lugar em que permaneceu até o Natal.
Pois chegamos agora em mais uma semana de Ação de Graças: milhares de pessoas irão lotar aeroportos, supermercados e salas de cinema no país inteiro, e sabe o que eles estarão loucos pra assistir? O novo filme dos Muppets! Sim, caro amigo, Os Muppets são um fenômeno e estão mais em alta do que nunca! Pode apostar que vai ter muito marmanjo indo pro cinema sozinho só pra conferir o que essa turma de marionetes vai aprontar dessa vez.
Em baixa com o público americano há quase dez anos, os Muppets estão surpreendendo toda a mídia americana, tanto que capas de revistas e espaço nos telejornais estão sendo dados à trupe. Depois de uma repaginada na imagem dos bonecos, eles voltaram em um filme de Natal apoiado por atores que também estão muito em alta com o público local. Ou seja, chamaram a atenção mesmo!
Agora, será que esse sucesso vai conseguir se repetir em outros territórios? Tradicionalmente, o Brasil nunca foi um país que teve um relacionamento muito próximo com os Muppets. Talvez um pouco com o desenho animado Muppets Baby, que era exibido todos os dias em cadeia nacional. Mas a proximidade do Brasil com os personagens para por aí. Todos os filmes anteriores das crias de Jim Henson foram fadados à lançamentos limitados em poucos cinemas ou saíram direto em Vídeo/DVD. Imagino, portanto, que dessa vez não será diferente. Não apenas os Muppets têm um apelo limitado com o brasileiros, mas os tais atores que aqui nos Estados Unidos são tão queridos igualmente possuem pouca visibilidade com o grande público brazuca.
Muitos dos filmes de Natal lançados aqui nos Estados Unidos têm um destino triste no Brasil. Surpresas do Amor, por exemplo, teve lançamento em terras verde e amarela em janeiro e se deu mais que mal. Aqui na América do Norte esse mesmo filme, que não podia ser mais natalino – seu nome original é Four Christmases ou, Quatro Natais – teve uma repercussão genial e até hoje é considerado um dos filmes mais bem sucedidos da época.
Desde a semana passada foi dada a largada à temporada dos “Holidays”, como eles chamam aqui, e é nessa temporada em que todos os filmes de temática familiar, comédias românticas e desenhos animados vêm à tona. Dentro das próximas semanas os cinemas americanos irão ver o lançamento de mais de seis animações ou produções de temática infantil, incluindo As Aventuras de Tintim, Operação Presente – que está sendo super divulgado e cobre ônibus e metrôs por toda Nova York – Alvin e os Esquilos 3 e Gato de Botas. Os personagens Harold e Kumar, que nunca foram muito bem sucedidos no Brasil e aqui são uma lenda, também vão ganhar uma temática natalina e serão lançados inclusive em 3D – não me pergunte porque, garanto que nem eles tem explicação pra esse fato idiótico.
Mas aí está a fórmula: enquanto funcionar pra bilheteria, continuará sendo uma excelente forma de compartimentalizar o mercado cinematográfico e manter a vida do cidadão comum em ordem e as bilheterias cheias de dinheiro. Enquanto isso, os outros países, pobres coitados, tem que se virar pra entender certas tradições americanas que não fazem sentido em nenhuma outra parte do mundo!