Foi num show de Luís Melodia que pensei: quantos cantores já se aventuraram como atores no nosso cinema nacional? Daí chamei outros jornalistas e críticos que estavam por ali e começamos a listar outros artistas da música que já se aventuraram pela tela grande. Isso aconteceu durante a minha passagem no 10º FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, no início de junho de 2008 na Cidade de Goiás, GO. Sim, porque o show de encerramento do festival foi com Luís Melodia. E enquanto curtia músicas como Codinome: Beija-flor, pensei com meus botões: “o que Luís Melodia tem a ver com cinema?”Afinal, estávamos numa festa cinematográfica! Foi quando lembrei dele atuando nos filmes Quase Dois Irmãos (2004, cena acima) e Casa de Areia (2005). E estes foram os 10 cujos desempenhos interpretando personagens mais nos impressionaram.
10. Elba Ramalho: Faz muito tempo que essa paraibana não atua, sem deixar muitas saudades – afinal, seu último trabalho no cinema foi em Lambada – O Filme, de 1990, feito a toque de caixa no auge desta moda felizmente passageira. Mas antes disso Elba teve participações de destaque em filmes como Ópera do Malandro (cena ao lado), de 1986 (que conta ainda no elenco com uma pequena participação de Bebel Gilberto), e Morte e Vida Severina, de 1977 (que tem Tânia Alves como protagonista!).
09. Paulo Miklos: Ele já declarou mais de uma vez que não é ator. Mas bastou participar de apenas um filme que o integrante da banda Titãs se transformou numa das maiores revelações do cinema nacional na última década. O que Miklos fez em O Invasor (2002, cena ao lado) surpreendeu a todos, além te lhe ter garantido três dos maiores prêmios do nosso cinema: no Festival de Brasília, de Miami e no Oscar Nacional, o Grande Prêmio de Cinema Brasil. E tudo isso só na estréia. A pequena participação em Estômago (2007) não chegou a entusiasmar, mas ele já tem dois novos filmes previstos para chegar às telas nos próximos meses. Tá bom ou quer mais?
08. Evandro Mesquita: O líder da Blitz nunca largou o rock, mas foi no cinema e na televisão que ele conquistou de vez o público. E filmes como Menino do Rio (1982), Não Quero Falar Sobre Isso Agora (1991), Gêmeas (1999, cena ao lado), Os Normais (2003), O Diabo a Quatro (2004) e Coisa de Mulher (2005) mostram bem o lado garoto deste cinquentão!
07. Toni Garrido: Ele teve pequenas participações em filmes como Dias Melhores Virão (1989), Como Ser Solteiro (1989) e Deus é Brasileiro (2003), mas foi como o protagonista de Orfeu (cena ao lado), de 1999, dirigida por Carlos Diegues, que o líder do Cidade Negra mostrou ter dotes muito além dos vocais.
06. Sidney Magal: O homem que ficou famoso afirmando que “o meu sangue ferve por você!”pode ser um bom ator, por mais incrível que isso possa parecer. E foi só recentemente, em filmes como O Caminho das Nuvens (2003, cena ao lado) e Um Lobisomem na Amazônia (2005) que descobrimos esta faceta – afinal, as participações de Magal em longas como O Sexo das Bonecas (1974) e Amante Latino (1979) não podem ser levadas muito à sério!
05. Antônia: Desta vez não vou me referir somente a um artista da música, mas sim a um grupo inteiro! É o Antônia, que apareceu pela primeira vez na série de televisão e depois no filme homônimo de 2007 dirigido por Tata Amaral. Negra Li, Cindy, Leilah Moreno e Quelynah se uniram na ficção e levaram esta ideia para a vida real, mostrando que nem tudo é pura fantasia!
04. Tony Tornado: Fuscão Preto e R3 são clássicos do cancioneiro nacional. Mas muita gente já esqueceu que Toni Tornado começou como cantor, já que nos últimos anos ele só tem marcado presença atuando. E filmes como Pixote, A Lei do Mais Fraco (1981, cena ao lado), Quilombo (1984), Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984), Vai Trabalhar, Vagabundo II (1991), Redentor (2004) e 1972 (2006) mostram bem seu talento criando novos personagens.
03. Seu Jorge: Este é um verdadeiro fenômeno. É ator ou cantor? Surgiu como um relâmpago no meio do impressionante elenco de Cidade de Deus (2002), e logo em seguida já estava ao lado de nomes como Bill Murray, Cate Blanchett e Anjelica Huston em A Vida Marinha de Steve Zissou (2004), para logo depois voltar ao Brasil em Casa de Areia (2005, cena ao lado). E ele tem 3 novos filmes internacionais prestes a estrear, ao mesmo tempo que leva com tranquilidade sua carreira musical.
02. Rita Lee: Como esquecer da fantástica ruiva líder d’Os Mutantes, que interpretou uma artista internacional em Dias Melhores Virão (1989, cena ao lado), uma vizinha fofoqueira em Durval Discos (2002) e ganhou um Calunga de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival CinePE, em Recife, pela inconfundível voz da Rê Bordosa na animação Wood & Stock: Sexo, Orégano & Rock’n’Roll (2006)?
01. Roberto Carlos: Uma vez rei, sempre majestade! Ele tem apenas três filmes de destaque no currículo, e todos feitos no início da carreira, entre o final dos anos 60 e início dos 70, e em todos interpretou sempre o mesmo personagem – ou seja, ele próprio. Mas Roberto Carlos é o Rei, ora bolas! E longas como Em Ritmo de Aventura (1968, cena ao lado), O Diamante Cor-de-Rosa (1968) e Roberto Carlos a 300 km por hora (1971) são marcos da cinematografia nacional!
E então, curtiram essa seleção? Ficou faltando alguém? Há tantos nomes, como Raimundo Fagner, Milton Nascimento, Cazuza, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Gal Costa, Chico Buarque de Hollanda e Ronnie Von, que se fosse para ser mais preciso a lista seria enorme. Mas acredito que estes sejam os de maior destaque. Ou não? Deixe sua opinião!
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Sebastian - 10 de janeiro de 2025
- Pepe - 10 de janeiro de 2025
- Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa - 9 de janeiro de 2025
Deixe um comentário