Gian Vittorio Baldi credito fotografico Janete Kriger

Iniciado no mundo da sétima arte por influência do irmão mais velho, então crítico de cinema, o jovem italiano Gian Vittorio Baldi começou escrevendo textos para ajudar este fratello que não conseguia ver todos os lançamentos, e que não dava conta de tantas obras a analisar. Foi assim que se apaixonou pela expressão que lhe proporcionou, posteriormente: trabalhar como ator, agir na vanguarda do pensamento documental italiano, dirigir seus próprios filmes, e ainda trabalhar em colaboração com nomes como Jean-Luc Godard e Pier Paolo Pasolini, entre outros. Gian Vittorio Baldi gosta de se definir como um pesquisador que se ocupa do específico da percepção visual. É, sem dúvida, um dos mais importantes profissionais do cinema italiano.

Gian Vittorio Baldi e Lissandro Stallivieri Credito Marija Krunic 1Sua relevância é celebrada, principalmente, por ter adotado soluções revolucionárias nos campos da produção e da realização. É o primeiro a quem se atribui o uso da captação de áudio direto (junto com a imagem) na Itália, num filme lançado após o término da II Guerra Mundial. É também uma espécie de precursor da cartilha de mandamentos que, mais tarde, se configurou no Dogma 95, manifesto oriundo da Dinamarca, encabeçado por Lars Von Trier.

Seu próximo longa-metragem, O Céu Sobre Mim, é fruto de uma co–produção Brasil/Itália, sendo a parte brasileira representada pela Spaghetti Filmes, de Caxias do Sul. As gravações foram realizadas em Bento Gonçalves e em Torres, respectivamente Serra e Litoral gaúchos, entre maio e junho deste ano. Estão ainda previstas algumas captações adicionais no Chile. Lissandro Stallivieri, um dos produtores executivos do longa e diretor da Spaghetti Filmes, conta: “o primeiro contato com o cineasta italiano ocorreu em 2009, durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Deste encontro seminal surgiu o interesse mútuo em produzir um filme no Sul do Brasil, o que se tornou realidade após algumas conversas em solo brasileiro, e outras tantas na Itália”. Lissandro define O Céu Sobre Mim como um filme de arte, bem distante do modelo hollywoodiano, afinado com as inquietações artísticas que sempre marcaram a carreira de Gian Vittorio Baldi.

Na trama, criada pelo próprio Baldi há seis anos, um astrônomo de origem italiana vive isolado no interior do Brasil. Ao se aproximar do ocaso da vida, faz um balanço existencial, buscando explicaçõesGian Vittorio Baldi Lissandro Stallivieri e Janete Kriger credito fotografico Marija Krunic para seu fracasso com as mulheres e filhos. Também questiona o futuro da humanidade com base no estudo que aponta uma possível colisão entre o asteróide Apóphis e a Terra em 2036. João Cândido Portinari – filho do célebre artista plástico Cândido Portinari – interpreta Gregorio, nesta que será sua estreia nas telas de cinema. Além dele, atuam no filme diversos atores gaúchos, tais como: Guto Basso, Aline Tanaã Tavares e Fernanda Carvalho Leite. A maioria da equipe é formada por profissionais brasileiros.

No momento, O Céu Sobre Mim está em fase de pós-produção, mais precisamente no estágio da montagem, que se desenvolve entre Itália e Inglaterra. A ideia, tanto dos produtores quanto do cineasta, é realizar a première num grande Festival Internacional, provavelmente ainda em 2012. Fique ligado no Papo de Cinema para as novidades de O Céu Sobre Mim.

O Céu Sobre Mim

Ficha Técnica

Gênero: Drama

Idioma: Português

Ano: 2011

Direção e Roteiro: Gian Vittorio Baldi

Direção de Fotografia: Stefano Coletta

Elenco: João Cândido Portinari, Guto Basso, Fernanda Carvalho Leite, Aline Tanaã

Produção Executiva: Lissandro Stallivieri, Janete Kriger, Ângela Martins

Produção: Spaghetti Filmes

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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