20191227 filme da turma da monica papo de cinema

“Baseado na graphic novel homônima dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, por sua vez inspirada nos personagens criados por Maurício de Sousa, Turma da Mônica: Laços faz da aventura um bonito processo de descobertas e amadurecimentos. O protagonista é Cebolinha (Kevin Vechiatto), o garoto dos planos “infalíveis”, cujo objetivo principal é roubar Sansão, coelho de pelúcia de Mônica (Giulia Benitte), a vizinha esquentada e forte. Ele quer ser o dono da “lua”. O quarteto ainda é composto de Magali (Laura Rauseo), comilona de plantão, e Cascão (Gabriel Moreira), avesso a banhos, a basicamente tudo envolvendo água. Mais que preservar, e constantemente sublinhar, as características basilares das crianças, daquilo que as torna singulares, o cineasta Daniel Rezende faz do entrelaçamento das idiossincrasias uma possibilidade de observar organicamente seus crescimentos, partindo do urgente enfrentamento das dificuldades. Há um fino equilíbrio entre a necessidade de eventualmente quebrar paradigmas e o não menos importante respeito aos limites de cada um dos jovens intrépidos. Assim, não são enaltecidos apenas aqueles que lutam, mas também os que entendem os outros (…) Turma da Mônica: Laços tem visual super colorido, com uma bem-vinda estilização cinquentista no pacato bairro do Limoeiro. Essa estética fornece os pilares imagéticos a uma trama que transcorre pontuando a importância da amizade em detrimento das diferenças”.

:: Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller ::

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.