- Dario Marianelli, por Anna Karenina
- Alexandre Desplat, por Argo
- Mychael Danna, por As Aventuras de Pi
- John Williams, por Lincoln
- Thomas Newman, por 007 – Operação Skyfall
Num ano de vários recordes, há também espaço para lutas de Davi e Golias em algumas categorias do Oscar. O favorito Mychael Danna, por As Aventuras de Pi, é novato na premiação, mas ganhou o Globo de Ouro, o Motion Picture Sound Editors e o prêmio do críticos de Las Vegas. Ainda por cima, concorreu ao BAFTA, ao Broadcast Film Critics Association e foi lembrado pela crítica de San Diego e de Phoenix. Um de seus grandes adversários e que sempre mete medo nos concorrentes é o onipresente John Williams, que já foi indicado quase 50 vezes (!!!) e ganhou cinco vezes. Neste ano ele levou apenas o Broadcast Film Critics Association Awards por Lincoln e concorreu ao BAFTA e aos prêmios da crítica de Washington e Phoenix, além do Globo de Ouro. Há também Alexandre Desplat, que concorre por Argo, mas só levou o Satellite Awards, apesar de ter sido lembrado pela maioria das premiações já citadas. Porém, sua presença em mais de cinco trilhas no mesmo ano e o fato de concorrer pelo favorito a Melhor Filme pode elevar seu status. Corre por fora o parceiro usual de Joe Wright, Dario Marianelli, por Anna Karenina. Mas este já levou o Oscar para casa muito recentemente por Desejo e Reparação, em 2008. Ao seu lado está Thomas Newman, por 007 – Operação Skyfall, que já foi indicado onze vezes ao prêmio da Academia, sem nunca ter sido premiado. Ao seu lado, consta sua vitória no BAFTA e as indicações ao Motion Picture Sound Editors e aos críticos de Phoenix.
Favorito: As Aventuras de Pi
Além de ter ganho alguns dos prêmios mais importantes do ano e de ter sido lembrada praticamente por todas as outras premiações, a composição de Mychael Danna para a viagem de Pi e Richard Parker é linda e conduz o filme quase como um personagem. O filme não teria sido tão belo caso não houvesse esta trilha primorosa. Além disso, é uma forma da Academia também dar seus famosos “prêmios de consolação”, já que As Aventuras de Pi parece não ter muitas chance nas categorias, digamos, ‘mais importantes’ perante o público.
Torcida: As Aventuras de Pi
Por tudo que já foi dito. Merece demais.
Forte Concorrente: Lincoln
John Williams é hours concours no Oscar, pois concorre praticamente desde que a premiação existe. Sua primeira indicação foi em 1968 – mais de 40 anos atrás! – por O Vale das Bonecas! Ainda que a trilha de Lincoln seja “mais do mesmo”, é o típico concorrente pelo qual a Academia tem o maior respeito. E mesmo com tantas indicações, faz um bom tempo que ele não ganha (sua última – e quinta – vitória foi em 1994, por A Lista de Schindler).
Pode surpreender: Argo
Alexandre Desplat pode não ter levado nenhum grande prêmio, mas está indicado pelo longa que deve levar a estatueta de Melhor Filme. Como Argo não tem chances na categoria de direção (sempre bom lembrar – shame on you, Academia), nem nas de atuações, e geralmente a melhor produção sai também com o maior número de prêmios para casa, sua trilha sonora (que também não é nenhuma obra-prima) acaba ganhando pontos e pode roubar a cena ao lado de outros prêmios potenciais para o longa de Ben Affleck (como Edição e Roteiro Adaptado). Sem falar que seria uma estatueta de compensação para o próprio Desplat, que teve ignoradas pela Academia composições muitos melhores no ano que passou em Moonrise Kingdom, A Origem dos Guardiões e A Hora Mais Escura.
Azarão: 007 – Operação Skyfall
Não dá pra entender porque a trilha do último James Bond está aqui. Não há absolutamente nada de novo ou diferente do que tenha sido ouvido nos outros filmes da franquia. Deve ter sido o efeito “comemoração de 50 anos de 007”. Se levar, vai ser por isso. Ah, e porque a Adele vai ganhar Melhor Música. E só.
Esquecido: Moonrise Kingdom
Poderia citar aqui algumas falhas como a falta das trilhas de O Mestre e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que são essenciais para dar os devidos tons às suas respectivas histórias. Porém, como já dito anteriormente, Alexandre Desplat (indicado por Argo) realizou outras trilhas sensacionais em 2012, com destaque para Moonrise Kingdom. Não só pela música em si, mas porque conciliar o estranho (no extremo bom sentido) roteiro de Wes Anderson com uma trilha que o realce não é tarefa para qualquer um. Coisa que o compositor consegue com muitos louros. Realmente falta justiça nesse mundo.
As análises dos indicados nas demais categorias você confere no Especial Oscar 2013!
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