20191227 no cora do mundo papo de cinema

“Em dois momentos específicos de No Coração do Mundo a violência interrompe a felicidade embalada por músicas conhecidas. No primeiro deles, na cena inicial, o estampido de um tiro rompe o clima de romance instaurado por Love By Grace, canção de Lara Fabian. No segundo, próximo ao desfecho, se dá a frustração de um plano aparentemente perfeito, cuja comemoração acontecia ao som de Mordida de Amor, da banda Yahoo. As similaridades e, sobretudo, as disposições (começo e fim) dessas sequências sublinham certa circularidade presente no longa de Gabriel Martins e Maurílio Martins ambientado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O senso de comunhão, de franca unidade, prevalece sobre qualquer protagonismo, embora Marcos (Leo Pyrata) funcione como uma espécie de imã às pessoas que lhe são próximas de algum modo ou natureza. A questão social também é enxergada, vide os apontamentos de realidades atravessadas pelas dificuldades, inclusive quanto às dinâmicas familiares marcadas pela oscilação entre carinho e transtorno (…) não é um “filme de favela” ou algo que o valha. Isso se dá, principalmente, em virtude do foco que Gabriel Martins e Maurílio Martins lançam sobre o material humano e no que tange aos laços sociais e afetivos”.

:: Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller ::

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.