Quais são as cinco concorrentes nessa categoria? Temos um dos maiores ídolos da música pop – que inclusive já foi premiado nessa categoria – e uma revelação que nos últimos anos tem demonstrado um talento singular, uma das compositoras recordistas em indicações (e até hoje nunca premiada) e uma dupla de compositores que já ganharam em duas ocasiões anteriores, além de um mestre que, só neste ano, está com duas indicações, por filmes diferentes! Entre animações dos estúdios Disney e cinebiografias que alternam o tom entre o escandaloso e o épico, há ainda um drama religioso que tentou levar muita gente às lágrimas – sempre contando, é claro, com o poder de uma boa balada ao seu lado. Quem, portanto, tem mais chances de levar o ouro para casa? Confira nossas apostas na categoria de Melhor Canção Original!
Indicadas
- “I Can’t Let You Throw Yourself Away”, de Toy Story 4 (arranjo e letra: Randy Newman)
- “I’m Gonna Love Me Again”, de Rocketman (arranjo de Elton John e letra de Bernie Taupin)
- “I’m Standing With You”, de Superação: O Milagre da Fé (arranjo e letra de Diane Warren)
- “Into the Unknown”, de Frozen 2 (arranjo e letra de Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez)
- “Stand Up”, de Harriet (arranjo e letra Joshuah Brian Campbell, Cynthia Erivo)
FAVORITO
“I’m Gonna Love me Again”, de Rocketman
Elton John já possui um Oscar na sua estante – ganhou por “Can You Feel The Love Tonight”, de O Rei Leão (1994). Agora, 25 anos depois, ele volta à maior festa do cinema mundial, e justamente com o filme que conta a história da sua própria vida. Rocketman estava cotado para receber muitas outras indicações – Ator e Figurino, no mínimo – mas acabou emplacando apenas esta daqui. Ou seja, a vitória servirá, também, como um prêmio de consolação por ter ficado de fora das demais disputas. Premiada no Globo de Ouro, no Critics Choice, no Satellite e junto aos críticos do Havaí, esta é uma canção que também fala muito sobre a produção e o protagonista, resumindo de forma precisa o sentimento disseminado por todo o filme. Uma boa contextualização, bem de acordo com o que os votantes da Academia tanto gostam.
AZARÃO
“Stand Up”, de Harriet
Duplamente indicada ao Oscar, Cynthia Erivo concorre neste ano como Melhor Atriz e também aqui, como compositora. Se na outra disputa suas chances são bastante reduzidas, será que aqui ela poderá se sair um pouco melhor? Pouco provável, mas não impossível. Tanto que foi indicada também ao Globo de Ouro e ao Critics Choice, além de ter sido premiada pelos críticos de Las Vegas. Além disso, essa é uma canção que possui similaridade com a de Rocketman, pois também serve como resumo de toda a trama do filme. Uma curiosidade que pode favorecê-la é que Cynthia Erivo ganhou o Emmy, o Tony e o Grammy por sua performance no musical A Cor Púrpura, na Broadway – em que ela canta na maior parte do tempo. Caso vença também o Oscar, se tornará uma EGOT, como são chamados os artistas que conquistam troféus nas quatro mais disputadas honrarias do entretenimento norte-americano.
SEM CHANCES
“I’m Standing With You”, de Superação: O Milagre da Fé
Só há um motivo para essa música ter sido indicada ao Oscar: o nome da compositora, Diane Warren! Essa é, para terem uma ideia, a décima primeira indicação dela – sem nunca ter ganhado! Cenário esse que não parece que irá mudar tão cedo – ao menos não dessa vez. Vencedora de um Globo de Ouro, um Emmy, um Grammy e outros tantos troféus por outras composições, por “I’m Standing With You” chegou a ser indicada também ao Critics Choice, mas ficou de fora do Globo de Ouro e de absolutamente todas as premiações dos críticos de cinema norte-americanos. Ou seja, só mesmo entre os votantes do Oscar ela consegue algum amparo – mas nunca suficiente para lhe conceder essa tão sonhada vitória.
ESQUECIDO
“Spirit”, de O Rei Leão
É curioso como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood possui uma relação de altos e baixos com as grandes estrelas da música. Ao mesmo tempo em que divas como Barbra Streisand ou Lady Gaga são recebidas de braços abertos, outras, após muito esforço – como Madonna –, seguem esnobadas. Pelo jeito, Beyoncé está nesse segundo caso. Indicada ao Globo de Ouro, ao Critics Choice, ao Grammy, ao Hollywood Music in Media Award e ao Satellite, “Spirit” – composta por Beyoncé, ao lado de Ilya Salmanzadeh e Labrinth – foi a grande ausência deste ano nesta categoria (muitos chegavam a apostar como a mais provável vencedora, inclusive). Se não a aceitavam como atriz – Beyoncé foi considerada uma das esnobadas por seu desempenho como protagonista do musical Dreamgirls: Em Busca de um Sonho (2006) – pelo jeito também não parecem muito dispostos a abraçá-la como cantora e compositora. Para os votantes do Oscar, ela que se contente com seus 24 Grammys!
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