INDICADOS
- Valente (Brave, de Mark Andrews e Brenda Chapman)
- Frankenweenie (Frankenweenie, de Tim Burton)
- ParaNorman (ParaNorman, de Chris Butler e Sam Fell)
- Piratas pirados (The Pirates! In an Adventure with Scientists!, de Peter Lord e Jeff Newitt)
- Detona Ralph (Wreck-It Ralph, de Rich Moore)
A categoria de Melhor Animação este ano pode não ser imprevisível, mas não há nenhuma carta marcada. O favorito até o momento é Detona Ralph, da Disney, que recebeu cinco estatuetas do Annie Awards (Filme, Direção, Dublagem, Música e Roteiro), principal prêmio destinado à produção em animações, além do National Board of Review. Seu colega de estúdio, Frankenweenie, pode surpreender, mas até agora só ganhou prêmios entre os círculos da crítica norte-americana (Nova York, Los Angeles, Kansas, Boston e Florida), o que não é exatamente um grande termômetro para o Oscar. Sua bilheteria também não ajudou muito, mas o fato de ser uma produção de Tim Burton pode contar a favor. A Pixar, que até dois anos atrás era sinônimo de qualidade inquestionável, apresentou o fraco Valente em 2012. O filme pode até ter ganhado o Globo de Ouro e o BAFTA na categoria, mas as chances de um Oscar são menos prováveis. Correndo por fora, estão o independente ParaNorman, com onze prêmios da crítica, e a animação em stop motion Piratas Pirados, que tem na direção o produtor do oscarizado Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (2005).
Favorito: Detona Ralph
A era dos videogames finalmente chegou com louvor na história das animações. O roteiro pode até parecer simples, mas as gags divertidíssimas, as referências a jogos clássicos e personagens fenomenais como Ralph, Vanellope e Felix dão o tom e o aval para que esta animação leve o prêmio para casa.
Torcida: Frankenweenie
Recriar um curta-metragem do início da carreira e entregar uma bela e excêntrica animação sobre o amor de um garoto ao seu cachorro foi um feito e tanto para Tim Burton, que parecia ter perdido a mãos em seus últimos filmes. Uma pena que o público não tenha comprado muito a ideia, a bilheteria tenha sido baixa e a Academia pode não perdoar esta falta de pré-requisitos.
Azarão: Piratas Pirados
O humor britânico parece se encaixar perfeitamente nesta fábula em stop motion em que os piratas do título são personagens incríveis em suas esquisitices. O árduo trabalho de construir e dirigir uma animação apenas com “bonecos de massinha” pode sensibilizar a Academia.
Esquecido: A Origem dos Guardiões
Esta belíssima animação da Dreamworks sobre as lendas da infância merecia, no mínimo, ter sido indicada. Uma bela história sobre a crença das crianças no Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada do Dente e até o Bicho Papão que emociona adultos e diverte os pequenos com um roteiro inteligente, sensível e, ainda por cima, com um dos melhores efeitos em 3D dos últimos tempos. Pena que ficou de fora.
As análises dos indicados nas demais categorias você confere no Especial Oscar 2013!
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