Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 11ª Mostra de Cinema de Gostoso (2024)

Publicado por
Marcelo Müller

A Mostra de Cinema de Gostoso chega em 2024 à sua 11ª edição. Trata-se de um dos mais charmosos eventos de cinema do Brasil, especialmente porque a telona na qual seus principais filmes são apresentados é montada à beira-mar, nas areias da Praia do Maceió, na paradisíaca São Miguel de Gostoso, no Rio Grande do Norte. A estrutura conta com 700 espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção e som de alta resolução para receber a Mostra Competitiva e as Sessões Especiais. De 22 a 26 de novembro serão apresentados nesse palco privilegiado alguns dos grandes filmes brasileiros da temporada, alguns dos quais fizeram sucesso em festivais nacionais e internacionais.

Como é de praxe, o Papo de Cinema fará uma cobertura in loco da Mostra de Cinema de Gostoso. Nosso editor Marcelo Müller estará em São Miguel do Gostoso para conferir os filmes, conversar com as equipes e participar das atividades paralelas que rechearão os dias do evento. Então, fiquem ligados neste especial para conferir diariamente conteúdo exclusivo da Mostra de Cinema de Gostoso.

Mostra de Cinema de Gostoso

:: NOTÍCIAS ::

Kasa Branca vence a 11ª edição do evento potiguar
Conversamos com os diretores Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld (Exclusivo)
Seminário discute produção audiovisual nordestina

Evento potiguar começa com discursos, emoção e casa cheia
– Filme sobre Maurício Kubrusly abre a 11ª edição do evento potiguar
Divulgados os filmes da 11ª edição do evento potiguar

 

:: FILME DE ABERTURA ::

Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí
Brasil, 2024
Documentário, 80 minutos
De Caio Cavechini, Evelyn Kuriki
O que nós achamos: “O filme presta um bonito tributo a Maurício Kubrusly ao fazer um resumo de sua importância para a televisão brasileira e, principalmente, ao sublinhar a sua nem sempre destacada erudição musical”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

:: FILME DE ENCERRAMENTO ::

Luiz Melodia: No Coração do Brasil
Brasil, 2024
Documentário, 75 minutos
De Alessandra Dorgan
Exibições: Festival É Tudo Verdade 2024; Festival In-Edit Brasil 2024(Melhor Filme); Bonito CineSur 2024; CineBH 2024
O que nós achamos: “Temos acesso a várias facetas de Luiz Melodia e, o mais importante como gesto cinematográfico, sem a pretensão de esgotar uma figura inesgotável”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

:: MOSTRA COMPETITIVA ::

O Deserto de Akin
Brasil, 2024
Drama, 78 minutos
De Bernard Lessa
Com Welket Bungué, Ana Flavia Cavalcanti, Guga Patriota
Exibição: Festival do Rio 2024 (Melhor Ator/Reynier Morales)
O que nós achamos: “Há muitas pontas soltas nesse filme que persegue como ideal um contradiscurso e confunde introspeção com apatia”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 


Kasa Branca
Brasil, 2024
Drama, 95 minutos
De Luciano Vidigal
Com Big Jaum, Babu Santana, Roberta Rodrigues
Exibição: Festival do Rio 2024 (Melhor Direção de Ficção, Ator Coadjuvante/Diego Francisco, Fotografia e Trilha Sonora)
O que nós achamos: “É um filme bonito que celebra os vínculos e as ações essenciais para o senso de comunidade na periferia”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

Manas
Brasil, 2024
Drama, 101 minutos
De Marianna Brennand
Com Jamilli Correa, Rômulo BragaDira Paes
Exibições: Festival de Veneza 2024 (Troféu GDA Director’s Award); Festival do Rio 2024 (Prêmio Especial do Júri); Mostra de São Paulo 2024 (Melhor Filme Brasileiro/Júri da Critica)
O que nós achamos: “Filme-denúncia na medida em que escancara em termos ficcionais uma realidade angustiante”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Tijolo por Tijolo
Brasil, 2024
Documentário, 102 minutos
De Victória Álvares, Quentin Delaroche
Exibição: Olhar de Cinema 2024 (Melhor Direção e Montagem/júri oficial e Melhor Filme/júri da crítica)
O que nós achamos: “Um passo de cada vez e assim se vai ao longe, afirma o ditado. Aqui, essa verdade pode ser substituída por um caminhão de cimento, um novo seguidor, um filho recém-chegado, ou mesmo um sorriso que reafirma a certeza no amanhã“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

:: MOSTRA PANORAMA ::

Ainda Não é Amanhã
Brasil, 2024
Drama, 76 minutos
De Milena Times
Com Mayara Santos. Clau Barros, Bárbara Vitória
Exibição: Festival do Rio 2024

 

 

Baby
Brasil, 2024
Drama, 105 minutos
De Marcelo Caetano
Com João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Bruna Linzmeyer
Exibições: Festival de Cannes 2024 (Troféu Louis Roederer Foundation Rising Star); Festival Internacional de Cinema Latino Americano de Biarritz 2024 (Melhor Filme); Festival de San Sebastián 2024 (Melhor Filme Latino Queer e Troféu Sebastiane Latino de Montagem); Festival de Lima 2024 (Melhor Filme LGBTQIA+ e Troféu Gio de Melhor Atuação – Ricardo Teodoro); Festival do Rio 2024 (Melhor Filme, Ator/João Pedro Mariano e Direção de Arte. Prêmio Especial do Júri); Mostra de São Paulo 2024
O que nós achamos: “É um filme bonito sobre pessoas solitárias e suas tentativas nem sempre ortodoxas de encontrar calor no corpo e na companhia do outro”Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Salão de Baile: This is Ballroom
Brasil, 2024
Documentário, 92 minutos
De Juru, Vitã
Exibições: Olhar de Cinema 2024; CPH:DOX 2024: Festival do Rio 2024 (Melhor Montagem e Menção Honrosa)
O que nós achamos: “Uma ode e uma aula”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

A Transformação de Canuto
Brasil, 2023
Documentário, 130 minutos
De: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Com: Álvaro Benitez, Thiny Ramirez, Ariel Kuaray Ortega
Exibições: Festival de Brasília 2023 (Melhor Direção, Fotografia e Roteiro de Temática Afirmativa); Festival de Gramado 2024 (Melhor Filme, Direção, Ator/Fabrício Benitez e Fotografia da Mostra de Longas Gaúchos); Olhar de Cinema 2024; Festival Internacional de Documentários de Amsterdam 2023 (Melhor Filme e Contribuição Artística)
O que nós achamos: “É nessa ausência de uma idealização artificial que o todo se confirma tão atraente, seja pelo inusitado que ostenta, como pela naturalidade com que abraça aquilo não comum, mas absolutamente passível de identificação“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)