Romance erótico que fez a cabeça de muita gente, Cinquenta Tons de Cinza, da escritora E.L. James, balançou as estruturas do mercado editorial ao misturar paixão e ingredientes picantes. Para se ter uma ideia, nas seis primeiras semanas foram vendidos mais de 10 milhões de exemplares. A trama fala de uma jovem virgem de 21 anos que cursa literatura na faculdade. Ela passa a ter um relacionamento com o magnata Christian Grey depois de entrevista-lo para o jornal da instituição. Durante o namoro, é iniciada no mundo do sadomasoquismo. Como todo bom fenômeno, teve duas sequências que ampliaram a dimensão dos fãs dessa quase releitura da história da Cinderela, mas com bondage, sadismo e masoquismo. E claro que não demoraria tanto para o livro virar um filme de sucesso.
Cinquenta Tons de Cinza (2015) arrecadou mais de dez vezes o valor de seu orçamento. Os sucessores não repetiram a proporção, mas foram muito bem, obrigado, nas bilheterias mundiais. A inocente Anastacia é interpretada por Dakota Johnson; Christian é vivido por Jamie Dornan. Muito se falou sobre a falta de química e tesão entre os dois. Pelo jeito, boa parte do público não achou isso. A crítica caiu matando nos longas-metragens, denunciando suas falhas conceituais e morais – esta relativa ao original literário, de quebra. Uma parcela dos espectadores viu a trilogia Cinquenta Tons de Cinza como romantização canhestra de um relacionamento absolutamente abusivo, em que a mulher permanece francamente à mercê das vontades de um homem temperamental, autoritário e mimado.
Fora as histórias de masturbações em salas de cinema durante as sessões dos filmes da saga – sim, isso rolou algumas vezes ao redor do mundo –, indiscutível é, neste caso, o divórcio entre as opiniões do público e as análises da crítica. Com mais de US$ 1 bilhão arrecadado, a saga se mostrou um considerável êxito comercial. Mas, e aí, você gostou? Confira no Papo de Cinema um guia dos três filmes da Saga Cinquenta Tons de Cinza.
Fifty Shades Freed, EUA, 2018
Drama/Romance, 101 minutos
De James Foley
Com Dakota Johnson, Jamie Dornan, Kim Basinger, Bella Heathcote, Luke Grimes, Max Martini, Marcia Gay Harden, Eric Johnson, Rita Ora, Luke Grimes
Sinopse: Superados os grandes problemas, Anastasia e Christian têm amor, intimidade, dinheiro, sexo e um promissor futuro. A vida, no entanto, ainda reserva surpresas para os dois. Eles estão, finalmente, juntos, mas há interesses externos que podem ameaçar a felicidade do casal.
Orçamento: US$ 55 milhões
Bilheteria mundial: US$ 371 milhões
Premiações: BMI Film Music Award – Melhor Trilha Sonora (Danny Elfman)
Nota IMDb: 4,4/10
Nota Metacritic: 31/100
Nota Rotten Tomatoes: 25%
Nota Adoro Cinema: 1,5/5
Nota Papo de Cinema: 2/10
O que nós achamos: “Uma verdadeira lição de vida de como não se deve levar um relacionamento.” Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez
Fifty Shades Darker, EUA, 2017
Drama/Romance, 115 minutos
De James Foley
Com Dakota Johnson, Jamie Dornan, Kim Basinger, Bella Heathcote, Luke Grimes, Max Martini, Marcia Gay Harden, Eric Johnson, Rita Ora
Sinopse: Incomodada com os hábitos e atitudes de Christian Grey, Anastasia decide terminar o relacionamento e focar no desenvolvimento de sua carreira. O desejo, porém, fala mais alto e ela logo volta aos jogos sexuais do conturbado empresário.
Orçamento: US$ 55 milhões
Bilheteria mundial: US$ 376 milhões
Premiações: Framboesa de Ouro – Pior Atriz Coadjuvante (Kim Basinger); Pior sequência
Nota IMDb: 4,6/10
Nota Metacritic: 33/100
Nota Rotten Tomatoes:11%
Nota Adoro Cinema: 1,5/5
Nota Papo de Cinema: 2/10
O que nós achamos: “É a mesma lenga-lenga, o exato chove-não-molha já visto”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Fifty Shades of Grey, EUA, 2015
Drama/Romance, 125 minutos
De Sam Taylor-Johnson
Com Dakota Johnson, Jamie Dornan, Luke Grimes, Rita Ora, Jennifer Ehle, Marcia Gay Harden
Sinopse: Anastasia Steele é uma jovem estudante de literatura, que, para uma reportagem no jornal da faculdade, precisa entrevistar o bilionário Christian Grey. A partir desse encontro, se constrói uma relação de tensão e sedução, com base nos prazeres pouco comuns do sadomasoquismo.
Orçamento: US$ 40 milhões
Bilheteria mundial: US$ 571 milhões
Indicação: Oscar 2016 – Melhor Canção Original (Earned It); Framboesa de Ouro – Pior Ator (Jamie Dornan), Pior Atriz (Dakota Johnson), Pior Dupla e Pior Roteiro.
Nota IMDb: 4,1/10
Nota Metacritic: 46/100
Nota Rotten Tomatoes: 25%
Nota Adoro Cinema: 2,5/5
Nota Papo de Cinema: 2/10
O que nós achamos: “Tem-se aqui um caso legítimo de promete muito, mas cumpre pouco.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani