Ele está de volta! E, após um breve período de descanso, o Top Top retornou ao Papo para inaugurar uma nova seção: a de eventos. Isso porque o propósito do artigo da vez é convidar o leitor a prestigiar a 10ª 8½ Festa do Cinema Italiano. O evento – que acontece até o dia 28 de junho em 18 praças do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Recife, Maceió, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Niterói, Búzios e Volta Redonda – traz o melhor da sétima arte italiana lançada na última temporada. Mas quais debates são propostos? Quem são os envolvidos? Essas e outras questões estão organizadas a seguir. Siga o fio!
É impressionante. Dos dez títulos da seleção principal, nove foram exibidos/premiados em algum festival ou indicados/condecorados em alguma honraria do cinema. Quatro deles, inclusive, foram lembrados no Prêmio David di Donatello de 2023, considerado o “Oscar da Itália”. São eles: A Estranha Comédia da Vida (2022), Marcel! (2022), Nostalgia (2022) e A Viagem de Papa Francisco (2022). Já as janelas que contaram com as empreitadas variam entre inúmeros encontros de renome, como o Festival de Cannes 2022, o Festival de Annecy 2022 e o Festival de Veneza nas edições 2021 e 2022.
Na mesma medida do tópico anterior, muitos são os astros que compõem a festa. O grupo especial é encabeçado por Toni Servillo, ator que, há uma década, ganhou projeção internacional ao estrelar o multipremiado A Grande Beleza (2013). Na 8 ½ deste ano, ele está presente em A Estranha Comédia da Vida (2022) interpretando o icônico dramaturgo, poeta e romancista Luigi Pirandello. Na trama, o notável artista do século 20 está dominado por uma crise criativa durante uma viagem à Sicília. Além de Servillo, outros talentos consagrados, como Pierfrancesco Favino, Jasmine Trinca, Alba Rohrwacher, Valeria Golino, Riccardo Scamarcio, Sergio Leone e até o Papa Francisco (!), podem ser vistos nos longas selecionados.
Pelo menos dois desses símbolos do cinema italiano se farão presentes no Brasil. Jasmine Trinca estará nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro para participar de debates sobre a atuação das mulheres no audiovisual italiano. Já o cineasta Francesco Zippel também estará nas duas cidades para falar a respeito de seu filme: Sergio Leone: O Italiano que Inventou a América (2022). Mais informações na matéria abaixo.
LEIA MAIS
– Convidados estrangeiros debaterão com o público em sessões especiais
Outra novidade da 8 ½, dessa vez indicada aos admiradores da arte em geral, é a mostra especial “A Grande Arte”. Nessa seção, a trajetória de importantes pintores, escultores e outros artistas poderá ser examinada em obras como Caravaggio: A Alma e o Sangue (2018), Michelangelo: Infinito (2018), Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu (2018) e Eu, Leonardo (2019), além de muitos outros.
Ah! E, claro, todos os gostos são bem-vindos. Para que querem um pouco mas de leveza, a escolha certa é a comédia romântica Jogada de Amor (2022). Já para os apaixonados por animação, a pedida é Interdito a Cães e Italianos (2022). Também temos ação em cartaz com Mundo Cão (2021) e os instigantes documentários A Viagem de Papa Francisco (2022) e Sergio Leone: O Italiano que Inventou a América (2022). Aliás, com apenas os títulos desses dois últimos, já é possível dar conta da importância dos biografados, não é mesmo?
E aí? Se interessou? Então saiba mais sobre o evento no link oficial e também ouvindo, GRATUITAMENTE, o nosso bate-papo especial do Podcast Papo de Cinema logo abaixo. Basta dar o play!