Ele está de volta! Após um breve período de descanso, o Top Top retornou ao Papo para te auxiliar na hora de escolher um bom filme. A aposta da vez é Tire 5 Cartas (2023), produção nacional que chegou ao circuito em 14 de setembro. Dirigido por um cineasta que vem estabelecendo seu nome no cenário cinematográfico há alguns anos, o longa mistura romance, comédia, música e muita brasilidade para contar saga de Fátima, uma taróloga que enrola os clientes com a ajuda de seu marido. Após topar com um valioso anel roubado, ela decide ficar com a joia, apesar dos riscos. Na mira de bandidos, precisa voltar à sua terra natal: São Luís, no Maranhão. Mas o que esperar da trama? Quais são as estrelas envolvidas? Para falar sobre essas e outras questões, resolvemos organizar cinco razões para o nosso leitor estar preparado na hora de comprar o ingresso. Confira a seguir!
1. A protagonista
Fátima é encarnada por ninguém menos que Lília Cabral, figura tarimbada da TV brasileira. E mesmo levando em conta a trajetória mais do que experiente da artista na teledramaturgia, desde 1981, vale lembrar que, ao longo de quase quatro décadas e meia, este é apenas o quarto trabalho em que ela possui papel de destaque na telona, após empreitadas como Divã (2009) e Maria do Caritó (2019). Com a veia cômica aguçada, aqui, Lília é uma trambiqueira de marca maior, capaz de deixar pouco arrependimento pelo caminho. Repleta de certezas e repulsas, ela usa do esoterismo para tirar vantagem de seus “clientes”. Muito pelo seu jeito franco e direto de lidar com cada nova situação, Fátima é dona das frases mais engraçadas da trama.
ASSISTA
– Tire 5 Cartas :: Entrevista com Lília Cabral (Exclusivo)
2. Os responsáveis
Os comandantes da empreitada não ficam para trás. A começar pelo diretor: Diego Freitas. O cineasta começou a chamar atenção no cenário cinematográfico brasileiro ao comandar o curta Sal (2016), que circulou em festivais. Em seguida, sua ascensão teve continuidade com o elogiado suspense O Segredo de Davi (2018) e, principalmente, pelo badalado romance Depois do Universo (2022), da Netflix. Com pouco mais de uma década mergulhado na indústria, Freitas já se destacou em festivais como Gramado, Havana, Montreal e San Diego. Outro nome envolvido na aposta é o de Elisa Tolomelli, reconhecida produtora. Com quase quatro décadas de função, ela produziu títulos renomados do cinema brasileiro, como Central do Brasil (1998), Lavoura Arcaica (2001) e Cidade de Deus (2002).
OUÇA
– Podcast #116 :: Tire 5 Cartas (com Diego Freitas)
3. São Luís, no Maranhão
A história não é nova, mas é sempre bem-recebida pelo público. Primo de longas como Margot e o Casamento (2007) e Álbum de Família (2013), Tire 5 Cartas (2023) também propõe um regresso atribulado às origens. Após ser perseguida por trapaceiros mais preparados do que ela, Fátima foge da capital carioca para São Luís, no Maranhão. Dessa forma, o filme lança o espectador para fora do eixo Rio-SP, região onde a maior parte das comédias brasileiras do gênero é ambientada. De volta à terra natal, a protagonista terá de lidar com as cicatrizes do passado, a maioria relacionadas à rivalidade com sua irmã, a divertida Nazaré (Cláudia Di Moura), pois ambas sonhavam em trilhar o caminho da música profissional. Mesmo que nenhuma delas tenha atingido o sucesso, competem para saber quem teria chegado mais longe. E nesse amargo reencontro, é claro, a cultura da “Ilha Magnética” é pano de fundo.
4. Os coadjuvantes de luxo
A lista é extensa, mas não poderia deixar de começar por Stepan Nercessian. Tão experimentado quando Lília, o ator propõe, para a alegria do público, Lindoval, um singular cover de Sidney Magal. Com sua voz rasgada característica, Stepan esbanja carisma ao interpretar “Meu Sangue Ferve Por Você”. Além dele, o elenco ainda conta com Allan Souza Lima, destacado protagonista de Cangaço Novo (2023), Sergio Malheiros, de volta à cidade que lhe tornou famoso com a novela A Cor do Pecado (2004), Gabriel Godoy, de humorísticos como Homens? (2019-2020) e 5x Comédia (2021), Thaynara OG, youtuber e influenciadora natural do Maranhão, e a novata Giulia Bertolli, filha de Lília.
ASSISTA
– Tire 5 Cartas :: Entrevista com Sergio Malheiros (Exclusivo)
– Tire 5 Cartas :: Entrevista com Gabriel Godoy (Exclusivo)
5. As estrelas musicais
Não podendo nem ser consideradas coadjuvantes, pois seu tempo de tela, infelizmente, é muito pequeno, duas estrelas da música brasileira estão no filme. A primeira é Alcione que, na trama, foi a maranhense que “deu certo”, deixando Fátima (Lília) e Nazaré (Cláudia) para trás. Na telona, ela deixa sua marca cantando “Não Deixe o Samba Morrer”. Na sequência, o ídolo de Lindoval (Nercessian), o próprio Magal, dá o ar da graça em cena com Guilherme Piva.
E aí? Se interessou por Tire 5 Cartas (2023)? Pois saiba que essa história está em cartaz em diversas salas de cinema. Confira locais de exibição clicando aqui e, abaixo, fique com o trailer:
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
- En La Caliente: Contos de um Guerreiro do Reggaeton - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário