Top Top :: Cinco motivos para conferir a 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2024

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Ele está de volta! O Top Top da vez traz um evento como tema principal. Aliás, com uma festa que já pintou por aqui anteriormente. Trata-se da 8 ½ Festa do Cinema Italiano. A edição de 2024 segue até 03 de julho, em várias cidades brasileiras (Aracajú, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Natal, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Vitória, Volta Redonda e Caxias do Sul), exibindo o melhor da última safra cinematográfica da Velha Bota. O projeto é idealizado pelo Ministério da Cultura, pela Associação Il Sorpasso e pela Risi Film Brasil. Também há colaboração da Embaixada da Itália e dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de apoio da Cinecittà. Mas quais debates são propostos? Quem são os envolvidos? Essas e outras questões estão organizadas a seguir. Siga o fio e descubra motivos para comparecer à Festa do Cinema Italiano 2024!

01. As estrelas da festa

Não são poucos os atores/atrizes que compõem essa festa. Em 2024, nomes recorrentes do cinema contemporâneo da Velha Bota, e também figuras carimbadas de edições anteriores da 8 ½, integram os elencos dos títulos selecionados, como Jasmine Trinca, Pierfrancesco Favino, Sergio CastellittoElio Germano. Outros destaques ficam por conta do cineasta Marco Bellocchio, que retorna ao comando de longas com O Sequestro do Papa (2023) – obra baseada em história real que, segundo Marcelo Muller, editor/crítico do Papo, descortina uma das “muitas atrocidades cometidas pela Igreja Católica” (crítica completa aqui) – e, quem diria, dos forasteiros Penélope Cruz e Franz Rogowski. Penélope (espanhola) está em cartaz com A Imensidão (2022). No drama franco-italiano, a atriz é Clara, mãe de Adriana (Luana Giuliani), jovem que encara o amadurecimento na Roma dos anos 1970. Rogowski (alemão) é a estrela principal de Lubo, coprodução Itália-Suíça que segue a jornada de vingança de um descendente de nômades Yenish na Suíça de 1939.

Luana Giuliani e Penélope Cruz em A Imensidão

02. O convidado de honra

Como costume, alguns dos responsáveis pela atual cinematografia italiana visitam o Brasil durante a 8 ½. Em 2023 por exemplo, foi a já citada atriz Jasmine Trinca que desembarcou por aqui. Em 2024, o convidado de honra é Daniele Luchetti. Nascido em Roma, em 1960, o cineasta assinou os elogiados O Senhor Ministro, lançado em 1991, e Meu Irmão é Filho Único, de 2007. Na festa de 2024, o diretor confirmou presença oficial com o drama Segredos (2024), em exibições nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (informações sobre a vinda). Porém, antes de tudo isso, Luchetti conversou conosco em um papo de cinema exclusivo. Confira abaixo:

Segredos :: Entrevista com o diretor Daniele Luchetti

03. A variedade dos temas

Entre ficções e histórias baseadas em fatos, o que predomina na 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2024 é o drama. No entanto, alguns projetos propõem escapadinha ao cinema de gênero, como o cômico O Divino Zamora (2024), que acompanha as atribulações que chegam à vida de Walter Vismara. Com 30 anos de idade, o homem trabalha como contador em uma pequena fábrica no interior da Itália. Porém, de um dia para o outro, vê-se catapultado para uma empresa futurista na vital e laboriosa Milão. Já Enea (2023) traz enredo policial ao evento. Na trama, a dupla Enea e Valentino, amigos de longa data, se aventuram pela corrupção do contexto social no qual foram criados. Por fim, A Última Noite de Amore (2023) eleva o suspense na sala escura ao seguir Franco Amore, tenente da polícia italiana que está trabalhando na última noite de sua carreira de 35 anos. Entretanto, esta será a mais difícil escala de toda a sua trajetória como agente da lei.

04. Os aplausos dos festivais

E antes de serem conferidos pelo público da 8 ½, pode apostar que alguns milhares de especialistas (entre jornalistas e críticos de cinema) já debateram as obras selecionadas. Isso porque quase todas elas foram exibidas anteriormente em prestigiados festivais de cinema. O mais conceituado da Itália, o Festival de Veneza, recebeu três delas entre 2022 e 2023: A Imensidão, Enea e Lubo. Já o mais famoso dos eventos do gênero, o Festival de Cannes, exibiu O Sequestro do Papa na mostra principal (Palma de Ouro) de sua edição 2023. Outros festivais de renome, como San Sebastián 2022, Berlim 2023 e Roterdã 2024 também estão na lista com, respectivamente, Il Boemo, A Última Noite de Amore e Segredos.

Leão de Ouro, troféu máximo do Festival de Veneza

05. As indicações aos prêmios

E após passarem pela aprovação da mídia, seis títulos da 8 ½ marcaram presenças em algumas festas luxuosas. Cinco deles foram indicados/condecorados no Prêmio David di Donatello, que é considerado o “Oscar do cinema italiano”. Ainda Temos o Amanhã, por exemplo, que faturou cinco categorias da premiação – Melhor Atriz (Paola Cortellesi), Direção Estreante, Roteiro Original, Atriz Coadjuvante (Emanuela Fanelli) e Filme pelo Júri Popular – foi o campeão de indicações de 2024, recebendo nada menos do que 19. A Imensidão, Lubo, O Sequestro do Papa e A Última Noite de Amore também foram lembrados na premiação, entre edições de 2023 e 2024. E, vale lembrar, não somente o David reconheceu os projetos da festa. Il Boemo, coprodução República Tcheca-Itália-Eslováquia venceu Melhor Filme, Som, Maquiagem, Direção, Direção de Arte e Figurino no Prêmio Leão Tcheco 2023, importante honraria destinada aos profissionais de cinema do país.

Cena de Ainda Temos o Amanhã

E aí? Se interessou? Então saiba mais sobre o evento no link oficial e no nosso especial Cobertura :: 11ª 8 ½ Festa do Cinema Italiano (2024).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br