James Dean 003

Se fosse vivo, James Dean teria completado, no último dia oito de fevereiro, 81 anos. Sua morte repentina aos 24 interrompeu uma carreira meteórica consagrada nos três filmes que protagonizou e uma vida cheia de mitos e fofocas, principalmente os que circundavam sua capacidade artística e sua personalidade complexa. A rebeldia, o gosto pelos riscos, em busca da intensidade da vida, a quebra do padrão do bom mocismo americano são algumas das questões que influenciaram a criação de um jeito de ser muito próprio que juntava intensidade com a capacidade.

james dean 11

James Dean foi a personificação maior da ideia de que entre uma vida intensa e uma longeva, se prefere a primeira opção. Ao lado do esforço para ser livre, corria uma busca intensa, tentando preencher o espaço vazio deixado com a morte de sua mãe, aos nove anos, e o afastamento do pai. Sua paixão pela velocidade era, talvez, uma forma de querer cruzar as barreiras que o separavam destas perdas, tentando – no vencer destes desafios – buscar o reconhecimento não correspondido e o afeto cortado. E assim foi com as sucessivas motos que chegou a colecionar, com os carros “envenenados” até adquirir o famoso Porsche 550 Spyder prata, que foi pintado com o número 130 no capô, e com o qual morreu em 30/09/55 na estrada de Salinas, no estado americano da Califórnia.

tumblr ma6773H6x81rsc142o1 1280

Sua capacidade de sedução mobilizou homens e mulheres ao seu redor, e ele soube usar bem este talento criando um universo de admiradores, não apenas entre os que corriam ao cinema para vê-lo na telona, mas também entre atores e diretores. Os mais clássicos foram a paixão que nutriu por Ursula Andrews, a quem convidou para a viagem no Porsche no dia de sua morte, a tentativa frustrada de relacionamento com Pier Angeli, impedida pela mãe de namorar o galã, e a verdadeira adoração despertada em Salvadore Mineo – seu parceiro em Juventude Transviada (1955). Após a morte de Dean, Mineo se envolveu com inúmeros garotos de programa, todos loiros e com o mesmo tipo físico do colega falecido e acabou sendo morto por um deles, esfaqueado em frente ao prédio onde morava. A mistura de sedução, rebeldia e angústia foram canalizadas para a atuação no cinema e para a necessidade gigante de intensidade nos dias de James Dean. Uma dos exemplos mais curiosos disto foi o apelido de “cinzeiro humano” que lhe deram os frequentadores de um bar em Hollywood, pelo costume do ator de oferecer o corpo para apagarem os cigarros.

James Dean from Magnum e1347401100760

Fica difícil, com todo este histórico, imaginar James Dean hoje com mais de 80 anos, envelhecido e enrugado (certamente tossindo em função do contínuo vicio do cigarro e do gosto pelas bebidas e vida noturna), fazendo pose de senhor sério e conservador. Os pilares de seu comportamento se baseavam nos valores de contestação da juventude em várias épocas, o que através dos tempos mudou muito pouco. Sempre os jovens querem a liberdade de dizer o que pensam, a inconsequência de quebrar os tabus, sem ter o que colocar no lugar, o questionamento do estabelecido ou o uso do deboche como forma de refletir sobre o cristalizado. Enquanto boa parte destes  contestadores vai, com o tempo, se transformar em acomodados pelas circunstâncias da idade adulta, da necessidade de estabilidade ou em nome dos compromissos, outros permanecem para sempre no imaginário das gerações como símbolos desta rebeldia. O morrer cedo talvez seja mais um elemento que contribua para a criação destes mitos, deixando para sempre na memória e nas telas uma imagem que a ferrugem do tempo não consome: eternamente jovens, eternamente lindos, eternamente livres. No fundo um ideal inatingível para a grande maioria, que vê neste culto uma alternativa idealizada as suas limitações.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é mestre e doutorando em Comunicação, gaúcho morando em São Paulo.
avatar

Últimos artigos deLiandro Lindner (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *