Está no cinema e na dúvida de qual ingresso comprar? É só acessar o Papo e conferir o Top Top, nosso especial que está sempre pronto para te ajudar. O artigo, mais uma vez, falará sobre cinema brasileiro. O longa do momento é O Dia Que Te Conheci (2023), que estreou em 26 setembro. Na produção nacional, seguimos Zeca, personagem que não consegue acordar cedo para trabalhar. E como ele é um trabalhador, percorrer a cidade atrasado, torcendo para não chegar depois do horário, pode ser uma aventura e tanto. Depois de receber uma notícia não muito animadora da escola onde é bibliotecário, ele fica sem perspectivas. Isso até conhecer melhor Luísa.
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky
Mas o que esperar da trama? Quais são os envolvidos? Para falar sobre essas e outras questões, resolvemos organizar cinco razões para o nosso leitor conferir O Dia Que Te Conheci. Confira a seguir!
1. O diretor
O responsável por O Dia Que Te Conheci é André Novais Oliveira, cineasta mineiro que está na profissão desde o início dos anos 2010 e que é conhecido por sua personalidade discreta e tímida. Como um dos sócios da Filmes de Plástico, empresa que já teve um longa-metragem indicado para representar o Brasil no Oscar (Marte Um, 2022), André já se tornou uma referência na área. Seus filmes frequentemente contam com a participação da família, como mãe, pai e irmãos. Com filmes como Pouco Mais de um Mês (2013) e Temporada (2018), já foi destaque de festivais como Brasília, Locarno e Cannes.
2. O ator
O protagonista dessa história é Renato Novaes, irmão de André. O artista, aliás, começou sua carreira no cinema a convite do irmão. Sua primeira aparição foi no longa Ela Volta na Quinta (2014), pelo qual foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília. Também se destacou pelos elogiados Arábia (2017), Temporada (2018) e No Coração do Mundo (2019). Em O Dia Que Te Conheci, Renato dá vida a Zeca, protagonista que se conecta com os tempos ansiosos no qual a sociedade enfrenta. Ele está desiludido e medicado. Mas, como bom brasileiro, prefere confrontar as adversidades com bom humor e leveza.
3. A atriz
E quem auxilia Zeca nessa jornada de reencontro é Luísa, colega de trabalho que, aos poucos, vai se tornado um interesse amoroso. A personagem de O Dia Que Te Conheci é vivida por Grace Passô, uma das grandes atrizes de sua geração. De formação teatral, Grace iniciou sua jornada na tela grande no final do anos 2000. Começou a se destacar a partir do drama Elon Não Acredita na Morte (2016), Praça Paris (2017) e Temporada (2018). Destaque de diversos festivais de cinema, como Brasília e Rio, a atriz venceu duas vezes o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.
CONFIRA TAMBÉM
– O Dia Que te Conheci :: Entrevista com Grace Passô, André Novais Oliveira e Renato Novaes (Exclusivo)
4. O enredo
Embora, inicialmente, possa não parecer, O Dia Que Te Conheci é uma comédia romântica. No entanto, a obra passa longe dos estereótipos do cinema hollywoodiano e, muito por isso, foi elogiado pela crítica especializada nas janelas em que foi exibido. A trama possui estilo íntimo e realista. E diferente dos projetos do gênero realizados nos EUA, não segue uma estrutura previsível, com encontros e desencontros repletos de grandes gestos e diálogos de humor rápido. Ao invés disso, os momentos cômicos podem ser encontrados em sequências mais transparentes, sem recorrer a clichês. Além disso, o romance é retratado de forma menos idealizada.
LEIA MAIS
– O Dia Que Te Conheci :: Pôster oficial faz alusão às comédias românticas de Hollywood
5. Os carimbos
Antes de chegar ao público em geral, O Dia Que Te Conheci passou por importantes janelas de exibição. Sua première aconteceu no Festival do Rio 2023, de onde saiu com os troféus de Melhor Atriz para Grace Passô e Prêmio Especial do Júri. Em seguida, o projeto foi condecorado como Melhor Filme pelo Júri da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2023. Fortalecendo ainda mais sua trajetória, o longa teve destaque no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2023), na Mostra de Cinema de Gostoso 2023 e no 38º Mar del Plata International Film Festival (2023).
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
E aí? Se interessou? Pois saiba que O Dia Que Te Conheci está em cartaz em 29 salas de cinema espalhadas pelo Brasil (saiba mais aqui). A seguir, fique com o trailer.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Oscar 2025 :: Qual a influência dos críticos na premiação da Academia de Hollywood? - 7 de janeiro de 2025
- Prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA 2025 :: Nickel Boys é o grande vencedor! - 7 de janeiro de 2025
- Saga :: Universo Homem-Aranha da Sony - 7 de janeiro de 2025
Deixe um comentário