Depois de muita expectativa, finalmente foi revelado o elenco do novo Star Wars, o sétimo episódio da saga iniciada por George Lucas em 1977, com estreia prevista para o Natal de 2015. Nomes consagrados da franquia, como Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher e Anthony Daniels, se juntam a novatos e estrelas em ascensão em Hollywood, como Oscar Isaac e Domhnall Gleeson. O anúncio oficial ajuda a estancar os boatos que se proliferavam na internet. Cheio de rostos novos – e alguns nem tanto – o elenco da nova aventura intergaláctica gera curiosidade nos fãs e despertou a pergunta: quem são estes atores e atrizes que viverão personagens em uma galáxia muito, muito distante? O Papo de Cinema aceita o desafio e responde esta pergunta.
John Boyega: Nasceu em 17 de março de 1992, em Londres. Seu principal papel no cinema foi no thriller Ataque ao Prédio, em 2011, longa exibido no Festival do Rio naquele ano e lançado diretamente em DVD no país. Está no elenco de Half of a Yellow Sun (2014), junto do indicado ao Oscar Chiwetel Ejiofor, sem previsão de estreia no Brasil, e também participará do retorno do agente Jack Bauer à televisão, na nova temporada do seriado 24 Horas, Live Another Day. No seu twitter oficial (@JBoyega), o ator escreveu: “Honrado por me juntar a este universo espetacular e obrigado a todos pelo apoio… Que a força esteja com vocês”.
Daisy Ridley: Nascida no Reino Unido, é a atriz menos conhecida dos anunciados pela produção de Star Wars VII. Seus trabalhos se restringem a produções para televisão britânica, com aparições nas séries Casualty (2013), Youngers (2013), Silent Witness (2014) e Mr. Selfridge (2014). Sua primeira aparição no cinema se dará ainda em 2014, na produção britânica de terror Scrawl. Boatos na web apontam que Ridley interpretaria a filha de Han Solo e da Princesa Leia. No twitter oficial de Daisy Ridley (@DaisyRidley), criado no dia do anúncio do elenco, a atriz se mostrou emocionada com o apoio dos fãs da saga. “Este é o melhor dia da minha vida. Disseram-me que não posso revelar o meu papel ainda, mas é empolgante!”
Adam Driver: Ator norte-americano, nascido em 19 de novembro de 1983, na Califórnia, Adam Driver foi o primeiro nome anunciado no elenco de Star Wars VII. Atualmente na televisão, no elenco da série Girls (2012), o ator tem no currículo cinematográfico obras conhecidas e comandadas por grandes diretores. É o caso de J. Edgar (2011), dirigido por Clint Eastwood, Lincoln (2012), de Steven Spielberg e Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum (2013), dos irmãos Coen. Além disso, participou do sucesso indie Frances Ha (2012) e de Tracks (2013), longa exibido na mostra competitiva do Festival de Veneza. Desde que teve seu nome associado a Star Wars, Adam Driver tem sido apontado como um dos prováveis vilões da trama.
Oscar Isaac: Astro em franca ascensão em Hollywood, Isaac nasceu na Guatemala, em 9 de março de 1980. Depois de ter feito pequenos papéis em grandes filmes como Che (2008) e Rede de Mentiras (2008), o ator emplacou o papel de vilão em Robin Hood (2010), dirigido por Ridley Scott. Seguiram-se outros bons personagens em Drive (2011) e W.E. – O Romance do Século (2011), até a oportunidade de protagonizar Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum (2013), assinado pelos irmãos Coen. Pela sua performance como o músico azarado do título, Oscar Isaac venceu o prêmio da Associação de Críticos dos Estados Unidos e foi indicado ao Globo de Ouro. Rumores apontam que Isaac teria sido convidado para um dos principais papéis neste novo Star Wars.
Andy Serkis: Você pode até não conhecer o rosto de Andy Serkis, mas certamente já o viu em ação em diversos filmes que utilizaram da captura de movimentos para criar seus personagens. Nascido em 20 de abril de 1964, em Londres, o ator tem em seu currículo grandes sucessos do cinema como Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003), onde encarnava o vil Gollum – papel que voltou a encarnar em O Hobbit – Uma Jornada Inesperada (2012); foi o King Kong no remake dirigido por Peter Jackson em 2005; participou de As Aventuras de Tintim (2011), como o capitão Haddock e teve atuação elogiadíssima em Planeta dos Macacos – A Origem (2011), como o símio Caesar. É bastante provável que Serkis assuma algum papel que demande seu talento na captura de movimentos, ainda que já tenha assumido personagens sem efeitos visuais, como em O Grande Truque (2006), Coração de Tinta (2008) e Wild Bill (2011).
Domhnall Gleeson: Filho do ator Brendan Gleeson, Domhnall nasceu na Irlanda em 1983 e não é estranho às superproduções. Teve participação proeminente em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010) e Parte 2 (2011), interpretando Bill Weasley, e esteve em outros filmes importantes como Bravura Indômita (2010), Não me Abandone Jamais (2010), Dredd (2012) e Questão de Tempo (2013). Ainda estrelará, ao lado de Michael Fassbender e Maggie Gyllenhall, a dramédia Frank (2014), e a comédia Calvary (2014), ao lado do pai. Além destes longas-metragens, Domhnall Gleeson esteve no elenco do curta Six Shooter (2004), vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2006.
Max Von Sydow: Dispensa apresentações. Só alguns filmes que o veterano ator estrelou já dizem tudo sobre este sueco, nascido em 10 de abril de 1929: O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), O Exorcista (1973), Três Dias do Condor (1975), Pelle – O Conquistador (1978), Tão Forte e Tão Perto (2013) – estes dois últimos, renderam ao ator indicações ao Oscar. Lorde Sith ou velho mestre Jedi? Fica a dúvida sobre qual será o lado que Von Sydow defenderá em Star Wars VII.
Além destes novos nomes, Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Léia), Mark Hamill (Luke Skywalker), Anthony Daniels (C3PO), Kenny Baker (R2D2) e Peter Mayhew (Chewbacca) retornam aos seus papéis clássicos na franquia intergaláctica. A única ausência sentida da saga original é a de Billy Dee Williams, o volúvel Lando Calrissian, que não recebeu menção no anúncio oficial. Resta aos fãs a esperança de uma ponta surpresa. De qualquer forma, até o dia 18 de dezembro de 2015, data oficial da estreia deste novo Star Wars, muita coisa deve acontecer e novos nomes devem ser anunciados para papéis menores. Lembrando que a direção do longa é de J.J. Abrams, que também assina o roteiro ao lado de Lawrence Kasdan, veterano escriba responsável pelo melhor episódio da saga, O Império Contra-Ataca (1980). A soma de talentos é encorajadora, para dizer o mínimo.
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo. é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.