A Felicidade das Pequenas Coisas
14 ANOS
110 minutos
-
Pawo Choyning Dorji
-
Lunana: A Yak in the Classroom
-
2019
-
Butão / China
Crítica
6
Leitores
24 votos
7.8
Sinopse
Ugyen está terminando a formação de professor, mas não tem nenhuma vocação para ensinar. Seu sonho é conseguir um visto para a Austrália, onde poderá cantar nos bares de Sydney. No entanto, é enviado pelo governo à "escola mais remota do mundo", em Lunana, no topo de uma imensa montanha. Ugyen detesta esta vida pacata e sem tecnologia, até descobrir o prazer da vida simples.
Ótima crítica e reflexões! Concordo com quase tudo, menos com relação a romantização da pobreza. Na minha leitura, particularmente, entendi como uma resignificação do que ela é de fato. Nada falta àquelas pessoas, estão felizes e bem como estão. A ausência de sapatos, uma vida simples sem extravagancias, não implicam necessariamente em pobreza ou precariedade já que há abundancia na vida dos moradores, ela apenas não se apresenta como aquela que o capitalismo mostra por exemplo, quando vivemos em uma cidade grande. A abundancia se dá pela qualidade de vida que levam em vários sentidos, no bem viver que existe ali, na liberdade e desobrigação de vestirem sapatos, já que simplesmente estão bem sem eles. Naquele contexto, andar descalço por opção não me remeteu em momento algum à pobreza ou precariedade. Ao mesmo tempo também acho que o diretor quis mostrar que a tristeza e a frustração são sentimentos inerentes humanos, independente de qual contexto estejamos inseridos, já que o pai de pem zam é alcoolatra e vive em um estado degradante mesmo habitando um vilarejo que lhe oferece tudo oque precisa para viver dignamente.
A análise está excelente pois acabei de assistir no Cine Segall.Acrescentarei este site em meus Favoritos
O mundo está necessitado de uma película cinematográfica como essa que tira o chão das pessoas tecnicizadas, rebatendo a amargura, o egoismo e os transporta para as nuvens simbolicamente carregadas de valores universais, tais como: pureza, cortesia, humanidade, delicadeza, solidariedade, respeito mútuo, respeito à diversidade cultural, coragem e empatia. encontrados na felicidade das pequenas coisas.
Filme lindo, de grande sensibilidade e que oferece elementos para uma série de reflexões. A beleza das imagens impressiona. Eu gostei muito.
Tocante, sensível e cheio de muitas reflexões....Eu amei esse filme❤
A estrutura do roteiro é meio lugar comum. Nesse aspecto não acrescenta em discussões ou polêmicas e sequer reflexões. Seu grande mérito é ser uma estória simples, contada de forma simples e que você sai do cinema com uma sensação de bem estar. Cumpre seu papel. O final é interessante por não definir o óbvio.