Ele está de volta! O Top Top, mais uma vez, chega em ótimo momento para te auxiliar na hora de descobrir os destaques do cinema. A aposta da vez é A Estranha Comédia da Vida (2022), produção italiana que chegou ao circuito em 30 de novembro. Misturando cinebiografia, drama e bom humor, o enredo reconta fragmentos da trajetória de Luigi Pirandello (1867-1936), importante dramaturgo, poeta e romancista nascido na Itália. Mas o que esperar da trama? Quais são as estrelas envolvidas? Para falar sobre essas e outras questões, resolvemos organizar cinco razões para o nosso leitor estar preparado na hora de comprar o ingresso. Confira a seguir!
1. A importância do homenageado
Nascido em Agrigento, na Itália, em 1867, Luigi Pirandello foi dramaturgo, poeta e romancista. Em sua carreira artística, se firmou como grande renovador do teatro, com senso de humor e originalidade, características que o firmaram como um dos grandes dramaturgos do século XX. Entre suas obras mais famosas estão o romance O Falecido Matias Pascal (1904) e a peça Seis Personagens à Procura de Um Autor (1921). Recebeu o Nobel da Literatura em 1934 “por seu ousado e engenhoso trabalho de renascimento da arte dramática e cênica”. A medalha da honraria foi doada por ele durante a “coleta do ouro”, organizada pelo ditador italiano Benito Mussolini, que visava levantar fundos para a nação após sanções econômicas impostas à Itália. Faleceu de causas naturais em 1936, aos 69 anos, sozinho em sua casa na Via Bosio, em Roma.
LEIA MAIS
ARTIGO ESPECIAL :: As várias facetas de Luigi Pirandello no cinema
2. O intérprete
Quem dá vida a este símbolo da arte italiana é o veterano Toni Servillo, de 64 anos. Considerado um dos melhores atores de sua geração, o artista ficou conhecido mundialmente após viver o icônico bon vivant Jep Gambardella no premiado A Grande Beleza (2013). Em sua carreira de quase quatro décadas dedicas à atuação, Servillo possui nada menos que 33 troféus, entre premiações e festivais. Somente no David di Donatello, considerado o “Oscar da Itália”, Toni possui quatro estatuetas e nove indicações. Outras produções importantes para se verificar mais de seu talento são As Consequências do Amor (2004) e A Mão de Deus (2021).
3. O responsável
A empreitada é comandada pelo também experiente Roberto Andò, cineasta que possui 64 anos de idade, assim como Servillo. Aliás, esta não é a única correlação entre ambos. Por amizade e afinidade de geração, os dois já estão na terceira dobradinha. As outras duas foram Viva a Liberdade (2013), destaque do Festival de Chicago, e As Confissões (2016), premiado no Festival de Karlovy Vary. Ambos títulos angariaram elogios da crítica especializada. A Estranha Comédia da Vida é o 14º longa do realizador.
LEIA MAIS
EXCLUSIVO :: Entrevista com Roberto Andò sobre o filme A Estranha Comédia da Vida
4. Os reconhecimentos
O caminho da produção carimbou alguns passaportes e exigiu presença em variadas festividades. Tudo começou em outubro de 2022, quando teve sua première mundial no Festival de Roma. Seis meses depois, após estrear no circuito italiano e fazer barulho suficiente, foi indicado a nada menos que 14 (!) categorias do David di Donatello 2023. Da festa, saiu com as estatuetas de Melhor Roteiro Original, Produção, Direção de Arte e Figurino. Na sequência, foi eleito o Filme do Ano pelo Sindicato Nacional de Jornalistas de Cinema da Itália. Ademais, vale lembrar que, antes de chegar ao circuito tradicional brasileiro, o longa já havia dado as caras no Brasil através da 10ª 8½ Festa do Cinema Italiano (2023), no início desse ano, quando foi recebido com entusiamo pelos cinéfilos de plantão.
5. Os comediantes
Na trama, Pirandello enfrenta uma crise criativa enquanto está de passagem pela Sicília. Na região, entra em contato com Onofrio e Sebastiano, dois agentes funerários que roubam a cena. Eles são interpretados, respectivamente, por Valentino Picone e Salvatore Ficarra. Essa dupla existe desde 1993 e é conhecida na Itália pelos sobrenomes Ficarra & Picone. Famosos pela habilidade cômica, repetem o magnetismo de filmes como A Hora Oficial (2017) e a série Que Cilada! (2022-2023).
E aí? Se interessou? Pois saiba que essa história está em cartaz em diversas salas de cinema. Confira locais de exibição clicando aqui. E confira a edição temática do nosso PODCAST, com um dos nossos editores, Marcelo Muller, e convidados especiais debatendo o sucesso e o impacto de A Estranha Comédia da Vida!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
- En La Caliente: Contos de um Guerreiro do Reggaeton - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário