20250120 lobisomen papo de cinema

O Lobisomem é uma das figuras mais icônicas quando pensamos em monstros do cinema. Desde que foi lançado O Lobisomem, em 1941, já foram feitos incontáveis filmes sobre essas figuras humanas capazes de adquirir características lupinas. Criatura cuja origem remonta à leitura de diversas lendas europeias, o lobisomem se tornou uma monstruosidade cinematográfica muito popular. Assim, de cabeça, podemos citar alguns filmes fundamentais sobre lobisomens, como Um Lobisomem Americano em Londres (1981) e lembrar que até mesmo Michael J. Fox virou licantropo em O Garoto do Futuro (1985).

Parte do grupo chamado de Monstros da Universal, o lobisomem se tornou popular justamente por essa produção que o citado estúdio norte-americano lançou no começo dos anos 1940 com o protagonismo de Lon Chaney Jr. e uma ponta luxuosa de Bela Lugosi (o intérprete do Drácula nessa mesma leva de filmes de terror). De lá para cá, Hollywood e outros centros ampliaram a lenda em torno desse personagem, mas apenas duas produções são oficialmente derivadas do longa original (e elas estão listadas na matéria abaixo). Confira as críticas, os números, as curiosidades e muito mais sobre os filmes do Lobisomem.

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20241220 lobisomem papo de cinema cartazLobisomem
Wolf Man, EUA, 2025
Fantasia/Horror/Mistério, 110 minutos
De Leigh Whannell
Com Julia Garner, Christopher Abbott, Matilda Firth, Sam Jaeger, Benedict Hardie
Sinopse: Um homem deve proteger a si mesmo e sua família quando eles são perseguidos, aterrorizados e assombrados por uma criatura mortal à noite durante a lua cheia. Mas conforme a tempo avança, ele próprio começa a se comportar de forma estranha.
Nota do Papo de Cinema: 7/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 56%
Nota do IMDb: 60%
Nota do Metacritic: 51%
Nota do Rotten Tomatoes: 52%
Orçamento: US$ 25 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 16 milhões (até o fechamento desta matéria)
O que nós achamos: “É, ao mesmo tempo, uma abordagem discreta sobre o mito, quase como um conto à parte, como uma singela piscada de olhos em direção ao clássico, não tanto uma refilmagem, mas uma nova leitura, uma adaptação moderna. E o que ambos alcançam é digno de nota”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20250114 o lobisomem papo de cinema cartazO Lobisomem
The Wolfman, EUA, 2010
Fantasia/Horror/Mistério, 103 minutos
De Joe Johnston
Com Benicio Del Toro, Emily Blunt, Asa Butterfield, Anthony Hopkins, Geraldine Chaplin, Hugo Weaving
Sinopse: Distante há muitos anos, o aristocrata Lawrence Talbot retorna da América para a casa de sua família, na Inglaterra, a pedido da noiva de seu irmão, que está desaparecido. Lawrence descobre que algo assustador vem aterrorizando os moradores do vilarejo de Blackmoor e pede ao detetive Aberline que investigue o caso.
Nota do IMDb: 58%
Nota do Metacritic: 43%
Nota do Rotten Tomatoes: 32%
Premiações: Oscar 2011 (premiado como Melhor Maquiagem)
Orçamento: US$ 150 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 139 milhões

 

20250113 o lobisomem 1941 papo de cinema cartzO Lobisomem
The Wolf Man, EUA, 1941
Fantasia/Horror/Mistério, 70 minutos
De George Waggner
Com Lon Chaney Jr., Bela Lugosi, Claude Rains, Warren William, Ralph Bellamy
Sinopse: Após a morte de seu irmão mais velho, Larry Talbot volta ao lar de sua família, no País de Gales, depois de 18 anos nos Estados Unidos. Lá, ele conhece a jovem Gwen Conliffe, por quem se encanta. Certa noite, os dois saem para passear, junto com Jenny Williams, amiga de Gwen, por um campo onde vivem ciganos. Jenny é atacada por um lobisomem, que Larry mata, não sem antes ser mordido por ele.
Nota do Papo de Cinema: 8/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 75%
Nota do IMDb: 72%
Nota do Metacritic: 72%
Nota do Rotten Tomatoes: 91%
Premiações: Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 2013 (premiado como Melhor Coleção de Terror Blu-Ray)
Orçamento: US$ 180 mil
Bilheteria Mundial: US$ 420 mil
O que nós achamos: “Pode ser encarado como um belo drama psicológico em que o horror importa menos que o desenvolvimento de seus personagens e sua rica trama”. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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