Nos últimos dias, um alinhamento cósmico liberou várias novidades sobre Star Wars. São notícias sobre as filmagens do Episódio VII, o lançamento da série de animação As Crônicas de Yoda, um documentário sobre a Industrial Light & Magic que está rolando na TV a cabo e um livro de fotos inspiradas em Guerra nas Estrelas. O lado ruim foi o anúncio da morte de Gilbert Taylor, operador de câmera do primeiro filme da saga. Então, borá lá:
> Star Wars: Episódio VII
Os testes de elenco para a seleção dos novos atores de Star Wars: Episódio VII começaram recentemente. Conforme o Latino Review, Rachel Hurd-Wood, de Perfume – A História de um Assassino (2006) e Peter Pan (2003), concorre para interpretar Jaina Solo, filha de Leia e Han Solo. Alex Pettyfer, de Magic Mike (2012), estaria negociando para assumir o papel de Ben Skywalker, filho de Luke.
Harrison Ford (Han Solo), Mark Hamill (Luke Skywalker) e Carrie Fisher (Leia) estariam convocados – mas nenhum foi confirmado até agora.
Mais rumores? O Imperador Palpatine/Darth Sidious poderá voltar (como fantasma, para treinar um novo aprendiz)… Darth Maul e Obi-Wan Kenobi também. Os caras querem dar um nó na cabeça de todo mundo? Parece que sim!
As filmagens deverão começar em janeiro de 2014 (segundo o LR), com direção de J.J. Abrams. Michael Arndt (de Toy Story 3) trabalha no roteiro e John Williams assinará a trilha sonora. A previsão de lançamento é 2015.
Será o primeiro filme de Star Wars produzido após a venda da Lucasfilm por George Lucas à Walt Disney Pictures, que passa a distribuir os lançamentos da franquia. Episódio VII é o primeiro longa da nova trilogia, que terá ainda os Episódios VIII e IX.
A saga estreou em 1977 com Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. O último filme foi Episódio III: A vingança dos Sith (2005), com Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen e Samuel L. Jackson.
A ordem da série é:
Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
Episódio VII (2015)
Episódio VIII (sem data)
Episódio IX (sem data)
> Lego Star Wars: As Crônicas de Yoda
A série de animação é um spin-off de Star Wars sobre Yoda, a Ordem Jedi e mais uma ameaça à República. A franquia já conta com três episódios de 30 minutos cada. O primeiro estreou no dia 29 de maio e o segundo sai no dia 4 de setembro nos Estados Unidos.
Em maio, para lançar The Yoda Chronicles, a Lego apresentou na Times Square, em NY, seu maior modelo já construído: uma réplica em tamanho real da nave X-Wing Starfighter, feita com 5.335.200 bloquinhos do brinquedo. Manero! Veja o vídeo no site oficial.
O site Lego Star Wars, que já havia lançado vários “Mini Movies”, tem três teasers de The Yoda Chronicles, todos em inglês. Veja aqui. O Youtube também tem um.
http://youtu.be/wmtyeXu5hQ4
O seriado estreia no Brasil no dia 03 de setembro, às 20h, no Cartoon Network.
> Industrial Light & Magic: Creating the Impossible, de Leslie Iwerks
O documentário de 2010, exibido há poucos dias na HBO, repassa a história da empresa de efeitos especiais criada em 1975 por George Lucas para projetar e executar os desafios visuais do épico espacial Star Wars. Lucas havia imaginado um filme de aventura e fantasia repleto de efeitos jamais realizados anteriormente. Sua visão era diferente de tudo que Hollywood havia feito até então. Em outras palavras, a indústria do cinema não tinha condições técnicas para produzir o longa.
Para solucionar os problemas únicos impostos pelo roteiro em um período pré-digital, Lucas optou por manter domínio total sobre o projeto ao concentrar as tarefas dentro da sua própria empresa. Prático, mas arriscado. No entanto, a história provou o quanto ele foi bem-sucedido.
Hoje, a IL&M reúne dezenas de mestres da ilusão, experts em tecnologia e visionários do cinema para alavancar, a cada lançamento, as técnicas visuais computadorizadas a um nível de arte industrial – no melhor dos sentidos. De filmes quase totalmente dominados por Computer-generated Imagery (CGI) ou apenas retocados por efeitos computadorizados quase imperceptíveis (muitas vezes, os melhores!), o documentário aponta a excelência técnica da equipe da empresa e a imensa capacidade de reinvenção da Industrial Light & Magic, característica que invariavelmente a coloca à frente de todas as suas concorrentes.
Neste doc, que apresenta depoimentos de Lucas, Steven Spielberg, Jon Favreau, J.J. Abrams, Samuel L. Jackson, Robin Williams e de diversos técnicos da equipe da empresa, como John Dykstra (o primeiro funcionário), Star Wars ocupa lugar de destaque.
Veja (em inglês) as partes 1:
http://youtu.be/3ns5YRD22IA
e 2:
> Livro: Dark Lens, de Cédric Delsaux
Há poucos dias, conheci esse livro incrível na casa de uma amiga. Estou um pouco atrasado, é verdade, já que a publicação é de 2011. Mas não importa, pois conhecer o trabalho do fotógrafo Cédric Delsaux foi gratificante. O francês reúne elementos de Star Wars com locações reais na Europa, no Oriente Médio e na América do Sul para elaborar imagens totalmente excelentes.
Muitos artistas já desenvolveram obras dialogando com Guerra nas Estrelas, porém Delsaux parece estar um passo à frente de boa parte deles. Não são apenas personagens ou máquinas posando em paisagens do nosso mundo, mas sim interagindo com ele, tendo-o como cenário, fazendo dele seu habitat, sobrevivendo nele, usurpando-o ou perecendo nestes ambientes.
Variando entre fachadas ou interiores de prédios (com arquitetura fascista, ultramoderna, industrial, em construção ou em processo de destruição) e locações a céu aberto, Delsaux dá prioridade a cenários monocromáticos.
O fotógrafo prefere a luz ambiente, seja natural ou artificial (no caso, a da própria locação), ampliando o realismo das cenas e dimensionando de forma curiosa as interseções até então impensadas entre a tecnologia alienígena de Star Wars e os universos terráqueos de cidades como Paris, Dubai, Lille e São Paulo. Em algumas imagens, a intervenção é quase imperceptível, como a do prédio em ruínas em Dubai ou a selva de pedra da capital paulista.
A cada fotografia, Delsaux levanta questionamentos sobre nosso mundo, nossa época, nossa realidade e nosso imaginário pop. George Lucas himself comentou no site oficial do artista: “Tão novas quanto disruptivas, suas fotos são também completamente plausíveis”.
A publicação caprichada da Éditions Xavier Barral, aprovada pela Lucasfilm, tem 48 imagens espetaculares que podem ser vistas em alta resolução no portal do fotógrafo.
> Falecimento
A notícia ruim destas novidades é a morte de Gilbert Taylor, operador de câmera de Star Wars. Seu falecimento foi anunciado no dia 23 de agosto pelo The Guardian. Além de George Lucas, Taylor também trabalhou com Alfred Hitchcock, Roman Polanski e vários outros cineastas.
Últimos artigos deDanilo Fantinel (Ver Tudo)
- A Natureza do Tempo - 1 de maio de 2018
- Through a Lens Darkly - 26 de agosto de 2017
- Becoming Bulletproof - 25 de agosto de 2017
Deixe um comentário