INDICADAS:
- “Alone Yet Not Alone”, de Alone Yet Not Alone (Música: Bruce Broughton; Letra: Dennis Spiegel) – DESCLASSIFICADA
- “Happy”, de Meu Malvado Favorito 2 (Música e Letra: Pharrell Williams)
- “Let It Go”, de Frozen: Uma Aventura Congelante (Música e Letra: Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez)
- “The Moon Song”, de Ela (Música: Karen O; Letra: Karen O e Spike Jonze)
- “Ordinary Love”, de Mandela (Música: Paul Hewson, Dave Evans, Adam Clayton e Larry Mullen; Letra: Paul Hewson)
A competição este ano está pendendo para a Disney levar a estatueta para casa por “Let It Go“, de Frozen: Uma Aventura Congelante. Além da animação ser um sucesso de público e crítica, sua trilha sonora não está atrás, sendo uma das mais vendidas dos últimos anos. Junte a estes fatos seus prêmios de Melhor Canção no Critics Choice e pela crítica de Phoenix, suas indicações ao Globo de Ouro, ao Annie Awards (o “Oscar” da animação) e ao Satellite Awards (mais conhecido como o “primo pobre” do Globo de Ouro). Quem pode estragar a festa dos estúdios do Mickey é o U2 com sua “Ordinary Love“, tema de Mandela. A canção levou para casa o Globo de Ouro e o Capri Hollywood e ainda foi lembrada no Critics Choice. O que a desfavorece é o pouco apelo que o filme teve, tanto com o público quanto com a crítica. A divertida “Happy“, de Meu Malvado Favorito 2, do músico Pharrell Williams (o mesmo que ganhou o Grammy na parceria com a dupla Daft Punk pelo sucesso “Get Lucky“) foi indicada ao Annie, ao Black Reel Awards, ao Critics Choice e ao Satellite, mas deve passar batida, mesmo com o buzz em cima de seu compositor. A bela “The Moon Song“, de Ela, foi lembrada apenas no Oscar, mas por conta das outras quatro indicações que teve (inclusive para Melhor Filme), pode ganhar adeptos entre os votantes e surpreender. O “estranho no ninho” é “Alone Yet Not Alone”, música tema do filme homônimo, uma produção pouco vista e que sua única indicação é esta do Oscar.
[ATUALIZAÇÃO] Na noite do dia 29 de janeiro de 2014 a música “Alone Yet Not Alone” realmente se comprovou uma “estranha no ninho” e foi desclassificada do Oscar. Segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a canção foi retirada da competição pois um de seus autores, Bruce Broughton, teria usado sua posição como ex-chefe e atual membro do comitê executivo do departamento musical da Academia para influenciar os colegas. Fazer propaganda de um filme não é considerada uma infração, mas os membros da Academia avaliaram que a atitude de Broughton não foi ética. O próprio compositor admitiu que enviou e-mails aos colegas chamando atenção sobre a música, já que o filme não teve muita repercussão. Em tempo: nenhuma outra canção substituirá “Alone Yet Not Alone”, restando apenas as quatro remanescentes.
Favorita: “Let It Go“. O ano parece ser o da Disney no que tange a animações. O filme, um dos mais belos e bem produzidos dos estúdios nos últimos anos, tem também uma das melhores trilhas de suas produções. A canção ganha ainda mais força por se encaixar totalmente no contexto de Frozen, de uma profundidade que mostra todas as dúvidas e medos da personagem principal, a Rainha das Neves Elsa. Seja na voz de Idina Menzel (durante o longa) ou de Demi Lovato (no single), a música já nasce vencedora por trazer os estúdios do Mickey de volta à era clássica: onde as canções norteiam a história tanto quanto seus personagens.
Torcida: “Ordinary Love”. Eu poderia usar um simples argumento: U2. Só isso já diz muito. Mas não. Que banda melhor para retratar musicalmente um filme político (mesmo com o amor como plano principal) do que o quarteto irlandês, especialmente Bono Vox? A música mescla amor com direitos humanos de uma forma simples, mas inesquecível. E por ser tão assim, simples e profunda na mesma medida, poderia levar o prêmio pra casa. Quem sabe?
Azarão: “The Moon Song“. A belíssima canção de Karen O (escrita em parceria com Spike Jonze, diretor e roteirista do filme) se encaixa não apenas no contexto da romântica e inovadora relação entre Theodore (Joaquin Phoenix) e o sistema operacional Samantha (voz de Scarlet Johansson), mas também em qualquer relação que encontra dificuldades quanto ao aspecto físico, presencial. Se a Academia resolver premiar esta música, será uma ode aos apaixonados.
Esquecida: Poderia citar aqui “Atlas“, interpretada por Coldplay e trilha de Jogos Vorazes: Em Chamas, ou ainda “Please Mr. Kennedy“, de Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum. Porém, a ausência mais marcante no Oscar deste ano é a da hypada Lana Del Rey com “Young and Beautiful“, tema de O Grande Gatsby. Talvez o fato da canção ter sido escrita, originalmente, para um próximo álbum da cantora, e não para o filme, possa ter influenciado na decisão final. Ainda assim, é a legítima música com cara de indicada e, principalmente, vencedora do Oscar. Realmente, fez falta.
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As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo. é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.