20180206 oscar melhor montagem papo de cinema

É engraçado notar o quanto a montagem é uma das peças-chave de um filme e, ao mesmo tempo, que a técnica não recebe a devida importância na maior parte das premiações. Não adianta uma direção concisa e um roteiro eficiente se os dois não estiverem em sintonia com as imagens, o tempo de tela e a cronometragem das cenas. Ao menos no Oscar os montadores são bem lembrados. E não se engane. Muitas vezes, o prêmio desta categoria dá bons indícios de quem será o grande laureado da noite – ainda que nos últimos anos os premiados tenham batido longe dos vencedores de Melhor FIlme. No dia 26 de janeiro foi realizada a cerimônia do Eddie Awards, organizada pela American Cinema Editors, ou seja, o que poderíamos chamar de Sindicato dos Montadores de Hollywood. É o termômetro mais confiável para saber quem pode levar o ouro para casa. Neste ano, dois dos vencedores, um dramático e outro de comédia, estão entre os indicados. Será que a decisão final vai ser entre os dois ou terá algum azarão pelo caminho? Confira as chances de cada indicado!

 

Indicados

20180131 melhor montagem papo de cinema

 

20180206 dunkirk papo de cinemaFAVORITO: Dunkirk (Lee Smith)
Lee Smith é um dos veteranos da categoria. Já foi indicado em outras duas vezes, por Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), mas ainda não ganhou o prêmio. Será que desta vez vai? Indícios não faltam para isso. Ele já recebeu praticamente mais da metade dos prêmios da crítica pelo trabalho no filme de Christopher Nolan. O principal: foi o grande vencedor de Montagem em Drama no Eddie Awards. Além de tudo, Dunkirk é um dos filmes com mais indicações neste ano – a maior parte nas categorias técnicas. Seria uma forma – bem justa, diga-se – de reverenciar a bela realização de Smith.

 

20180206 em ritmo de fuga papo de cinemaINIMIGO Nº 1: Em Ritmo de Fuga (Jonathan Amos e Paul Machliss)
Eu já disse que Dunkirk levou mais da metade dos prêmios nesta categoria, seja pelos críticos ou demais associações de classe. Porém, o filme que ganhou os outros troféus (ou a maior parte deles) foi justamente a produção capitaneada por Edgar Wright. Realmente, a montagem é uma das forças desta comédia de ação. Porém, os realizadores podem ter sido ofuscados pelo escândalo de Kevin Spacey, parte importante do elenco aqui. Será que por isso mesmo o longa-metragem não levou o Eddie de Montagem em Comédia? Se for o caso, a situação pode se repetir e a dupla de montadores dar adeus ao careca dourado.

 

20180206 tres anuncios para um crime papo de cinemaOLHA O BUZZ…: Três Anúncios Para um Crime (Jon Gregory)
Jon Gregory só levou um prêmio por esse trabalho: o Independent Awards britânico. Então, o que pode lhe dar forças é justamente a ausência de Martin McDonagh na categoria de Melhor Direção. E o que isso tem a ver? Bom, lembram-se do caso Argo (2012), há cinco anos? Ben Affleck também foi excluído da disputa pela estatueta de Direção, mas o filme, grande vencedor da noite, teve entre seus troféus o de Montagem, a categoria mais próxima de Direção. Então, se o falatório em torno de Três Anúncios Para um Crime voltar com tudo, não duvide do potencial deste concorrente aqui.

 

20180206 eu tonya papo de cinemaAZARÃOEu, Tonya (Tatiana S. Riegel)
O trabalho de Tatiana S. Riegel foi lembrado pela crítica em vários estados norte-americanos, mas sem levar o ouro. Porém, ganhou o Eddie de Montagem de Comédia, batendo adversários de peso como Em Ritmo de Fuga, até então o grande favorito, e Três Anúncios Para um Crime – dois dos indicados aqui. Quem sabe esse humor ácido com uma edição totalmente maluca que, em compensação, faz absoluto sentido, não sai vitorioso? Sem contar que Tatiana é a única mulher indicada neste ano.

 

20180206 a forma da agua papo de cinemaNÃO VAI, NÃO VAI…: A Forma da Água (Sidney Wolinsky)
Das 13 indicações do filme de Guillermo del Toro, esta é uma das de vitória menos provável. Não por falta de qualidade. Afinal, nem estaria aqui se esse fosse o caso. Porém, com uma cerimônia que, parece, vai ser diluída entre os laureados, Sidney Wolinsky não precisa ter muitas esperanças. As chances da história de amor entre uma faxineira muda e um deus-monstro das águas estão direcionadas para outras categorias.

 

20180206 blade runner 2049 papo de cinemaESQUECIDO: Blade Runner 2049 (Joe Walker)
Houve belos trabalhos que mereceriam a lembrança, como o de Mako Kamitsuna – ignorada em todas as premiações – por Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi, ou a agilidade de Nick Houy em Lady Bird: A Hora de Voar. Porém, a ausência mais notada e quase injustificável é a de Joe Walker, que já foi indicado duas vezes (sem vitória) por A Chegada (2017) e 12 Anos de Escravidão (2014), belos filmes que já mereceriam o prêmio. Com Blade Runner 2049 dá pra contar nos dedos as associações e premiações as quais Walker ficou de fora. Será que o fato de Ridley Scott, diretor do filme original oitentista, ter reclamado da duração do novo capítulo influenciou em algo? Nunca saberemos. A gente só entende que é uma grande injustiça esta ausência.

:: Confira aqui as nossas análises das demais categorias ::

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é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.
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