Categorias: Artigos

O Artista é o grande vencedor do 69° Golden Globe Awards

Publicado por

golden globes 2012 full winners the descendants and the artist

Confirmando as expectativas, o filme com o maior número de indicações foi também o mais premiado: O Artista, uma produção francesa, preto & branco e silenciosa, teve 50% de aproveitamento, ganhando em 3 das seis estatuetas que disputava: Melhor Filme em Comédia ou Musical, Melhor Ator em Comédia ou Musical (Jean Dujardin) e Melhor Trilha Sonora. Não levou os prêmios de Direção, Roteiro e Atriz Coadjuvante. O último longa a ganhar o Globo de Ouro como Melhor Filme em Comédia ou Musical e levar também o Oscar principal foi Chicago, em 2003, há 10 anos! Neste mesmo período, no entanto, apenas dois vitoriosos como Melhor Filme em Drama levaram o Oscar: O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2004) e Quem quer ser um milionário? (2009). Ou seja, ainda é um pouco cedo para falar em favoritismo.

Equipe do filme "O Artista"

O segundo filme mais premiado deste ano no Globo de Ouro foi Os Descendentes, de Alexander Payne, que ganhou nas categorias de Melhor Filme em Drama (essa a mais prestigiosa) e Melhor Ator em Drama (George Clooney). Este, aliás, foi o único prêmio, dos quatro aos quais Clooney fora indicado, que o galã levou. Os outros três – Filme, Direção e Roteiro – eram por Tudo Pelo Poder, que não ganhou nada. Ryan Gosling, aliás, que concorria como Melhor Ator em Drama por esse filme, e como Melhor Ator em Comédia ou Musical, por Amor a Toda Prova, nem esteve presente à cerimônia de premiação.

Meryl Streep

Entre as outras nove categorias de prêmios de cinema do 69° Golden Globe Awards, houve uma dispersão geral, e nove filmes foram premiados, cada um numa categoria específica. Meryl Streep ganhou seu oitavo Globo de Ouro (recordista absoluta), desta vez como Melhor Atriz em Drama por A Dama de Ferro. A Melhor Atriz em Comédia ou Musical foi Michelle Williams, por Sete Dias com Marilyn. Esse resultado deixa as duas como favoritas ao Oscar, com Viola Davis (Histórias Cruzadas) correndo por fora. Desta obra, a única estatueta conquistada foi a de Atriz Coadjuvante, para Octavia Spencer, que bateu a colega de elenco Jessica Chastain. De qualquer forma, as duas são as frontrunners na disputa pelo Oscar.

George Clooney

Se Jean Dujardin e George Clooney podem ser considerados, após essa premiação, os favoritos ao Oscar, ninguém deve desprezar o poder de Brad Pitt, que por O Homem que Mudou o Jogo (que saiu de mãos abanando, apesar das 4 indicações recebidas), que foi escolhido o Melhor Ator do Ano pela Sociedade Nacional dos Críticos dos EUA. Os três saem na frente, com Michael Fassbender (Shame), Leonardo DiCaprio (J.Edgar) e Michael Shannon (O Abrigo) na disputa pelas duas outras indicações.

Christopher Plummer

Por outro lado, entre os atores coadjuvantes masculinos, ninguém deve ameaçar a vitória do veterano Christopher Plummer, que conquistou mais um reconhecimento por Toda Forma de Amor. E uma vitória merecidíssima, aliás! Assim como foram as premiações de outros três velhos conhecidos: Martin Scorsese, Melhor Diretor por A Invenção de Hugo Cabret, Woody Allen, Melhor Roteiro por Meia-Noite em Paris, e Steven Spielberg, Melhor Longa de Animação por As Aventuras de Tintim. Palmas!

Madonna

O melhor Filme Estrangeiro foi o iraniano A Separação, de Ashgar Farhadi, que já conquistou mais de 30 prêmios internacionais e é o franco favorito ao Oscar. Dos outros quatro indicados, apenas o representante chinês – Flores da Guerra, de Zhang Yimou – foi escolhido por seu país de origem, e por isso é elegível ao Oscar. Por fim, uma surpresa: a maior estrela mundial da música pop, Madonna, bateu os concorrentes Elton John, Mary J. Blige, Chris Cornell e até a atriz Glenn Close (aqui como compositora) e levou como Melhor Canção, por sua “Masterpiece”, do filme W.E. – O Romance do Século, dirigido por ela própria. E Madonna chegou cheia de pompa, respondendo alfinetadas de Sir E. John e brincando com o apresentador Ricky Gervais. Pena que sua música tenha sido considerada inelegível ao Oscar…

 

Confira os premiados em cinema no 69° Golden Globe Awards:

Produtores de "Os Descendentes"

FILME – DRAMA: Os Descendentes, de Alexander Payne

FILME – COMÉDIA OU MUSICAL: O Artista, de Michel Hazanavicius

ATOR – DRAMA: George Clooney, por Os Descendentes

ATOR – COMÉDIA OU MUSICAL: Jean Dujardin, por O Artista

ATRIZ – DRAMA: Meryl Streep, por A Dama de Ferro

ATRIZ – COMÉDIA OU MUSICAL: Michelle Williams, por Sete Dias com Marilyn

ATOR COADJUVANTE: Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor

ATRIZ COADJUVANTE: Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas

DIREÇÃO: Martin Scorsese, por A Invenção de Hugo Cabret

ROTEIRO: Woody Allen, por Meia-Noite em Paris

CANÇÃO: Madonna, Julie Frost e Jimmy Harry, por “Masterpiece”, de W.E. – O Romance do Século

TRILHA SONORA: Ludovic Bource, por O Artista

LONGA DE ANIMAÇÃO: As Aventuras de Tintim, de Steven Spielberg

FILME ESTRANGEIRO: A Separação, de Asghar Farhadi (Irã)

Martin Scorsese

E aqui no Papo de Cinema…

Os seis críticos do Papo de Cinema fizeram um bolão de apostas, e os resultados foram:

ROBLEDO MILANI – 11 / 14, errou em Ator – Drama (votou em Brad Pitt), Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain) e Roteiro (O Homem que Mudou o Jogo)

MATHEUS BONEZ – 9 / 14, errou em Ator – Drama (Michael Fassbender), Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain), Direção (Alexander Payne), Canção (Histórias Cruzadas) e Filme Estrangeiro (Flores da Guerra)

MARCELO MÜLLER – 9 / 14, errou em Roteiro (Os Descendentes), Canção (Histórias Cruzadas), Trilha Sonora (Cavalo de Guerra), Longa de Animação (Rango) e Filme Estrangeiro (Flores da Guerra)

TANIRA LEBEDEFF – 9 / 14, errou em Atriz – Comédia ou Musical (Kristen Wiig), Atriz Coadjuvante (Bérénice Bejo), Direção (Alexander Payne), Roteiro (Tudo pelo Poder) e Filme Estrangeiro (In the Land of Blood and Honey)

WILLIAN SILVEIRA – 8 / 14, errou em Ator Coadjuvante (Albert Brooks), Direção (Alexander Payne), Roteiro (Os Descendentes), Canção (Histórias Cruzadas), Trilha Sonora (A Invenção de Hugo Cabret) e Filme Estrangeiro (A Pele que Habito)

GABRIEL ROCHA – 8 / 14, errou em Ator – Drama (Michael Fassbender), Atriz – Drama (Glenn Close), Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain), Direção (Alexander Payne), Canção (Histórias Cruzadas) e Filme Estrangeiro (Flores da Guerra)

Michelle Williams

Confira a lista completa de premiados do 69° Golden Globe Awards e mais curiosidades no site oficial da The Hollywood Foreign Press Association!

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)