Nos últimos dias, um alinhamento cósmico liberou várias novidades sobre Star Wars. São notícias sobre as filmagens do Episódio VII, o lançamento da série de animação As Crônicas de Yoda, um documentário sobre a Industrial Light & Magic que está rolando na TV a cabo e um livro de fotos inspiradas em Guerra nas Estrelas. O lado ruim foi o anúncio da morte de Gilbert Taylor, operador de câmera do primeiro filme da saga. Então, borá lá:
> Star Wars: Episódio VII
Os testes de elenco para a seleção dos novos atores de Star Wars: Episódio VII começaram recentemente. Conforme o Latino Review, Rachel Hurd-Wood, de Perfume – A História de um Assassino (2006) e Peter Pan (2003), concorre para interpretar Jaina Solo, filha de Leia e Han Solo. Alex Pettyfer, de Magic Mike (2012), estaria negociando para assumir o papel de Ben Skywalker, filho de Luke.
Harrison Ford (Han Solo), Mark Hamill (Luke Skywalker) e Carrie Fisher (Leia) estariam convocados – mas nenhum foi confirmado até agora.
Mais rumores? O Imperador Palpatine/Darth Sidious poderá voltar (como fantasma, para treinar um novo aprendiz)… Darth Maul e Obi-Wan Kenobi também. Os caras querem dar um nó na cabeça de todo mundo? Parece que sim!
As filmagens deverão começar em janeiro de 2014 (segundo o LR), com direção de J.J. Abrams. Michael Arndt (de Toy Story 3) trabalha no roteiro e John Williams assinará a trilha sonora. A previsão de lançamento é 2015.
Será o primeiro filme de Star Wars produzido após a venda da Lucasfilm por George Lucas à Walt Disney Pictures, que passa a distribuir os lançamentos da franquia. Episódio VII é o primeiro longa da nova trilogia, que terá ainda os Episódios VIII e IX.
A saga estreou em 1977 com Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. O último filme foi Episódio III: A vingança dos Sith (2005), com Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen e Samuel L. Jackson.
A ordem da série é:
Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
Episódio VII (2015)
Episódio VIII (sem data)
Episódio IX (sem data)
> Lego Star Wars: As Crônicas de Yoda
Em maio, para lançar The Yoda Chronicles, a Lego apresentou na Times Square, em NY, seu maior modelo já construído: uma réplica em tamanho real da nave X-Wing Starfighter, feita com 5.335.200 bloquinhos do brinquedo. Manero! Veja o vídeo no site oficial.
O site Lego Star Wars, que já havia lançado vários “Mini Movies”, tem três teasers de The Yoda Chronicles, todos em inglês. Veja aqui. O Youtube também tem um.
O seriado estreia no Brasil no dia 03 de setembro, às 20h, no Cartoon Network.
> Industrial Light & Magic: Creating the Impossible, de Leslie Iwerks
Para solucionar os problemas únicos impostos pelo roteiro em um período pré-digital, Lucas optou por manter domínio total sobre o projeto ao concentrar as tarefas dentro da sua própria empresa. Prático, mas arriscado. No entanto, a história provou o quanto ele foi bem-sucedido.
Hoje, a IL&M reúne dezenas de mestres da ilusão, experts em tecnologia e visionários do cinema para alavancar, a cada lançamento, as técnicas visuais computadorizadas a um nível de arte industrial – no melhor dos sentidos. De filmes quase totalmente dominados por Computer-generated Imagery (CGI) ou apenas retocados por efeitos computadorizados quase imperceptíveis (muitas vezes, os melhores!), o documentário aponta a excelência técnica da equipe da empresa e a imensa capacidade de reinvenção da Industrial Light & Magic, característica que invariavelmente a coloca à frente de todas as suas concorrentes.
Neste doc, que apresenta depoimentos de Lucas, Steven Spielberg, Jon Favreau, J.J. Abrams, Samuel L. Jackson, Robin Williams e de diversos técnicos da equipe da empresa, como John Dykstra (o primeiro funcionário), Star Wars ocupa lugar de destaque.
Veja (em inglês) as partes 1:
e 2:
> Livro: Dark Lens, de Cédric Delsaux
Há poucos dias, conheci esse livro incrível na casa de uma amiga. Estou um pouco atrasado, é verdade, já que a publicação é de 2011. Mas não importa, pois conhecer o trabalho do fotógrafo Cédric Delsaux foi gratificante. O francês reúne elementos de Star Wars com locações reais na Europa, no Oriente Médio e na América do Sul para elaborar imagens totalmente excelentes.
Muitos artistas já desenvolveram obras dialogando com Guerra nas Estrelas, porém Delsaux parece estar um passo à frente de boa parte deles. Não são apenas personagens ou máquinas posando em paisagens do nosso mundo, mas sim interagindo com ele, tendo-o como cenário, fazendo dele seu habitat, sobrevivendo nele, usurpando-o ou perecendo nestes ambientes.
Variando entre fachadas ou interiores de prédios (com arquitetura fascista, ultramoderna, industrial, em construção ou em processo de destruição) e locações a céu aberto, Delsaux dá prioridade a cenários monocromáticos.
O fotógrafo prefere a luz ambiente, seja natural ou artificial (no caso, a da própria locação), ampliando o realismo das cenas e dimensionando de forma curiosa as interseções até então impensadas entre a tecnologia alienígena de Star Wars e os universos terráqueos de cidades como Paris, Dubai, Lille e São Paulo. Em algumas imagens, a intervenção é quase imperceptível, como a do prédio em ruínas em Dubai ou a selva de pedra da capital paulista.
A cada fotografia, Delsaux levanta questionamentos sobre nosso mundo, nossa época, nossa realidade e nosso imaginário pop. George Lucas himself comentou no site oficial do artista: “Tão novas quanto disruptivas, suas fotos são também completamente plausíveis”.
A publicação caprichada da Éditions Xavier Barral, aprovada pela Lucasfilm, tem 48 imagens espetaculares que podem ser vistas em alta resolução no portal do fotógrafo.
> Falecimento