Categorias: ArtigosOscar 2015

Oscar 2015 :: Melhores Efeitos Visuais

Publicado por
Rodrigo de Oliveira

INDICADOS  


Os heróis dão a tônica nesta categoria de efeitos visuais do Oscar. Não poderia ser diferente, visto que os grandes poderes apresentados por estas figuras fantásticas são realmente impressionantes e devem ser assim na telona do cinema. Curiosamente, é a primeira vez que um filme dos X-Men aparece na festa da Academia. Já foram oito produções com os mutantes e o reconhecimento veio apenas agora. Na equipe indicada, formada por Richard Stammers, Lou Pecora, Tim Crosbie e Cameron Waldbauer, apenas o primeiro já havia sido lembrado anteriormente pelos membros do Oscar, indicado pelos efeitos de Prometheus (2012). No time do Capitão América 2 a história é diferente. Não temos vencedores de Oscar, mas todos já indicados. Russell Earl, por exemplo, tem outras duas nominações no currículo, por Star Trek (2009) e Transformers (2007). Bryan Grill apareceu na festa pelo seu trabalho em Além da Vida (2010) e Daniel Sudick é o campeão de indicações do trio, com sete: Homem de Ferro 3 (2013), Os Vingadores (2012), Homem de Ferro 2 (2010), Homem de Ferro (2008), Guerra dos Mundos (2005) e Mestre dos Mares (2003). Para fechar a seara dos heróis, a surpresa do ano nas bilheterias, os divertidos Guardiões da Galáxia, tem no seu quarteto apenas um profissional que já participou da cerimônia do Oscar: Nicholas Aithadi, por Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010). Os demais (Stephane Ceretti, Jonathan Fawkner e Paul Corbould) vestirão suas roupas de gala pela primeira vez no tapete vermelho da Academia.

Existem na lista profissionais que já levaram a estatueta para casa. É o caso de Joe Letteri, que está no time responsável pelos efeitos de Planeta dos Macacos: O Confronto. Além de ter sido indicado outras quatro oportunidades, este é um dos profissionais mais premiados do Oscar 2015, com quatro prêmios na estante: O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), O Retorno do Rei (2003), King Kong (2005) e Avatar (2009). Isso sem contar o prêmio especial que recebeu pelo épico da Terra Média dirigido por Peter Jackson. Em sua equipe, estão nomes que também já participaram da cerimônia, como Dan Lemmon e Daniel Barrett por Planeta dos Macacos: A Origem (2011). Apenas Erik Winquist é estreante. E, finalmente, temos o arrebatador Interestelar, de Christopher Nolan, que tem em sua equipe a dupla responsável pelos oscarizados efeitos de A Origem (2010), Paul J. Franklin e Andrew Lockley. Além do duo, fecham o quarteto os novatos na festa Ian Hunter e Scott R. Fisher. E que vença o melhor!

 

FAVORITO: Interestelar

É bem verdade que a epopeia cósmica de Christopher Nolan, Interestelar, não chamou a atenção dos votantes nas categorias principais. O filme realmente dividiu opiniões e só corroborou o ranço da Academia para os trabalhos do diretor britânico. De qualquer forma, o apuro técnico da ficção científica é inegável e não será ignorado pelos membros do Oscar. Os efeitos podem não ser tão fantásticos quanto A Origem e seu mundo dos sonhos, mas ainda impressionam pelo escopo. Aquela grande onda que quase elimina os heróis do longa em meio ao segundo ato é, certamente, uma das cenas mais surpreendentes do ano.

 

Pela diversão proporcionada pelos heróis da Marvel e por uma saudável homenagem/apropriação de um climão Star WarsGuardiões da Galáxia conquistou boa parte da audiência que conferiu as aventuras de Starlord e companhia. Caso vencesse o Oscar, seria o primeiro prêmio da Academia para um filme dos estúdios Marvel e seria, no mínimo, irônico que os heróis menos conhecidos do universo cinematográfico de Homem de Ferro, Hulk e Thor dessem esta honraria ao estúdio.

 

Seria surpreendente caso X-Men: Dias de um Futuro Esquecido levasse para casa o Oscar, tendo sido o primeiro da franquia a ser lembrado pela Academia. Por isso ele é o legítimo azarão, correndo por fora. É lógico que se o filme vencesse, não seria sem méritos. Só a cena envolvendo Mercúrio e sua correria em slow motion já valeria a lembrança.

 

E ainda bem! Desde que foi lançada a franquia comandada por Michael Bay, sempre os filmes dos autobots davam um jeito de aparecer na festa por causa de seus efeitos. Desta vez, felizmente, os votantes resolveram deixar de lado a franquia milionária e deram um bom chá de banco para os robôs da Hasbro. Quem agradece é aquele público que corre atrás para ver todos os filmes indicados ao Oscar e que não vai precisar assistir a este exemplar.

 

Confira todos os indicados e as chances de vitória de cada um no nosso Especial Oscar 2015

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)