Nos Estados Unidos – ou, melhor dizendo, em Hollywood – existe uma premiação mais ampla e relevante do que apenas o reconhecimento de um eventual ‘sindicato dos animadores’, caso isso de fato existisse. É o Annie Awards, conhecido como o “Oscar da Animação”. É ele, portanto, o principal precursor dessa categoria, e geralmente os vencedores por lá já saem com meio caminho percorrido em busca da cobiçada estatueta dourada. Acontece que entre as tantas categorias estipuladas, nada menos do que 12 são destinadas apenas aos longas. E, neste ano, elas foram disputadas pescoço a pescoço, numa divisão entre apenas dois títulos: um saiu com sete vitórias, o outro com cinco. Ou seja, a competição real é apenas entre os dois, e mais ninguém. Os três restantes, portanto, são não mais do que meros coadjuvantes. Sendo assim, confira as nossas apostas para Melhor Longa de Animação.
Indicados
- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Dan Scanlon, Kori Rae)
- A Caminho da Lua (Glen Keane, Gennie Rim, Peilin Chou)
- Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca (Richard Phelan, Will Becher, Paul Kewley)
- Soul (Pete Docter, Dana Murray)
- Wolfwalkers (Tomm Moore, Ross Stewart, Paul Young, Stéphan Roelants)
FAVORITO
Soul
Vários fatores apontam Soul como o grande favorito ao Oscar na categoria. Para começar, se trata de uma produção da Pixar/Disney, a grande vencedora por aqui desde que essa estatueta foi estipulada, na virada dos anos 2000, levando em quase todos os anos (foram raras as exceções). Depois, esse é o único título dos cinco concorrentes a ter sido indicado em mais de uma categoria: está na corrida por três troféus – além daqui, também Trilha Sonora e Som – e tem boas chances de ganhar em ao menos mais uma delas – o que já deixa clara a sua vantagem frente aos demais competidores. Por fim, levou sete Annies, inclusive como Melhor Filme e Roteiro. Sem esquecer de que ganhou ainda praticamente todas as premiações mais amplas, como PGA (o sindicato dos produtores), Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice Super Awards e National Board of Review, além das premiações dos críticos de Atlanta, Dallas-Fort Worth, Denver, Detroit, Florida, Georgia, Indiana, Iowa, Las Vegas, Nevada, Carolina do Norte, North Dakota, North Texas, Oklahoma, Filadélfia, Phoenix, San Francisco, Southeastern, St. Louis e Washington. Ou seja, uma verdadeira varredura. Por mais que aponte certo desgaste da produtora – é acusado por alguns de possuir uma trama muito semelhante a de sucessos antigos do mesmo estúdio – é dona de grande competência, e tal empenho não passará em brancas nuvens.
AZARÃO
WolfWalkers
Pois bem, se Soul levou sete Annies, WolfWalkers ganhou em outras cinco categorias, entre elas algumas de bastante peso, como Melhor Filme Independente e Direção. Realizado pela mesma equipe que em anos anteriores concorreu também por aqui com os igualmente belos Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (2009) e A Canção do Oceano (2014), é aquele filme que teria tudo para ser premiado – não tivesse batido de frente com o favoritismo da quase imbatível Pixar. Premiado como a melhor animação do ano pelos críticos de Austin, Chicago, Columbus, Kansas, Los Angeles, New Mexico, Nova Iorque, San Diego, Seattle, Toronto e Utah, foi apontado ainda como um dos dez melhores filmes independentes do ano pelo National Board of Review. Sem falar que se trata do projeto mais original e encantador da temporada – nossa crítica você pode conferir aqui. Se houver alguma justiça no Oscar 2021, essa vitória acontecerá. Afinal, não custa nada manter a esperança, certo?
SEM CHANCES
Shaun, O Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca
Continuação de Shaun, O Carneiro (2015), que também foi indicado ao Oscar – perdeu para Divertida Mente (2015), também da Pixar, assim como Soul – A Fazenda Contra-Ataca foi lançado nos cinemas de grande parte da Europa no segundo semestre de 2019. Estreou tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos apenas no começo de 2020, direto na Netflix. Ou seja, por mais carismático e divertido que seja, esse filme estava em circulação por tanto tempo que sua simples menção entre os indicados já foi motivo de surpresa para muita gente (que nem se lembrava mais de sua existência). Indicado ainda ao Bafta e em três categorias do Annie, foi premiado apenas na Inglaterra – no British Animation Awards e no British Independent Film Awards –, ignorado por praticamente toda a indústria e crítica norte-americana (o que também chega a ser um exagero, pois o filme possui méritos). O que acontece, de fato, é que a disputa é apenas entre Soul e WolfWalkers, como dito no primeiro parágrafo. Ou seja, Shaun 2 não tem nenhuma chance – mas não menos do que Dois Irmãos ou A Caminho da Lua, por exemplo.
ESQUECIDO
Os Croods 2: Uma Nova Era
O que faz, portanto, Os Croods 2 ser apontado como o “esquecido” da temporada? Muito pouca coisa. Afinal, se a disputa é apenas entre Soul e WolfWalkers, nem precisavam os outros três indicados, quanto mais dizer que os demais poderiam ter ocupado essa ou aquela vaga. Acontece que, como a maioria das premiações nem se lembrava de Shaun 2, vários outros títulos acabaram ocupando essa “quinta vaga”, e aquele cuja presença se repetia com maior frequência era justamente a sequência de Os Croods (2013). Veja bem: foi indicado em seis categoria do Annie – inclusive a Melhor Filme – e no Globo de Ouro, no PGA e junto aos críticos de Columbus, Detroit, Georgia, Havaí, Houston, Carolina do Norte, North Dakota, Phoenix e Washington –, mas, estamos falando aqui de indicações, não de vitórias (essas foram exatamente zero). Apenas para constar, o Annie indicou ainda a Melhor Filme os longas Os Irmãos Willoughby (que concorreu também ao Critics Choice Super Awards) e Trolls 2.
:: Confira aqui tudo sobre o Oscar 2021 ::
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