Falta pouco para sabermos quais serão os indicados ao Oscar 2012, mas depois de tantas premiações já podemos ter alguma ideia de quais filmes podem concorrer. Se formos analisar por cima e levar em conta todas as outras premiações que correm por fora, o Globo de Ouro parece ter ido na contramão de todas elas e escolhido filmes mais convencionais, assim digamos. Muitas biografias, filmes densos, mas que não causam estranheza. Talvez por este aspecto mais conservador a premiação seja considerada o termômetro oficial do Oscar, apesar de quê nos últimos dez anos, pelo menos, não tenha sido bem assim. Eis algumas especulações para as categorias de melhor do ano, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e animação:
Melhor Filme
Como até dez filmes podem concorrer à principal categoria, A Árvore da Vida, que anda bem esquecido, pode voltar ao páreo. Nesta lista, é certa a presença de Histórias Cruzadas, que não é tão bom assim. Muito quadrado, correto demais, sem sal nenhum. Porém, Oscar também é marketing. O filme foi muito bem vendido pela Disney e pela Dreamworks e fez um enorme sucesso de bilheteria nos EUA, lembrando a estratégia de vários anos que a Miramax fez para colocar filmes água com açúcar no páreo principal – como Chocolate (2000), Regras da Vida (1999), O Paciente Inglês (1996), etc. Os já muito premiados O Artista, O Homem que Mudou o Jogo e Os Descendentes também são certos. Woody Allen deve voltar à categoria principal depois de décadas com Meia-Noite em Paris. Se Scorsese e Spielberg são presenças garantidas na categoria de direção, não poderiam ficar de fora do principal prêmio, respectivamente, por A Invenção de Hugo Cabret e Cavalo de Guerra. Drive é um dos azarões quase certos também, assim como o esquecido Tão Forte e Tão Perto e Tudo Pelo Poder. As surpresas podem ficar com Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, bem como Super 8 e As Aventuras de Tintim. Lars Von Trier, se não tivesse dito o que disse, poderia garantir uma vaga por Melancolia.
Melhor Ator
Joguem pedras se eu estiver errado, mas não há dúvida que George Clooney seja indicado por Os Descendentes, assim como Jean Dujardin por O Artista e Brad Pitt se torne um dos favoritos por O Homem que Mudou o Jogo. Apesar de que a performance do Sr. Jolie no ano foi em A Árvore da Vida, mas Hollywood adora histórias como esta, em que um treinador supera as dificuldades e blábláblá. Outro provável indicado é Leonardo DiCaprio por J. Edgar. O que pesa contra ele é a divisão de opiniões sobre o filme de uma forma geral. Isso pode não tirar o brilho da atuação de DiCaprio, mas com certeza afeta a votação, uma vez que a recepção ao longa foi morna. Gary Oldman em O Espião que Sabia Demais entrega uma das melhores atuações do ano e da carreira do ator. Merece ser lembrado. Os azarões ficam por conta de Michael Fassbender por Shame que, apesar de muito premiado, é um filme fora dos parâmetros da Academia. Talvez o estômago convencional dos votantes não seja dos mais adequados para uma interpretação como esta. Ryan Gosling é outro que pode ficar de fora. Os votos podem ficar divididos entre Drive e Tudo Pelo Poder. Caso não apareça na lista final, o ator deve aparecer no ano que vem por outro filme qualquer. Mesmo assim, não dá pra tirar de Fassbender e Gosling o ano de 2011 como sendo deles, pois qualquer filme protagonizado por ambos foi sucesso de crítica. Fassbender também esteve em X-Men: Primeira Classe e Um Método Perigoso. Já Gosling, além de Drive e Tudo Pelo Poder, também apresentou seu lado cômico em Amor à Toda Prova. Correm por fora Owen Wilson (Meia- Noite em Paris), Michael Shannon (O Abrigo) e Demián Bichir (A Better Life).
Melhor Atriz
Meryl Streep (A Dama de Ferro), Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn) e Glenn Close (Albert Nobbs) fizeram o que a Academia mais gosta: se transformaram nas personagens não apenas na atuação, mas também de forma física. No caso de Meryl e Michelle, inspiradas em fatos e pessoas reais. Três indicações praticamente certas. Já Viola Davis, por Histórias Cruzadas, também parece ser uma certeza. Porém, a atuação não é nada demais e fica a dúvida se ela é realmente a protagonista da história ou se divide este posto com Octavia Spencer, que está melhor que Viola em cena, mas deve concorrer como coadjuvante. Porém, quem mais merecia não só a indicação, mas também o prêmio, provavelmente será esquecida. Kirsten Dunst, em Melancolia, entrega a melhor performance do ano, tendo muitos prêmios, mas os comentários polêmicos de Lars Von Trier devem prejudicá-la. Rejeição por tabela. Mas como sempre acontece no Oscar, quer ver que em 2013 Kirsten vai ser indicada (e talvez até ganhe) por um filme qualquer que ela faça? Já aconteceu com Russell Crowe em 2000, por Gladiador (que na verdade merecia o Oscar um ano antes por O Informante), Nicole Kidman por As Horas em 2003 (sendo que em 2002 ela fez nada menos que Moulin Rouge, Os Outros e Dogville). A Academia tem uma política de compensação que favorece os injustiçados, mas acaba por não premiar quem realmente merece. Tilda Swinton, por Precisamos Falar Sobre o Kevin, tem mais chances que Dunst, mas ainda está no limbo por ser um filme talvez forte demais para a Academia. É o “azarão favorito”. Ainda podem aparecer Elizabeth Olsen (Martha Marcy May Marlene), Charlize Theron (Jovens Adultos), Rooney Mara (Os homens que não amavam as mulheres) e a true blood Anna Paquin, que começou a aparecer nas últimas premiações pelo drama Margareth.
Ator Coadjuvante
Christopher Plummer, em Toda Forma de Amor, e Albert Brooks, por Drive, são os favoritos da categoria. O Laurence Olivier de Kenneth Branagh em Sete Dias com Marilyn também parece ser figurinha carimbada. Viggo Mortensen pode ser lembrado pelo difícil papel de Freud em Um Método Perigoso. Correm por fora Max von Sydow (Tão Forte e Tão Perto) Nick Nolte (Guerreiro), Patton Oswalt (Jovens Adultos), Andy Serkis (Planeta dos Macacos: A Origem). Outros azarões que podem surgir fazem o mesmo filme: Christoph Waltz e John C.Reilly por Carnage, assim como Michael Sheen, Corey Stoll e Tom Hiddleston por Meia-Noite em Paris.
Atriz Coadjuvante
As duas atrizes de Histórias Cruzadas, Octavia Spencer e Jessica Chastain, são as favoritas. Se uma não ganhar, a outra leva o prêmio. Bérénice Bejo também deve aparecer por conta de O Artista. Shailene Woodley é outra que deve ser lembrada por Os Descendentes. Se a Academia lembrar de Fassbender por Shame na categoria de melhor ator, é provável que sua irmã no longa, Carey Mulligan, também esteja entre as indicadas. Correm por fora a divertida Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento), Evan Rachel Wood (Tudo Pelo Poder) e outra dupla de Carnage: Jodie Foster e Kate Winslet. As meninas de Woody Allen (Rachel McAdams, Marion Cotillard e Alison Pill) também pode figurar na categoria por Meia-Noite em Paris.
Direção
Se o Oscar seguir a maré, o favorito absoluto será Martin Scorsese por A Invenção de Hugo Cabret. A volta de Steven Spielberg aos holofotes por conta de Cavalo de Guerra também deve figurar na lista, assim como Michel Hazanavicius por O Artista e Alexander Payne por Os Descendentes. George Clooney também poder surgir na categoria por Tudo Pelo Poder, bem como Woody Allen por Meia-Noite em Paris. Se a Academia lembrar, pode render a Stephen Daldry mais uma indicação por Tão Forte e Tão Perto. Os azarões da vez seriam Nicolas Winding Refn por Drive e Terrence Mallick por um dos filmes mais ousados do ano, A Árvore da Vida.
Melhor Animação
A princípio, As Aventuras de Tintim poderia ser o favorito inclusive a levar o prêmio sem muito esforço. Porém, uma norma da Academia impede que animações baseadas em captura de movimento de atores (caso do longa) seja indicado à categoria. Se for o caso, quem deve levar a melhor é Rango. Outro que deve estar presente é o divertido Operação Presente, muito elogiado pela crítica. Correm por fora Gato de Botas, Kung Fu Panda 2 e Carros 2, que dividiram opiniões. O que causa mais curiosidade é a falta de Rio na maioria das premiações, sendo que a animação foi sucesso de bilheteria e conquistou os críticos também. Pode ser o azarão da categoria.
O resultado final conferimos no dia 24 de fevereiro, terça-feira, quando os indicados serão anunciados pela atriz Jennifer Lawrence. Outras informações podem ser conferidas também no site oficial da Academia, www.oscars.org.