Top 10 :: Os Melhores Filmes de 2022

Publicado por
Marcelo Müller

Com a proximidade do fim do ano, é chegada a hora das tão aguardadas listas de Melhores do Ano. E, claro, o Papo de Cinema não poderia ficar de fora dessa. Numa temporada em que o retorno aos cinemas (pós-Covid-19) ainda foi bastante tímido, os streamings se tornaram cada vez mais protagonistas na disseminação de filmes mundo afora. Tanto que neste Top 10 Melhores Filmes de 2022 há alguns exemplares que sequer chegaram a passar pelas nossas telonas e outros que cumpriram uma curta temporada nas salas convencionais antes de serem disponibilizados para consumo doméstico. Participaram da nossa eleição deste ano o editor-chefe Robledo Milani, o editor Marcelo Müller e o redator Victor Hugo Furtado. O critério para a elegibilidade foi: filmes lançados comercialmente no Brasil em 2022, seja em cinema ou streaming. Por isso ficaram de fora dessa recorte vários exemplares assistidos em festivais de cinema, mas que têm estreia prevista para 2023. Então, sem mais demora, confira os 10 melhores filmes de 2022 na opinião da equipe do Papo de Cinema. Quantos destes estariam também no seu Top 10? Conta para a gente.

10. Roda do Destino
O ano de 2022 foi realmente especial para o cineasta japonês Ryûsuke Hamaguchi. Tanto que no nosso Top 10 Melhores Filmes de 2022 ele figura com dois filmes – salvo engano, fato inédito desde que começamos a fazer eleições deste tipo. Neste filme exibido no Festival de Berlim 2021, do qual saiu premiado com o Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri), três histórias de amor em que os personagens são confrontados com a possibilidade da substituição. Na primeira, uma modelo descobre que sua melhor amiga está saindo com um homem por quem foi apaixonada; na segunda, um estudante desafia a sua namorada a seduzir um respeitado professor de literatura; na terceira, uma jovem reencontra seu amor da juventude, ou seria uma mulher parecida com ela? De todo modo, Ryûsuke Hamaguchi cria um painel sensível sobre os relacionamentos amorosos e as expectativas em torno deles.
ENTREVISTA com o diretor Ryusuke Hamaguchi (Exclusivo)

09. O Beco do Pesadelo
Não dá para dizer que o cineasta mexicano Guillermo del Toro não é ousado. Para esse filme que encerrou a edição 2021 do Festival do Rio, ele se baseou no livro homônimo de William Lindsay Gresham, o mesmo que já tinha sido levado às telonas nos anos 1940 em O Beco das Almas Perdidas (1947). Com um elenco mais do que estelar (Bradley Cooper, Willem Dafoe, Toni Collette, David Strathairn, Cate Blanchett, Richard JenkinsRooney Mara e Ron Perlman) ele mergulha na realidade hipnótica das feiras de variedades (os carnivals) para fazer um filme sobre o poder destrutivo da ambição humana. Um homem de passado nebuloso encontra a maneira que lhe parece ideal para ascender socialmente: enganando plateias ávidas por ilusões sobre poderes sobrenaturais. O resultado não agradou todo mundo, mas no Oscar 2022 foi indicado a Melhor Filme, Direção de Arte, Figurino e Fotografia.
Podcast 2022 #56 :: O Beco do Pesadelo

08. Pequena Mamãe
Uma das pequenas pérolas lançadas no Brasil em 2022, este filme com um pouco mais de 60 minutos reafirma (como se fosse preciso) o protagonismo da cineasta francesa Céline Sciamma no cenário cinematográfico mundial. Mesclando economia narrativa e sensibilidade, ela trata do luto de uma menina que acabou de perder a sua estimada avó. A pequena encontra uma possibilidade extraordinária ao explorar os arredores da residência da falecida. Uma espécie de portal para um passado onde se conecta com a infância da mãe, de quem vira melhor amiga e confidente, a despeito das leis do mundo e do tempo. Exibido no Festival de Berlim 2021, o filme talvez não tenha ganhado a visibilidade merecida, mas, acredite, vale à pena correr atrás dessa bela história se você ainda não a conferiu. Em tempo: a realizadora desse conto singelo é a mesma do incrível Retrato de uma Jovem em Chamas (2019).

07. Vortex
Dentro de uma nova realidade marcada pela enxurrada de filmes diversos chegando diariamente aos serviços de streaming (muitos sem passar previamente pelas salas de cinema), corremos o sério risco de deixar passar experiências como as proporcionadas pelo novo longa do cineasta franco-argentino Gaspar Noé. Exibido com pompa e circunstância no Festival de Cannes 2021, o longa-metragem mostra a dura rotina de um casal idoso enquanto a mulher padece gradativamente pelos efeitos de uma doença degenerativa que afeta principalmente a sua situação mental. Noé é arrojado ao dividir a tela em duas para sempre termos ações paralelas vistas ao mesmo tempo. Trata-se de uma escolha estética fundamental para a sensação de exasperação que vai tomando conta do espectador. Além de tudo, o filme conta com uma interpretação nada menos do que excepcional do também cineasta Dario Argento.

06. Benedetta
Claro que iria ser polêmico o novo filme do cineasta holandês Paul Verhoeven. Estamos falando de um realizador disposto a apontar as hipocrisias coletivas, muitas vezes revestindo-as com um verniz crítico que para alguns pode soar de mau gosto. No entanto, ele é um dos raros da atualidade que compreende as engrenagens mais espúrias da sociedade do espetáculo, da sede da plateia por aquele tipo de abordagem que chamamos no cinema de exploitation. Ao contar a história de uma freira que anuncia visões de um Jesus Cristo erotizado e que sacia seus desejos homoeróticos com a ajuda de estátuas de santas transformadas em vibradores, certamente ele não agradou todo mundo. No entanto, figurou no César 2022 (indicado a Melhor Atriz (Virginie Efira) e foi exibido no Festival de Cannes 2021.
Podcast 2022 #54 :: Benedetta
Opinião :: O cinema subversivo de Paul Verhoeven

05. Mães Paralelas
Filme de abertura do Festival do Rio 2021; indicado a Melhor Atriz (Penélope Cruz) e Trilha Sonora Original no Oscar 2022; indicado a Melhor Filme, Direção, Atriz (Penélope Cruz), Atriz Coadjuvante (Aitana Sánchez-Gijón), Atriz Coadjuvante (Milena Smit), Fotografia, Design de Produção e Som no Goya 2022; indicado a Melhor Filme em Língua Não Inglesa (Espanha) no BAFTA 2022. Poderíamos elencar ainda outras conquistas do mais recente filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, pois foram muitas. No entanto, preferimos dizer que talvez o realizador nunca tenha sido tão abertamente político como nessa obra que fala sobre maternidade, mas que também atrela o pertencimento à história relativamente recente de uma Espanha, país que não digeriu muito bem os efeitos nefastos do período em que passou sob o jugo de uma ditadura militar. Almodóvar demonstrando que está em ótima fase.

04. Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo
Muitos já estão apontando este longa-metragem como um dos favoritos para o Oscar 2023. E, embora a temporada de premiações 2022/2023 esteja apenas esquentado, não é para menos. Líder de indicações ao Critics Choice Awards 2023 e ao Independent Spirit Awards 2023, ele ganha força na campanha rumo ao principal reconhecimento do cinema hollywoodiano. Sobre a trama, é de uma maluquice muito bem orquestrada, ambientada num cruzamento de realidades dentro de uma ideia de multiverso. Uma imigrante chinesa que mora nos Estados Unidos vive uma crise matrimonial e financeira quando é confrontada por um chamado ao qual não se considera preparada no primeiro momento: ela tem de aprender tudo sobre realidades alternativas para lutar contra uma grande vilã que ameaça simplesmente acabar com tudo. Ação vertiginosa, humor corrosivo e pitadas de drama na medida.

03. Top Gun: Maverick
Já podemos cravar que este é o grande acontecimento hollywoodiano de 2022? Nada de filmes de super-heróis (que deram uma caída evidente neste ano). O principal evento do cinema dos Estados Unidos foi a continuação que não estava lá sendo muito badalada antes de seu lançamento. Na real, poucos apostavam que Top Gun: Maverick seria tão bom (bem superior ao seu antecessor) e que ainda faturaria tanto US$ 1,48 bilhão. Tom Cruise apostou alto e acerto mais uma vez ao ser a cabeça criativa por trás dessa aventura com toques de nostalgia, capaz de trazer de volta um ícone do cinemão norte-americano dos anos 1980. Talvez Tom Cruise tenha com esse filme alertado Hollywood sobre a miopia de acreditar que apenas super-heróis (no geral) multicoloridos, assexuados e avessos às controvérsias podem gerar grandes bilheterias.
Podcast #66 :: Top Gun: Maverick

02. A Pior Pessoa do Mundo
Se um filme lançado em março chega em dezembro com força suficiente para receber a medalha de prata no nosso Top 10 Melhores Filmes de 2022, significa que ele realmente tem algo de especial, não é mesmo? E este longa-metragem dirigido pelo cineasta norueguês Joachim Trier possui essa capacidade de ficar grudado no nosso imaginário, sobretudo pela forma como situa uma personagem repleta de dúvidas e decisões questionáveis numa realidade em que todos parecem um pouco perdidos (existencialmente falando). Indicado a Melhor Filme Internacional (Noruega) e Roteiro Original no Oscar 2022; indicado a Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Atriz (Renate Reinsve) no BAFTA 2022; premiado como Melhor Atriz (Renate Reinsve) no Festival de Cannes 2021. São apenas alguns dos inúmeros reconhecimentos que esse drama norueguês recebeu e com enorme merecimento.

01. Drive My Car
Um filme de praticamente três horas com um ritmo compassado. Esta realização de Ryûsuke Hamaguchi caiu como uma bomba nos festivais pelos quais passou, logo chamando a atenção da comunidade internacional. A trama mostra um diretor teatral que ficou recentemente viúvo. Além da saudade, sobram o vazio e diversos arrependimentos. Dois anos depois, ele aceita voltar aos palcos e tem de lidar com a mulher que será sua chofer. Partindo de um conto do escritor Haruki Murakami, Ryûsuke Hamaguchi utiliza as premissas da peça Tio Vânia, de Anton Tchekov, como uma moldura influente sobre os acontecimentos num exílio criativo repleto de personagens interessantes que vão preenchendo a telona com suas contribuições para esse retrato humano sensível e cinematograficamente brilhante. Não à toa, ele recebe a nossa medalha de ouro nesse Top 10 Melhores Filmes de 2022. Já queremos saber quais serão os próximos passos da carreira ascendente de Ryûsuke Hamaguchi.

 

LISTAS INDIVIDUAIS DA NOSSA EQUIPE

Para conferir as listas individuais dos membros da nossa equipe é só conferir o podcast no qual comentamos os nossos favoritos do ano de 2022.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.