INDICADOS
Um das principais categorias do Oscar 2015 também é uma das disputas mais acirradas do ano: Melhor Diretor. Dos cinco concorrentes, dois são fortes candidatos, brigando taco a taco pela estatueta dourada. Alejandro Gonzáles Iñárritu briga pela estatueta com Richard Linklater da mesma forma que seus filmes, Birdman e Boyhood, disputam o principal prêmio da noite. O cineasta mexicano responsável pelo excepcional Birdman já foi indicado anteriormente por Babel (2006), tanto como diretor quanto como produtor. Desta vez, além destas duas indicações, ele concorre como roteirista. Por falar em roteiro, Linklater só havia sido lembrado pela Academia anteriormente no papel de roteirista, nos filmes Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia Noite (2013). Neste ano, ele finalmente aparece como diretor pelo seu trabalho de 12 anos comandando Boyhood.
Outro cineasta que só havia sido indicado como roteirista, Wes Anderson, figura na lista dos melhores diretores pelo seu trabalho em O Grande Hotel Budapeste. As indicações de Anderson como roteirista foram por Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e Moonrise Kingdom (2013). Lembrando que ele teve O Fantástico Sr. Raposo (2009) lembrado como Melhor Animação, mas não levou o prêmio. Queridinho da Academia, Bennett Miller apareceu na festa em cada um dos filmes que comandou. Foi indicado por Capote (2005) – e o filme apareceu na categoria principal. Em 2012, não foi lembrado como diretor, mas o seu O Homem que Mudou o Jogo (2011) esteve novamente indicado como Melhor Filme. Desta vez, com Foxcatcher, Miller inverteu o jogo. Está como Melhor Diretor, mas o longa-metragem não recebeu indicação ao principal Oscar da Noite. Para fechar a lista dos cinco, o norueguês Morten Tyldum é o único que nunca havia aparecido na festa e sua indicação é daquelas que servem como prêmio.
Na corrida para o Oscar de Melhor Diretor, Alejandro Gonzáles Iñárritu parece que saiu atrasado na largada, mas acabou ganhando força durante a maratona e ultrapassa Linklater – até agora o principal postulante ao prêmio – para colocar suas mãos na estatueta dourada. Pesa para o seu lado os louros no DGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores. Claro que o diretor de Boyhood continua sendo um nome forte e não seria surpresa alguma ele levar o Oscar.
Sempre existe a possibilidade de uma acirrada briga entre dois fortes nomes acabar levando um terceiro, correndo por fora, a vencer o prêmio. E Wes Anderson pode ser beneficiado por esta disputa tão pau a pau entre Iñárritu e Linklater, sagrando-se melhor diretor. As chances são pequenas, mas são melhores do que as de Bennett Miller, por exemplo. Na história da Academia, NUNCA um diretor levou o prêmio sem que o seu filme tenha sido ao menos indicado ao principal Oscar da noite.
Bennett Miller ou Morten Tyldum poderiam muito bem dar o seu lugar para Ava DuVernay por seu forte trabalho em Selma. A indicação da cineasta seria histórica, sendo a primeira diretora negra a ser lembrada pela Academia nesta categoria. Como o filme a respeito de Martin Luther King foi praticamente ignorado pelos votantes deste ano, não sobrou lugar para uma diretora impetuosa, que colocou na tela uma revoltante e verdadeira história.
Confira a lista completa de indicados e as chances de cada um no nosso Especial Oscar 2015