Top Top :: Cinco motivos para assistir nos cinemas ao filme A Estranha Comédia da Vida

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Ele está de volta! O Top Top, mais uma vez, chega em ótimo momento para te auxiliar na hora de descobrir os destaques do cinema. A aposta da vez é A Estranha Comédia da Vida (2022), produção italiana que chegou ao circuito em 30 de novembro. Misturando cinebiografia, drama e bom humor, o enredo reconta fragmentos da trajetória de Luigi Pirandello (1867-1936), importante dramaturgo, poeta e romancista nascido na Itália. Mas o que esperar da trama? Quais são as estrelas envolvidas? Para falar sobre essas e outras questões, resolvemos organizar cinco razões para o nosso leitor estar preparado na hora de comprar o ingresso. Confira a seguir!

1. A importância do homenageado

Nascido em Agrigento, na Itália, em 1867, Luigi Pirandello foi dramaturgo, poeta e romancista. Em sua carreira artística, se firmou como grande renovador do teatro, com senso de humor e originalidade, características que o firmaram como um dos grandes dramaturgos do século XX. Entre suas obras mais famosas estão o romance O Falecido Matias Pascal (1904) e a peça Seis Personagens à Procura de Um Autor (1921). Recebeu o Nobel da Literatura em 1934 “por seu ousado e engenhoso trabalho de renascimento da arte dramática e cênica”. A medalha da honraria foi doada por ele durante a “coleta do ouro”, organizada pelo ditador italiano Benito Mussolini, que visava levantar fundos para a nação após sanções econômicas impostas à Itália. Faleceu de causas naturais em 1936, aos 69 anos, sozinho em sua casa na Via Bosio, em Roma.

LEIA MAIS
ARTIGO ESPECIAL ::
As várias facetas de Luigi Pirandello no cinema

Luigi Pirandello

2. O intérprete

Quem dá vida a este símbolo da arte italiana é o veterano Toni Servillo, de 64 anos. Considerado um dos melhores atores de sua geração, o artista ficou conhecido mundialmente após viver o icônico bon vivant Jep Gambardella no premiado A Grande Beleza (2013). Em sua carreira de quase quatro décadas dedicas à atuação, Servillo possui nada menos que 33 troféus, entre premiações e festivais. Somente no David di Donatello, considerado o “Oscar da Itália”, Toni possui quatro estatuetas e nove indicações. Outras produções importantes para se verificar mais de seu talento são As Consequências do Amor (2004) e A Mão de Deus (2021).

Toni Servillo

3. O responsável

A empreitada é comandada pelo também experiente Roberto Andò, cineasta que possui 64 anos de idade, assim como Servillo. Aliás, esta não é a única correlação entre ambos. Por amizade e afinidade de geração, os dois já estão na terceira dobradinha. As outras duas foram Viva a Liberdade (2013), destaque do Festival de Chicago, e As Confissões (2016), premiado no Festival de Karlovy Vary. Ambos títulos angariaram elogios da crítica especializada. A Estranha Comédia da Vida é o 14º longa do realizador.

LEIA MAIS
EXCLUSIVO :: Entrevista com Roberto Andò sobre o filme A Estranha Comédia da Vida

Servillo e Andó no set de A Estranha Comédia da Vida

4. Os reconhecimentos

O caminho da produção carimbou alguns passaportes e exigiu presença em variadas festividades. Tudo começou em outubro de 2022, quando teve sua première mundial no Festival de Roma. Seis meses depois, após estrear no circuito italiano e fazer barulho suficiente, foi indicado a nada menos que 14 (!) categorias do David di Donatello 2023. Da festa, saiu com as estatuetas de Melhor Roteiro Original, Produção, Direção de Arte e Figurino. Na sequência, foi eleito o Filme do Ano pelo Sindicato Nacional de Jornalistas de Cinema da Itália. Ademais, vale lembrar que, antes de chegar ao circuito tradicional brasileiro, o longa já havia dado as caras no Brasil através da 10ª 8½ Festa do Cinema Italiano (2023), no início desse ano, quando foi recebido com entusiamo pelos cinéfilos de plantão.

O troféu David di Donatello

5. Os comediantes

Na trama, Pirandello enfrenta uma crise criativa enquanto está de passagem pela Sicília. Na região, entra em contato com Onofrio e Sebastiano, dois agentes funerários que roubam a cena. Eles são interpretados, respectivamente, por Valentino Picone e Salvatore Ficarra. Essa dupla existe desde 1993 e é conhecida na Itália pelos sobrenomes Ficarra & Picone. Famosos pela habilidade cômica, repetem o magnetismo de filmes como A Hora Oficial (2017) e a série Que Cilada! (2022-2023).

Salvatore Ficarra e Valentino Picone (em ordem)

E aí? Se interessou? Pois saiba que essa história está em cartaz em diversas salas de cinema. Confira locais de exibição clicando aqui. E confira a edição temática do nosso PODCAST, com um dos nossos editores, Marcelo Muller, e convidados especiais debatendo o sucesso e o impacto de A Estranha Comédia da Vida!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br