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XX Cine PE #05 :: O nordeste em essência no quinto dia de festival

Publicado por
Conrado Heoli

A noite já anunciava: o sertão seria o personagem principal entre as programações do Cine PE na sexta-feira (6). O tema já apareceu durante a tarde, no seminário instigante sobre o Novo Cinema Nordestino com a jornalista e pesquisadora Maria do Rosário Caetano, a diretora do Cine PE Sandra Bertini e os atores Maeve Jinkings e Renato Góes. Na tela do Cine São Luiz, três dos cinco filmes exibidos também projetavam diferentes facetas do sertão, e assim reafirmaram uma das principais tônicas da competição que já vislumbra sua reta final.

A atriz e realizadora paraibana Marcélia Cartaxo foi uma das estrelas da noite, mesmo não estando presente no festival por conta das gravações da novela global Velho Chico. Ela é uma das protagonistas do emocional curta-metragem pernambucano Maria, dirigido por Carol Correia, que apresenta dois momentos na vida de uma prostituta inspirada por Severina Branca, uma das mulheres mais desejadas do Sertão do Pajéu, que se tornou poetisa de palavras pungentes e emotivas. Marcélia ainda roteirizou e dirigiu o curta-metragem paraibano Redemunho, exibido em competição nacional. Baseado em conto de Ronaldo Correia de Brito, a produção acompanha a decadência de uma família outrora gloriosa, que vive num sertão esquecido e se esquiva de dilemas que impulsionaram sua ruína. É um trabalho linear e pouco inventivo, porém bem produzido e assinado por uma realizadora que se mostra relevante em seu terceiro trabalho como diretora de cinema.

A noite ainda marcou a exibição do repulsivo Gosto de Carne, de Álvaro Severo e Everton Maciel, documentário que também é um filme de terror para qualquer pessoa sensível, seja carnívora ou vegetariana. O curta mostra um impressionante recorte sobre o consumo de carne, do abate clandestino de bois em sequências de tortura explícita ao momento em que o animal, transformado em alimento, chega à mesa e à boca de seu apreciador. Para os diretores, trata-se de um cinema interrogativo, alardeado por eles próprios como “um dos filmes mais impactantes dos últimos anos”. No entanto, a obra acaba conivente à clandestinidade do comércio de carnes ilegais, uma vez que não se vale das terríveis imagens que captura como denúncia, mas sim pela simples intenção de chocar. Definitivamente, a nota mais dissonante numa noite que poderia ser a melhor do festival.

Equipe do curta-metragem Gosto de Carne

Terminada a barbárie, rapidamente o clima do Cine São Luiz foi tomado por comoção, admiração e contemplação pela incrível figura de João Silva, compositor e poeta pernambucano que saiu do Agreste ainda jovem para buscar uma carreira no Rio de Janeiro. O personagem é tema e entrevistado em Danado de Bom (2015), de Deby Brennand, que homenageia a vida e obra deste célebre desconhecido, responsável por sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e tantos outros artistas do baião a partir de suas mais de três mil músicas. Aplaudido diversas vezes durante a exibição, o documentário tem o perfil para cair no gosto do público apreciador ou não do gênero musical que ele aborda, especialmente pelas histórias e “sertanejices” de Silva.

A noite ainda reservava a projeção à meia-noite de Vampiro 40º, que, no entanto, começou colado ao encerramento de Danado de Bom. O longa de Marcelo Santiago e produzido por Paula Barreto é uma adaptação da série do Canal Brasil Vampiro Carioca, que se vale de uma estética retirada diretamente das páginas dos quadrinhos para narrar as desventuras do submundo de estranhas criaturas no Rio de Janeiro. O filme arrisca algumas invencionices curiosas, mas a caracterização dos personagens é rasteira e pouco original, mais adequada ao formato episódico televisivo do que em um único longa-metragem.

Marcelo Santiago, diretor do longa-metragem Vampiro 40 Graus

Terminada a programação do penúltimo dia de exibições das mostras competitivas, ficou o convite para a seleção de sábado, que será extensa com os curtas Os Filmes Que Moram em Mim (PE), de Caio Sales, e Diva (PE), de Luiz Rodrigues Jr., na competição pernambucana de curtas, Gramatyka (DF), de Paloma Rocha, e Bola para Seu Danau (RJ), entre os curtas em competitiva nacional, e a projeção do longa paranaense Leste Oeste, de Rodrigo Grota. A programação de sábado ainda contaria com uma especial homenagem à atriz e diretora Carla Camurati, mas esta justificou sua ausência por conta de problemas de saúde, e a organização do festival deixou a honraria programada para outra ocasião. Acompanhe a cobertura completa do Cine PE, que segue até o próximo domingo (8), aqui no Papo de Cinema.

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é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Graduado em Publicidade e Propaganda, coordena a Unidade de Cinema e Vídeo de Caxias do Sul, programa a Sala de Cinema Ulysses Geremia e integra a Comissão de Cinema e Vídeo do Financiarte.

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