Esta franquia se confunde com a trajetória deu seu criador, Paulo Munhoz. Pós-graduado em Computação Gráfica e com mestrado em Tecnologia, o cineasta paranaense começou a se dedicar ao cinema em 1985, mas apenas em 2005 que conseguiu projeção nacional com o lançamento do curta-metragem animado Pax, título exibido no Anima Mundi e no Festival de San Diego. Confortável no cenário cinematográfico, deu início ao universo dos valentes heróis que representam a fauna brasileira com Brichos, em 2006. Na época, a produção – que conta a história dos animais adolescentes Tales, Jairzinho e Bandeira – chegou a levar 180 mil espectadores aos cinemas do circuito nacional. A partir daí, sequências e derivados entraram nos planos de Munhoz para nunca mais saírem.
No anos seguintes, mais dois longas foram lançados – um, inclusive, com destaque no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – além de uma série que foi exibida no Cartoon Network e na Nickelodeon. Agora, depois desse breve relato, que tal conferir números, críticas e curiosidades sobre todas as investidas da saga? Siga o fio!
Brichos 3: Megavírus
Brasil, 2023
Animação/Infantil/Comédia/Aventura, 75 minutos
De Paulo Munhoz
Com Diegho Kozievitch, Jeff Franco, Renet Lyon, Fabiane Gouvêa, Paulo Munhoz, Tales Munhoz, Caroline Roehrig, Nana Vendruscolo
Sinopse: A Vila dos Brichos é atacada por um vírus novo que deixa seus habitantes em estado de coma. Os moradores ainda saudáveis juntam forças para tentar encontrar uma solução.
Nota do Papo de Cinema: 5/10
Grade Crítica PdC (média): 5,7/10
O que nós achamos: “Ainda que com ressalvas, flerta com o ensaio cinematográfico, brinca com estilos diferentes de animação e conta sua história”. Confira na íntegra a crítica de Victor Hugo Furtado
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Paulo Munhoz;
Brichos 2: A Floresta é Nossa
Brasil, 2012
Animação/Infantil/Comédia/Aventura, 83 minutos
De Paulo Munhoz
Com Antonio Abujamra, Fabíula Nascimento, André Abujamra, Letícia Leite, Renet Lyon, Marcelo Tas
Sinopse: Dois vilões tentam influenciar os moradores da floresta a cedê-la em nome de uma suposta modernidade. Sem conseguir convencer ninguém, Birdestroy e Corcova resolvem tomar o lugar usando a força bruta.
Nota do Papo de Cinema: 5/10
Nota do IMDb: 79%
Premiações: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (premiado como Melhor Longa de Animação);
Espectadores nos Cinemas (Brasil): 134 mil
O que nós achamos: “Somente o fato de termos um longa-metragem de animação nacional chegando às telas já é um feito que merece ser comemorado”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brichos
Brasil, 2006
Animação/Infantil/Comédia/Aventura, 77 minutos
De Paulo Munhoz
Com Fabíula Nascimento, Marino Junior, Letícia Leite, Renet Lyon, Michelle Pucci, Mário Schoemberger
Sinopse: Tales, Jairzinho e Bandeira são animais adolescentes que moram na Vila dos Brichos, local que reúne diversas espécies da fauna brasileira. No entanto, os três descobrem algo surpreendente sobre o passado do lugar.
Nota do IMDb: 77%
Espectadores nos Cinemas (Brasil): 180 mil
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
- En La Caliente: Contos de um Guerreiro do Reggaeton - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário