2011 foi um ano bastante especial para a teledramaturgia brasileira e para os seriados americanos que invadiram nossas telinhas com produtos da mais alta qualidade (mas com muita porcaria também). A seguir, um apanhado geral do que merece ser lembrado e o que deve ser esquecido.

fina estampa

Destaques:

 

amorem4 2Amor em 4 atos

O simples fato de ser baseado na obra de Chico Buarque já valeria a lembrança. Cada episódio transpôs pra tela um grande sucesso do cantor com linda fotografia e uma bela direção de Roberto Talma, além de elenco grandioso e competente.

Destaque: Marjorie Estiano no episódio Ela faz cinema

 

Divã20110105 diva mn 007

Sucesso absoluto no teatro por anos, Divã invadiu a televisão e conquistou mais fãs ainda, com elenco enxuto e sob o comando de José Alvarenga (também responsável pelo filme homônimo). As aventuras da dona de casa Mercedes conquistaram o Brasil e prepararam Lília Cabral para o sucesso que estava por vir.

 

tapas e beijosTapas e Beijos

Sem dúvida, o maior acerto da Globo em relação aos seriados. Divertido, bem escrito e perfeitamente interpretado por todo elenco, sem exceções. Obviamente, a química da dupla Fernanda Torres e Andréa Beltrão fizeram a diferença. Tapas e beijos é sucesso de audiência e já tem sua terceira temporada encomendada.

Destaque: A entrada de Fábio Assunção, surpreendendo na comédia.

 

The Walking Deadthe walking dead season 2

A temática “Zumbi”, por si só, já causa calafrios. Não por medo, mas por causa da bela porcaria que poderia vir. Esta série produzida por Frank Darabont provou o contrário, e é hoje um dos maiores sucessos nos EUA, o que fez aumentar o número de episódios de sua segunda e terceira temporadas.

Destaque: O clima real de tensão e medo e as ótimas caracterizações dos zumbis, que poderiam facilmente cair na palhaçada.

 

americaAmerican Horror Story

Casa mal assombrada e espíritos surgindo a todo o momento poderiam também facilmente cair na seara da palhaçada, mas American Horror Story, que leva o aval de Ryan Murphy (Nip/Tuck e Glee) é uma das melhores surpresas do ano. Se The Walking Dead dá medo, aqui não sei nem dizer o que dá: sombrio, macabro, tenso e, ao mesmo tempo, muito dramático. Quem está vivo? Quem está morto? Descubra você também.

Destaque: As participações luxuosas de Jessica Lange e Frances Conroy

 

The Killingkilling

Quem matou Rosie Larsen? Essa é a pergunta que deixou todos os fãs deste seriado doidos logo que foi ao ar a última cena da primeira temporada. Fartamente comparada com Twin Peaks, se passa na chuvosa Seattle, que é um personagem à parte.

Destaques: Mireille Enos e Michele Forbes, esta indicada ao Emmy.

 

lilia cabral estreia na pele da personagem griselda em fina estampa1Fina Estampa

Gostem ou não do novelista Aguinaldo Silva, ele faz de sua última novela o produto de maior audiência da televisão brasileira. Pereirão e Rainha do Nilo viraram bordões na boca do público e, apesar de um texto cheio de altos e baixos, a novela é divertida, envolvente e definitivamente colocou Lília Cabral como nome do primeiro escalão.

Destaques: Marcelo Serrado, Sophie Charlotte, Marcos Pigossi, Dalton Vigh, Eva Wilma.

 

Cordel Encantadocordel

Vai ser bem difícil alguém tirar o título de novela de 2011 de Cordel Encantado. Fotografia diferenciada, direção firme de Amora Mautner e um elenco de primeiríssima. Ninguém levava muita fé na mistura de um reino fictício com o cangaço, mas não é que a dupla mais que festejada Thelma Guedes e Duca Rachid conseguiram levar ao ar essa improvável história? Pois os dois acertaram em cheio e conquistaram homens e mulheres.

 

musicas rebelde recordRebelde

Adaptação de um dos maiores sucessos da Televisa, a Rebelde nacional teve o texto “abrasileirado” pela autora Margareth Boury e conseguiu conquistar o público teen. E, o mais importante, a liga entre os seis atores principais deu certo e a garotada tem lotado os shows deles por todo o país. A novela só não vai melhor no Ibope por consequência das infindáveis trocas de horário.

Destaques: Adriana Garambone, Daniel Erthal, Lana Rodes e Eduardo Pires.

 

O Astroelenco o astro

Em minha opinião, foi o maior acerto de 2011. Com o intuito de barrar a concorrência, a Globo revirou o baú e fez uma brilhante adaptação desta obra de Janete Clair pelas mãos de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Um dos textos mais bem escritos dos últimos tempos e um elenco de fazer inveja.

Destaques: Regina Duarte, Rodrigo Lombardi, Carolina Ferraz, Thiago Fragoso, Alinne Moraes, Marco Ricca, Rosamaria Murtinho e Fernanda Rodrigues.

 

E ainda:

a vida da gente
A Vida da Gente

– Glória Pires, Gabriel Braga Nunnes, Herson Capri e Deborah Secco que fizeram a festa na Instável Insensato Coração.

– O lançamento da novelista Lícia Manzo, o fato de A vida da gente se passar fora do eixo RIO-SP e o competente trio de protagonistas Marjorie Estiano, Rafel Cardoso e Fernanda Vasconcellos.

– Beth Goulart, Denise Del Vechio e Thaís Fersoza mostrando que se podem fazer bons papéis fora da Rede Globo, todas estão na fraca Vidas em Jogo.

 

Deslizes:

batendo ponto
Batendo o Ponto

Batendo o ponto, seriado com Ingrid Guimarães;

Morde e Assopra, que apesar do sucesso de audiência e do tão falado trabalho de Cássia Kiss, foi uma das novelas mais bobas dos últimos tempos;

Amor e revolução, novela do SBT que apostou no importante tema da ditadura, mas carregou nas tintas, foi didática demais e reuniu um dos elencos mais fracos de todos os tempos;

Vidas em jogo, da Record, tem momentos e atuações isoladas boas, mas no seu geral tem uma história cheia de furos, situações repetitivas e elenco fraco.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é formado em turismo e hotelaria. É, também, um simples apaixonado e viciado em teatro. Escrever sobre uma coisa que me faz tão feliz é um prazer. Welcome to my life!
avatar

Últimos artigos deFábio Morales (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *