Categorias: ArtigosOscar 2013

Oscar 2013: Melhor Fotografia

Publicado por
Matheus Bonez

fotografia

INDICADOS:

 

O público em geral tem uma idéia equivocada do que é a fotografia de um filme, especialmente num longa-metragem. O consenso é que são apenas belas imagens, normalmente atreladas às paisagens exóticas e afins. Obviamente isto faz parte. Porém, este trabalho é muito mais complexo e seu conjunto é avaliado, entre outros motivos, pelo enquadramento de atores e cenários, uma boa iluminação, o destaque para uma cor em detrimento da outra para uma determinada ação, o contraste, etc.

A premiação mais importante neste segmento é a da American Society of Cinematographers, que neste ano consagrou o excelente trabalho de Roger Deakins em 007 – Operação Skyfall, que ainda foi indicado ao BAFTA, ao Broadcast Film Critics Association Awards, levou o prêmio dos críticos de Ohio, Florida, Los Angeles, ficou em segundo lugar pela Sociedade Nacional de Críticos dos EUA e foi indicado também para mais seis prêmios da crítica de outros estados americanos. Ainda assim, quem deve levar o Oscar é a fotografia em 3D de Claudio Miranda por As Aventuras de Pi, que foi indicada também à American Society of Cinematographers, ganhou o BAFTA, o Broadcast Film Critics Association Awards e outros sete prêmios da crítica norte-americana, além de ter sido lembrada por outras seis associações (inclusive a de Londres).

Os outros concorrentes são azarões. Janusz Kaminski não levou nada por Lincoln, assim como Seamus McGarvey por Anna Karenina. Quem pode estragar a festa aqui é Robert Richardson por Django Livre, que já levou no ano passado por A Invenção de Hugo Cabret (2011) e tem outros dois Oscar no currículo, além de mais quatro indicações na festa da Academia. Porém, seu trabalho só foi reconhecido também, sem ter ganhado, pelos críticos de San Diego.

 

Favorito: As Aventuras de Pi

É tudo tão belo no trabalho do chileno Claudio Miranda (indicado antes apenas uma vez, por O Curioso Caso de Benjamin Button, 2008) que fica difícil imaginar alguma competição nesta categoria. Ainda assim, mesmo com este magnífico visual, talvez o 3D (eu sei, é difícil acreditar) possa ser um empecilho para os votantes da Academia, que preferem algo mais realista e concreto. Porém, se as previsões estiverem corretas, será um prêmio mais do que merecido.

 

Torcida: As Aventuras de Pi

Porque é o que há.

 

Forte Concorrente: 007 – Operação Skyfall

Roger Deakins já foi indicado onze vezes e nunca levou o Oscar para casa. Como é a vez de comemorar os 50 anos da franquia de James Bond, talvez o corpo de votantes leve este aspecto também em consideração na hora de assinalar seu favorito. Injusto não seria, pois a fotografia de 007 – Operação Skyfall é uma das melhores do ano e preenche todos os quesitos para ser consagrada.

 

Azarão: Django Livre

A fotografia de Robert Richardson para o mais novo filme de Quentin Tarantino não apresenta nada de muito diferente em relação aos outros filmes do cineasta. Foi uma surpresa sua indicação, por sinal. Ainda assim, é um belo trabalho e que pode surpreender. Seria um feito e tanto, já que não foi lembrado em quase nenhuma outra premiação.

 

Esquecido: O Mestre

São tantas as categorias nas quais o denso filme de Paul Thomas Anderson foi esquecido que não foi nenhuma surpresa ter sido deixado de lado por aqui também. O mais incrível é que a fotografia de Mihai Malaimare Jr. ganhou prêmios de críticos de quatro estados, ficou em segundo lugar em outros dois e ainda foi lembrada por mais cinco associações. Imperdoável.

 

A análise dos indicados nas demais categorias você confere no Especial Oscar 2013!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.

Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)