Por muito tempo, a categoria de Melhor Documentário era uma verdadeira incógnita para o público brasileiro. Os títulos raramente chegavam aos cinemas – antes ou depois da festa da Academia – o que impossibilitava uma fruição melhor desta categoria. Felizmente, os tempos são outros e é bem mais fácil encontrar os títulos indicados. Um deles, inclusive, está em streaming no país, via Netflix. Produção original da locadora virtual, Virunga é o segundo documentário indicado ao Oscar proveniente do site. Ano passado, A Praça Tahrir havia sido lembrado, ainda que não tenha levado o prêmio. Com direção de Orlando von Einsiedel, Virunga coloca o espectador no Congo, onde um grupo de pessoas tenta salvar os últimos gorilas das montanhas em meio a crise daquele país. Outra produção indicada e que também se encontra em streaming, mas nos Estados Unidos, via Amazon, é Last Days in Vietnam, filme que – como o título pressupõe – faz um panorama a respeito dos últimos dias da guerra naquele país, mostrando o dilema ético dos soldados norte-americanos ao final do combate. A direção é de Rory Kennedy, premiada cineasta do doc American Hollow (1999).
Curiosamente, dois documentários a respeito de fotógrafos foram indicados neste ano na categoria. A Fotografia Oculta de Vivian Maier, dirigido pelos estreantes John Maloof e Charlie Siskel, é uma destas produções. O filme resgata a figura da personagem título, uma babá que tirava centenas de fotos no seu tempo livre. Maloof foi quem descobriu o talento da finada fotógrafa amadora quando comprou seus negativos em um leilão. Concorrendo com este achado está O Sal da Terra, que captura o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Produção entre Brasil, França e Itália, o longa é dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do retratado. Esta é a terceira indicação de Wenders ao prêmio da Academia, todas na categoria documentário. As demais foram por Pina (2011) e Buena Vista Social Club (1999).
Fechando os cinco indicados está CitizenFour, dirigido por Laura Poitras, já lembrada anteriormente pela Academia pelo episódio da série P.O.V., My Country, My Country (2007). Neste seu novo filme, Poitras foi até Hong Kong conversar com uma figura misteriosa, que enviava e-mails para ela sob o pseudônimo Citizenfour. Este sujeito era ninguém mais, ninguém menos que o polêmico Edward Snowden. Cinco filmes, cinco histórias curiosas, mas apenas um vencedor. Quem será que leva o Oscar pra casa na categoria Melhor Documentário?
O longa chega cercado de expectativa e um bom momentum de premiação. Como Life Itself, documentário a respeito do crítico de cinema Roger Ebert, acabou ficando de fora da corrida – e era dado como certo e potencial vencedor – as fichas ficam em cima do filme sobre Snowden. Joga a favor do longa-metragem a temática polêmica, dada a natureza da história do ex-membro da NSA que revelou ao mundo os segredos da vigilância dos Estados Unidos.
Por diversos motivos. Não apenas por ser um pedacinho do Brasil no Oscar, a torcida vai para o documentário por mostrar o trabalho de um dos fotógrafos mais interessantes da atualidade, Sebastião Salgado. Ele foi alvo de outra produção recente, Revelando Sebastião Salgado (2014), de Betse de Paula, e agora tem em uma realização co-produzida por três países a oportunidade de ver sua história espalhada por outros locais. Não bastasse isso, já está mais do que na hora de Wim Wenders levar seu primeiro Oscar.
O longa tem a faca e o queijo na mão para fazer história. Seria o primeiro filme produzido pelo Netflix a vencer uma categoria do Oscar – fato que quase aconteceu em 2014, quando A Praça Tahrir foi indicado. Corre por fora e pode surpreender na noite da festa da Academia.
O filme foi surpreendentemente esnobado pelos votantes da Academia. Tido como certo, o longa-metragem contava a história do crítico de cinema Roger Ebert, um exemplo de profissional no meio. Talvez alguns votantes tenham recebido duras resenhas no passado e se ressentiram na hora de votar nesta homenagem ao escriba. O longa acabou vencendo o prêmio do Sindicato dos Produtores em sua categoria, o que só deixa ainda mais estranha a ausência deste documentário no Oscar.
Confira todos os indicados e as chances de vitória de cada um no nosso Especial Oscar 2015