INDICADOS:
- Adam and Dog, Minkyu Lee
- Fresh Guacamole, PES
- Head over Heels, Timothy Reckart e Fodhla Cronin O’Reilly
- The Longest Daycare, David Silverman
- Paperman, John Kahrs
Quem acompanha o Oscar há um bom tempo sabe que algumas categorias são virtualmente impossíveis de acompanhar. Como conferir os indicados a Melhor Curta-Metragem em Live Action? Curta em Animação? Ou Documentário em curta? Tarefa ingrata, visto que grande parte dos títulos acaba não chegando ao Brasil. Com o advento da internet, no entanto, uma destas tão difíceis categorias passou a ser menos impossível de se conferir. Muitos dos curtas indicados ao Oscar deste ano estão no YouTube. E, no caso de The Longest Daycare, que não se encontra na rede, quem conferiu nos cinemas A Era do Gelo 4 (2012) pode conferi-lo antes da sessão principal – assim como Paperman, que veio junto das cópias de Detona Ralph (2012). Algo que une estas belas cinco produções é o fato de nenhuma contar com diálogos. Passando mensagens universais através das imagens e das atitudes dos personagens, os cinco concorrentes são igualmente fortes, dificultando qualquer previsão.
Boa parte dos curtas lembrados pela Academia já venceu outros importantes prêmios. É o caso de Head Over Heels, que recebeu os maiores louros do Anima Mundi 2012 – além de ter concorrido na mostra do Festival de Cannes. Temos ainda dois vencedores do Annie Awards, o Oscar da Animação: o vencedor de 2012 (Adam and Dog) e o de 2013 (Paperman). Isso, sem dúvida, deixam menores as chances de êxito de Maggie Simpson e seu The Longest Daycare e o delicioso Fresh Guacamole (divertido e criativo curta em stop motion que brinca com a textura de objetos em uma amalucada receita).
Favorito: Além do visual acachapante, Adam and Dog traz em apenas 15 minutos uma fábula emocionante, mostrando o nascimento da amizade entre o homem e o cão. O Adam do título é Adão (aquele da Eva, sabe?). Observamos o primeiro encontro entre homem e cão, a amizade que logo se apresenta, as desavenças posteriores e o final belíssimo, mostrando a fidelidade canina como tão bem conhecemos.
Forte Concorrente: Mostrando de forma singela a separação entre um casal de muitos anos, Head Over Heels tem tudo para estragar a festa de Adão e seu Cachorro. De forma lírica, construindo uma alegoria interessante sobre o distanciamento que acaba com relacionamentos, o curta pode conquistar os votantes mais idosos – e por isso, ganha aqui uma menção especial.
Torcida: Disney tem tradição quando os assuntos são do coração. E Paperman não foge disso. Ambientado no passado – entre os anos 40 e 50 do século passado, provavelmente – o curta foca no encontro fortuito entre um homem e uma mulher e as desventuras que acontecem para que este sujeito consiga a atenção da moça, posteriormente. A magia Disney aparece lá no meio, quando os papéis ganham vida e acabam por ajudar o rapaz na tarefa. Bonito e muito bem realizado, é um filme redondinho que mereceu o prêmio no Annie Awards e que pode repetir o feito na festa do Oscar.
Azarão: Fresh Guacamole é rápido, curto e extremamente divertido. Continuação do igualmente criativo Western Spaghetti, o pequeno filme cativa pela inventividade em transformar os objetos mais comuns em uma colorida refeição mexicana.
As análises dos indicados nas demais categorias você confere no Especial Oscar 2013!
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo. é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.