Categorias: Artigos

Primeiros Dias

Publicado por
Robledo Milani
antartida
Antárdida, de André Constantin

Começou no último dia 10 de junho a décima edição do FICA, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Este evento acontece até o dia 15 de junho na Cidade de Goiás, no interior do Estado de Goiás, a cerca de 200 km de Goiânia e uns 300 km de Brasília. Segundo a assessoria de imprensa, “o novo formato do festival privilegia o cinema, a formação de público, a capacitação e a produção cinematográfica goiana”.

Na abertura do FICA, no Cine Teatro São Joaquim, esteve presente o Governador de Goiás, Alcides Rodrigues, entre outras personalidades. Além da exibição dos filmes Antártida (2008, Brasil), de André Constantin, e Late Sessions for Early Warnings (2008, Dinamarca), de Jakob Gottschau, o melhor foi a presença destes realizadores, que debateram seus trabalhos com o público. Ao todo foram selecionados 22 filmes, sendo 5 longas, 9 médias, 6 curtas e 2 séries televisivas.

Estão programadas oficinas e cursos entre as atividades paralelas do 10º FICA. Serão 13 cursos e 4 oficinas: Som para cinema e vídeo – como otimizar , custos, tempo e qualidade, com Patrick de Johng, Montagem de Cinema, com Felipe Lacerda, Captação em som direto, com Gabriela Cunha, e Fotografia de Cinema, com Alziro Barbosa.

Por outro lado, os cursos irão percorrer da crítica à internet. Inácio Araújo irá falar justamente sobre Crítica de Cinema, enquanto que Consuelo Lins irá abordar O cinema documentário de Eduardo Coutinho. Técnicas de Guerrilha do Cinema Digital é o tema desenvolvido por Carlos Gerbase. Outro gaúcho, João Guilherme Barone, falará sobre Cinema e indústria audiovisual. E, entre outras tantas, Aristides Emanuel Pereira irá discorrer sobre Internet – Uma introdução crítica ao Cyberespaço. Há atividades de interesses múltiplos!

Carlos Diegues, homenageado do festival

O homenageado do décimo FICA é o cineasta Carlos Diegues, que chegou à Cidade de Goiás afirmando: “Festivais são importantes por promoverem a circulação dos filmes”. Uma retrospectiva de sua obra está programada como outra atividade extra.

Eu estou chegando à Cidade de Goiás neste dia 12 de junho. Ficarei até o final do evento, acompanhando todos os principais destaques desta proposta tão original. E prometo contar tudo aqui mesmo, no Papo de Cinema. Até amanhã!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)