Categorias: EspeciaisSaga

Saga :: Descendentes

Publicado por
Marcelo Müller

Um conglomerado enorme como a Disney tem diversas formas de explorar as suas inúmeras propriedades intelectuais. E a saga Descendentes é uma maneira de ganhar audiência, fazer uns trocados e ainda reforçar o imaginário sobre personagens clássicos de suas produções lucrativas. Em filmes feitos originalmente para seus canais de TV (o último foi lançado direto em streaming), temos os filhos de grandes vilões de filmes Disney interagindo num mundo que os unifica. Tudo começa quando a Bela e a Fera se casam, logo depois se tornando os soberanos dos Estados Unidos de Auradon, reino que baseia a sua prosperidade na paz e no banimento dos vilões para um local ermo chamado Ilha dos Perdidos. Mas, o filho dos monarcas anuncia que a sua primeira atitude como futuro rei é permitir que os filhos desses personagens isolados se matriculem na escola de Audaron, assim iniciando uma integração visando a trégua duradoura.

Por enquanto, quatro filmes já mostraram, de modo colorido e com muitos números musicais, essas dificuldades de convivência e os anseios adolescentes dos filhos dos vilões, dos reis e das rainhas. O projeto começou sendo capitaneado por Kenny Ortega, o principal responsável pelo sucesso da franquia High School Musical, e não parece dar sinais de exaustão, principalmente levando em consideração as possibilidades de alcance global via Disney+. Confira logo abaixo tudo sobre as produções da saga Descendentes.

 

Descendentes: A Ascensão de Copas
Descendants: The Rise of Red, EUA, 2024
Comédia/Família/Fantasia, 95 minutos
De Jennifer Phang
Com Joshua Colley, Rita Ora, China Anne McClain, Jeremy Swift, Brandy Norwood
Sinopse: Red, filha da famosa Rainha de Copas, é novata em sua nova escola. Ela precisa trilhar seu próprio caminho, mas um plano de sua mãe contra Auradon a coloca em um impasse.
Nota do Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDb: 46%
Nota do Rotten Tomatoes: 40%
O que nós achamos: “Mesmo atingindo o principal resultado almejado (uma experiência descompromissada e leve), seria pedir muito um pouco mais de atenção às potencialidades do tema universal da tensão geracional?”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Descendentes 3
Descendants 3, EUA, 2019
Musical/Família/Fantasia, 106 minutos
De Kenny Ortega
Com Dove Cameron, Cameron Boyce, Booboo Stewart, Sofia Carson, Mitchell Hope
Sinopse: Mal e seus amigos voltam à Ilha dos Perdidos para recrutar um novo grupo de descendentes malvados para se unirem a eles na Escola Auradon. Quando saem da Ilha, a barreira se rompe, colocando em perigo a segurança de Auradon.
Nota do IMDb: 64%
Nota do Rotten Tomatoes: 78%
Premiações: Kids’ Choice Awards 2020 (indicado a Melhor Atriz – Dove Cameron);

 

 

 

Descendentes 2
Descendants 2, EUA, 2017
Comédia/Família/Fantasia, 110 minutos
De Kenny Ortega
Com Dove Cameron, Cameron Boyce, Booboo Stewart, Sofia Carson, Mitchell Hope
Sinopse: Mal, Jay, Carlos e Evie tentam encontrar seus lugares em Auradon. Mas a pressão de se tornar um membro perfeito da realeza é grande.
Nota do IMDb: 63%
Nota do Rotten Tomatoes: 71%
Premiações: Academia de Fantasia, Ficção Científica e Horror dos EUA 2018 (Melhor Filme para a TV):

 

 

 

Descendentes
Descendants, EUA, 2015
Comédia/Família/Fantasia, 112 minutos
De Kenny Ortega
Com Dove Cameron, Cameron Boyce, Booboo Stewart, Sofia Carson, Mitchell Hope
Sinopse: Os principais vilões dos contos de fadas vivem isolados em uma ilha distante. Entretanto, quando o filho da Bela e da Fera está prestes a assumir o reino de Auradon, ele resolve permitir que os filhos de quatro vilões convivam e estudem na principal escola do local. É lá que Mal, filha de Malévola; Evie, filha da Rainha Má; Jay, filho de Jafar; e Carlos, filho de Cruela De Vil, precisarão decidir se seguirão o caminho dos pais ou se tomarão outro rumo.
Nota do IMDb: 63%
Nota do Metacritic: 63%
Nota do Rotten Tomatoes: 90%
Premiações: Emmy 2016 (indicado a Melhor Trilha Sonora em Série Limitada ou Telefilme);

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.