Sinopse
Curiosidades
- A obra é baseada no tradicional conto árabe Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, contido no livro As Mil e uma Noites;
- Oscar 1993: premiado como Melhor Canção Original (A Whole New World, de Alan Menken e Tim Rice) e Trilha Sonora. Indicado ainda a Melhor Som, Efeitos Sonoros e Canção Original (Friend Like Me, de Alan Menken e Howard Ashman);
- Globo de Ouro 1993: premiado com um Troféu Especial para a atuação vocal de Robin Williams, Melhor Trilha Sonora e Canção Original (A Whole New World, de Alan Menken e Tim Rice). Indicado ainda Melhor Filme de Comédia ou Musical, Canção Original (Friend Like Me, de Alan Menken e Howard Ashman, e Prince Ali, de Alan Menken e Howard Ashman);
- BAFTA 1993: indicado a Melhor Trilha Sonora e Efeitos Especiais;
- Annie Awards 1993: premiado como Melhor Filme;
- Grammy 1994: premiado como Melhor Composição Instrumental para Cinema ou Televisão (Alan Menken), Canção Feita Especialmente para Cinema ou Televisão (A Whole New World, de Alan Menken e Tim Rice), Canção do Ano (A Whole New World, de Alan Menken e Tim Rice, interpretada por Peabo Bryson e Regina Belle), Performance de Dupla ou Grupo (A Whole New World, por Peabo Bryson e Regina Belle) e Melhor Álbum Musical para Crianças. Indicado ainda a Melhor Canção Feita Especialmente para Cinema ou Televisão (Friend Like Me, de Alan Menken e Howard Ashman) e Gravação do Ano (A Whole New World, por Peabo Bryson e Regina Belle, produção de Walter Afanasieff);
- MTV Movie Awards 1993: premiado como Melhor Performance Cômica (Robin Williams). Indicado ainda a Melhor Filme e Canção (A Whole New World, por Peabo Bryson e Regina Belle);
- Durante suas gravações, Robin Williams costumava improvisar tanto que no final somava 16 horas de material;
- Patrick Stewart foi convidado para o papel de Jafar, mas teve que recusar por causa do seu compromisso com a série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987-1994). Posteriormente, ele declarou que esse é um dos maiores arrependimentos da sua carreira;
- Durante as gravações desse filme, Robin Williams constantemente recebia ligações de Steven Spielberg, que na mesma época estava filmando A Lista de Schindler (1994). Spielberg costumava colocá-lo no viva voz para que sua equipe pudesse ouvir Williams contando piadas que os animassem, aliviando o clima pesado que o filme sobre o Holocausto que estavam fazendo proporcionava. Muito desse material Williams acabou incorporando em Aladdin;
- Robin Williams concordou em fazer a voz do Gênio pelo valor mínimo do Sindicato dos Atores de Hollywood, o pagamento mais baixo que um estúdio pode conceder a um ator de forma legal nos EUA, desde que sua voz não fosse usada em nenhum tipo de merchandising (brinquedos, por exemplo) e que o personagem do Gênio nunca ocupasse mais de 25% do espaço de qualquer pôster, anúncio, cartaz, banner ou trailer promocional do filme. Como esses pedidos não foram atendidos, Williams e os Estúdios Disney romperam publicamente, seu nome não foi citado no livro "The Art of Aladdin", ele se recusou a participar da sequência Aladdin e o Retorno de Jafar (1994) - feita diretamente para home video - e nem do programa de televisão Aladdin (1994). Numa tentativa de fazer as pazes com o ator, o CEO dos Estúdios Disney, Michael Eisner, se desculpou lhe oferecendo uma pintura original de Pablo Picasso. O astro, no entanto, recusou, declarando se sentir 'traído'. Somente quando um dos diretores da empresa, Jeffrey Katzenberg, foi demitido e substituído por Joe Roth que Williams aceitou uma reaproximação. Roth fez um pedido de desculpas formal e público, garantiu o pagamento dos direitos devidos e, com isso, Williams concordou em reprisar a voz do Gênio em Aladdin e os 40 Ladrões (1996), outra sequência feita para home video;
- John Hurt, Christopher Lloyd e Ian McKellen foram considerados para a voz de Jafar;
- Danny DeVito e Joe Pesci foram considerados para a voz de Iago;
- Albert Brooks, John Candy, John Goodman, Steve Martin, Eddie Murphy e Martin Short foram considerados para a voz do Gênio;
- Scott Weinger, a voz de Aladdin quando adulto, tinha apenas 17 anos na época das gravações;
- Orçamento: US$ 28 milhões;
- Bilheteria mundial: US$ 504 milhões;
- Seguido por Aladdin e o Retorno de Jafar (1994);
- Refilmado em uma versão live action em Aladdin (2019);
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