20190222 oscar edio de som papo de cinema 2019

O que é Edição de Som? A melhor explicação é que esta categoria privilegia o resultado do trabalho do time que vai ao set de filmagem munido de microfones, mesas de mixagem, cabos, booms e lapelas. A função desses profissionais é posicionar esses aparelhos para que o som das cenas seja captado de forma correta: o diálogo dos atores, os ruídos de fundo, estampidos de tiros, barulhos de explosões. É essa turma, também, que decide como gravar tudo isso (em mono, stereo ou surround) para criar a melhor experiência sonora para o espectador. Os técnicos aqui envolvidos são tão próximos dos envolvidos na categoria-irmã de Mixagem de Som que três profissionais, neste ano, concorrem em ambas: Skip Lievsay (Roma), Ai-Ling Lee (O Primeiro Homem) e Steve Boeddeker (Pantera Negra). Mas será que algum deles tem chances reais de vitória? E quais foram os favoritos do sindicato respectivo – Motion Pictures Sound Editors? Confira as nossas apostas!

20190122 edio de som papo de cinema oscar 2019

Indicadas

 

20181224 bohemian rhapsody papo de cinemaFAVORITO
Bohemian Rhapsody, de John Warhurst, Nina Hartstone
Premiado pela Motion Pictures Sound Editors como Edição de Som em Musical e Edição de Som em Diálogos, Bohemian Rhapsody tem tudo para levar esse ouro para casa. Afinal, ganhou também o Bafta (como Melhor Som) e o prêmio da Association of Motion Picture Sound (AMPS). E como a maioria dos votantes da Academia irá apostar nesse filme na categoria-irmã de Melhor Mixagem de Som, é bem provável que a inércia acabe falando mais alto e, já que vai levar um, que leve os dois de vez. Mas não será um resultado injusto. Somente a cena da apresentação do Queen no show do Live Aid já é suficiente para deixar qualquer um de queixo caído – e para garantir mais uma vitória em sua trajetória!

 

20181226 pantera negra papo de cinemaAZARÃO
Pantera Negrade Benjamin A. Burtt, Steve Boeddeker
Lembrado em duas categorias do Motion Pictures Sound Editors, perdeu ambas – Edição de Som em Trilha Sonora para Homem-Aranha no Aranhaverso e Efeitos Sonoros para Um Lugar Silencioso. No entanto, não há consenso quanto a nenhum desses dois escolhidos por quem entende do assunto – o primeiro nem está indicado aqui. Já Pantera Negra é um dos campeões de indicações deste ano, concorrendo em sete categorias, inclusive a Melhor Filme, e arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão nas bilheterias de todo o mundo – ou seja, muitos dos votantes podem não ter assistido aos demais concorrentes, mas esse aqui, com certeza, todo mundo viu. Indicado a Melhor Som pelo Awards Circuit Community, ao Hollywood Post Alliance, ao International Online Cinema, ao Online Film & Television Association, ao Satellite e ao CinEuphoria Awards, tem tudo para fazer bonito por aqui também, graças ao grande apoio que o filme tem recebido pelos membros da Academia.

 

20180710 o primeiro homem papo de cinema bannerSEM CHANCES
O Primeiro Homem, de Ai-Ling Lee, Mildred Iatrou
Indicado ao Oscar apenas em categorias técnicas – quando ambicionava emplacar em outras mais relevantes, como Filme, Direção, Ator e Atriz Coadjuvante – o drama O Primeiro Homem não conquistou tantos admiradores quanto se esperava. Nominado ao Bafta e ao prêmio da Association of Motion Picture Sound na categoria conjunta de “Melhor Som”, concorreu em Edição de som no International Online Cinema Awards, no Satellite e em três categorias do Motion Picture Sound Editors. Ou seja, é o típico caso de quem é lembrado para todas as festas – mas nunca como o convidado de honra!

 

20181226 homem aranha aranhaverso papo de cinemaESQUECIDO
Homem-Aranha no Aranhaverso, de Katie Greathouse, Catherine Wilson
Vencedora do prêmio do sindicato na categoria de Edição de Som em Trilha Sonora, a animação Homem-Aranha no Aranhaverso bateu quatro dos concorrentes lembrados pelo Oscar: Pantera Negra, O Primeiro Homem, Roma e Um Lugar Silencioso. Sem esquecer que ganhou também na categoria específica de Edição de Som em Animação. E se recordarmos que também foi indicado ao Cinema Audio Society em Mixagem de Som, evidencia a excelência do trabalho dedicado ao áudio do filme. A questão maior, no entanto, parece ser a falta de conhecimento em relação aos esforços envolvidos por se tratar de uma produção animada. E como muita gente ainda confunde as duas áreas, temos aqui uma vítima que ficou de fora, mas merecia, e muito, ter sido lembrada.

:: Confira aqui tudo sobre o Oscar 2019 ::

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *