Categorias: Artigos

Top 5 :: Mandela

Publicado por
Robledo Milani

MandelaLongWalk papo de cinema

O líder e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial, faleceu aos 95 anos em Pretória, capital do país, na quinta-feira, dia 05 de dezembro. Conhecido como “Mandiba” em seu país natal, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos raciais e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993! Por sua luta e ativismo Mandela ficou preso por 27 anos, e em 1993 ganhou o Prêmio Nobel da Paz. No ano seguinte, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais do país. Sua história, repleta de fatos históricos e feitos marcantes, é digna dos mais impactantes enredos cinematográficos. Tanto que vários atores já o interpretaram em longas para o cinema e para a televisão. Em homenagem a este grande homem, o Papo de Cinema relembra agora as cinco versões mais marcantes de Nelson Mandela na ficção – além de uma novidade que promete dar o que falar. Confira!

 

 

5. Terrence Howard, em Winnie (2011)
Até o momento, o último ator a interpretar Mandela no cinema foi Terrence Howard, que aparece como coadjuvante em Winnie, cinebiografia da esposa do importante líder. No papel principal está a vencedora do Oscar Jennifer Hudson (Dreamgirls, 2006), que se destaca nessa produção canadense baseada na biografia escrita por Anne Marie du Preez Bezdrob.

 

 

4. Dennis Haysbert, em Mandela: Luta pela Liberdade (2007)
O Presidente David Palmer, do seriado 24 Horas (2001-2007), deu vida a um convincente Nelson Mandela durante um dos períodos mais terríveis de sua história: a prisão. Dennis Haysbert foi o protagonista dessa história, dirigida pelo dinamarquês Bille August e premiada no Festival de Berlim.

 

 

3. Sidney Poitier, em Mandela e De Klerk (1997)
O primeiro ator negro a ganhar o Oscar merecia ter em seu currículo um personagem histórico tão marcante assim. Poitier estrelou esse telefilme ao lado de Michael Caine, que aparece como o Presidente F.W. De Klerk, o homem responsável pela liberação de Mandela da cadeia e sua absolvição pelas acusações anteriores. Filmado na própria África do Sul, muitas vezes nos mesmos lugares onde os eventos teriam acontecido, o sucesso deste trabalho rendeu indicações ao Emmy, ao Screen Actors Award e ao Satellite à Poitier por sua performance.

 

 

2. Danny Glover, em Mandela (1987)
No mesmo ano em que estrelou o sucesso Máquina Mortífera, Danny Glover foi o responsável pela primeira personificação do militante Nelson Mandela na ficção, neste telefilme roteirizado por Ronald Harwood, vencedor do Oscar por O Pianista (2002). Glover foi indicado ao Emmy por seu desempenho nessa obra que procura abranger toda a trajetória política de Mandela até aquele momento.

 

 

1. Morgan Freeman, em Invictus (2009)
Clint Eastwood atendeu a um pedido do amigo Morgan Freeman para dirigi-lo nessa cinebiografia que se restringe a um episódio singular – a conquista da Copa do Mundo de Rugby, em 1995, pela África do Sul – para traçar um painel de quem foi Nelson Mandela e qual sua importância para esse país. Freeman foi indicado ao Oscar, ao Globo de Ouro, ao Critics Choice Award e ao Screen Actors Award, além de ter sido premiado como Melhor Ator do ano no National Board of Review, por este trabalho.

 

+1

Idris Elba, em Mandela: Long Walk to Freedom (2013)
O filme ainda não estreou, e por isso não podemos emitir nenhuma opinião. Mas está certo que Mandela estará de volta às telas em breve nesta cinebiografia inglesa dirigida por Justin Chadwick (A Outra, 2008) e escrita por William Nicholson (Os Miseráveis, 2012). No papel do protagonista está Idris Elba, que já vem sendo cogitado como um dos possíveis finalistas ao Oscar 2014!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)