Ele está de volta! E, após um breve período de descanso, o Top Top retornou ao Papo para inaugurar uma nova seção: a de eventos. Isso porque o propósito do artigo da vez é convidar o leitor a prestigiar a 10ª 8½ Festa do Cinema Italiano. O evento – que acontece até o dia 28 de junho em 18 praças do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Recife, Maceió, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Niterói, Búzios e Volta Redonda – traz o melhor da sétima arte italiana lançada na última temporada. Mas quais debates são propostos? Quem são os envolvidos? Essas e outras questões estão organizadas a seguir. Siga o fio!
01. Carimbos na bagagem
É impressionante. Dos dez títulos da seleção principal, nove foram exibidos/premiados em algum festival ou indicados/condecorados em alguma honraria do cinema. Quatro deles, inclusive, foram lembrados no Prêmio David di Donatello de 2023, considerado o “Oscar da Itália”. São eles: A Estranha Comédia da Vida (2022), Marcel! (2022), Nostalgia (2022) e A Viagem de Papa Francisco (2022). Já as janelas que contaram com as empreitadas variam entre inúmeros encontros de renome, como o Festival de Cannes 2022, o Festival de Annecy 2022 e o Festival de Veneza nas edições 2021 e 2022.
02. As estrelas do espetáculo
Na mesma medida do tópico anterior, muitos são os astros que compõem a festa. O grupo especial é encabeçado por Toni Servillo, ator que, há uma década, ganhou projeção internacional ao estrelar o multipremiado A Grande Beleza (2013). Na 8 ½ deste ano, ele está presente em A Estranha Comédia da Vida (2022) interpretando o icônico dramaturgo, poeta e romancista Luigi Pirandello. Na trama, o notável artista do século 20 está dominado por uma crise criativa durante uma viagem à Sicília. Além de Servillo, outros talentos consagrados, como Pierfrancesco Favino, Jasmine Trinca, Alba Rohrwacher, Valeria Golino, Riccardo Scamarcio, Sergio Leone e até o Papa Francisco (!), podem ser vistos nos longas selecionados.
03. Visitas importantes
Pelo menos dois desses símbolos do cinema italiano se farão presentes no Brasil. Jasmine Trinca estará nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro para participar de debates sobre a atuação das mulheres no audiovisual italiano. Já o cineasta Francesco Zippel também estará nas duas cidades para falar a respeito de seu filme: Sergio Leone: O Italiano que Inventou a América (2022). Mais informações na matéria abaixo.
LEIA MAIS
– Convidados estrangeiros debaterão com o público em sessões especiais
04. Grandes Mestres
Outra novidade da 8 ½, dessa vez indicada aos admiradores da arte em geral, é a mostra especial “A Grande Arte”. Nessa seção, a trajetória de importantes pintores, escultores e outros artistas poderá ser examinada em obras como Caravaggio: A Alma e o Sangue (2018), Michelangelo: Infinito (2018), Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu (2018) e Eu, Leonardo (2019), além de muitos outros.
05. A variedade dos temas
Ah! E, claro, todos os gostos são bem-vindos. Para que querem um pouco mas de leveza, a escolha certa é a comédia romântica Jogada de Amor (2022). Já para os apaixonados por animação, a pedida é Interdito a Cães e Italianos (2022). Também temos ação em cartaz com Mundo Cão (2021) e os instigantes documentários A Viagem de Papa Francisco (2022) e Sergio Leone: O Italiano que Inventou a América (2022). Aliás, com apenas os títulos desses dois últimos, já é possível dar conta da importância dos biografados, não é mesmo?
E aí? Se interessou? Então saiba mais sobre o evento no link oficial e também ouvindo, GRATUITAMENTE, o nosso bate-papo especial do Podcast Papo de Cinema logo abaixo. Basta dar o play!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- 3 Margens :: Confira a lista completa de vencedores do festival da Tríplice Fronteira! - 21 de novembro de 2024
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário