20191230 socorro virei garota papo de cinema

Socorro! Virei uma Garota não é um filme malsucedido em suas intenções, até as pura e simplesmente cômicas, estritamente por desprezar o atual cenário no que tange à parte dos componentes que deveriam lhe substanciar. Seu grande problema é a inabilidade para, ao menos, lançar mão de lugares-comuns e evitar determinados reducionismos bastante complicados que, por sua vez, reforçam velhos e surrados estereótipos. Senão vejamos. O protagonista é Julio (Victor Lamoglia), típico estudioso sem sucesso social e que, de quebra, nutre aquela paixonite quase secreta por Melina (Manu Gavassi), a colega mais cobiçada do pedaço (…) Socorro! Virei uma Garota alterna (poucos) bons momentos com passagens em que o ímpeto humorístico trisca na grosseria, como a cena em que toca É Isso Aí, na voz de Ana Carolina e Seu Jorge, para emoldurar um flerte tão artificial quando tipificado entre Julia e a conhecida assumidamente lésbica. Para o bom entendedor o surgimento da voz melodiosa e forte da cantora dá o tom da brincadeira de mau gosto que aponta para algo sobressalente no filme, exatamente o reforço das convenções. I Kissed a Girl, de Kate Perry, é reutilizada de forma óbvia. A protagonista vive num mundo de futilidades, no qual os pontos cruciais são sapatos, bolsas, carros e pretendentes. Embora seja seduzida pelas benesses da popularidade, chegando a, como era de se esperar, negar a ajuda do amigo considerado “prego” pela perspectiva das amigas, ela gradativamente se torna uma pessoa melhor por ser homem”.

:: Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller ::

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
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