Crítica
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7
Sinopse
Giovana e Yago ficam presos num apartamento logo depois de ser conhecerem. Eles precisam conviver como um casal enquanto esperam a dissipação de uma misteriosa novem rosa que pode ser mortal.
Curiosidades
- 27º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro: indicado a Melhor Roteiro Original, Efeitos Visuais e Direção de Fotografia;
- Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022: indicado a Melhor Direção de Estreante;
- Prêmio ABRACCINE 2022: premiado como um dos dez melhores longas brasileiros;
É um bom filme! Só! A intenção de Luli se reflete na ambiguidade do ser existencial e o ser espiritual, onde a (possível) fuga da realidade é latente quadro à quadro... Os protagonistas cumprem bem os papéis a eles entregue, sem grandes exceções... O isolamento, na época em que foi realizado (2019), longe do que aconteceria na nossa realidade (via Covid-19), apresenta a angústia e desolação que tanto invadiu a vida dos habitantes deste planeta... Simples assim!!! No mais, é um bom filme, que prende o olhar atento de um expectador que, após a pandemia, tem uma visão mais ampla do novo normal... Também simples assim!!!
Primeiramente, obrigado por sua reflexão, Ana Carolina. E de fato, confesso que senti falta de um posicionamento mais efetivo sobre as diferenças de gênero durante essa crise. Senti o filme tímido (reticente?) nesse sentido, mas é muito bom ler suas colocações e tentar compreender as circunstâncias por outra perspectiva. Por isso que aqui sempre estamos abertos ao diferente e ao diálogo. Volte sempre, por favor. Abraços
Curioso que a lista de críticas do filme aqui no site é composta unicamente por pessoas do gênero masculino - e, dessa forma, não pude evitar estranhar a parte da crítica acima, que alega que "questões de gênero não entram nesse jogo". Esse jogo - o filme Nuvem Rosa - é idealizado, escrito e dirigido por uma cineasta do gênero feminino, e tem como protagonista uma mulher também. Não seria a perspectiva feminina a que essencial e unicamente permeia o filme? Falando como uma pessoa também do gênero feminino, tive uma experiência de espectador diferente da do crítico que escreveu acima. Achei a perspectiva de Nuvem Rosa muito pertinente ao universo feminino, do início ao fim. Não há male gaze, nem nas cenas de nudez ou sexo. Mesmo que Giovana compartilhe uma parte do protagonismo com Yago, o ponto de vista sobre o "novo normal" da Nuvem Rosa pertence completamente à Giovana. Não nos desprendemos de sua visão de mundo nem quando vemos Yago se relacionar cada vez mais positivamente com o mundo sob as regras da Nuvem tóxica. Acompanhamos Giovana em sua decepção, depressão, fuga da realidade, e todos os seus pontos de interesse e curiosidade - a relação com a irmã, com a mesmice do relacionamento confinado, com gravidez -- principalmente a parte em que fala negativamente sobre Yago, com vozinha de criança, com seu filho Lino... Todas essas partes me tocaram profundamente onde me entendo mulher. De forma alguma o filme escapa de questões de gênero, ele apenas não faz dessa temática uma panfletagem de posicionamento social. O que, inclusive, é um ponto que eu gostaria de salientar e elogiar sobre o filme. "A Nuvem Rosa" é um filme sensível, que conversa com espectadores sem guiar ninguém a um posicionamento consolidado sobre nenhum ponto. E se pesasse mais a mão na questão de gênero, estragava.