Crítica
Leitores
Sinopse
Alice é uma jovem pesquisadora em filosofia e pedagogia, contratada pela Prefeitura de Lyon para um cargo administrativo. Chegando ao local, descobre que terá outra função: ela será responsável por trazer novas ideias ao prefeito sobre como gerenciar a cidade a partir dos conceitos de grandes filósofos. Enquanto se habitua ao caótico dia a dia do edifício administrativo, Alice se questiona sobre a possibilidade de colocar estes pensamentos em prática.
Curiosidades
- Prêmio César 2020: premiado como Melhor Atriz (Anaïs Demoustier);
- Prêmio Lumiere 2020: indicado a Melhor Atriz (Anaïs Demoustier), Ator (Fabrice Luchini) e Roteiro;
- Festival de Hamburgo 2019: seleção oficial;
- Festival de Estocolmo 2019: seleção oficial;
- Festival de San Sebastián 2019: seleção oficial;
- Festival de Cannes 2019: premiado com o Troféu Label Europa Cinemas;
- Bilheteria Mundial: US$ 6,1 milhões;
O filme me prendeu até o final , já que o tema faz parte do mundo de hoje. Mostram os vários interesses do egoísmo do ser humano e das várias vaidades e inseguranças que todos nós temos ! Mostram o nosso lado humano e com razão não dão uma saída!! Estamos juntos e misturados e o equilíbrio de que o que deve ser feito nunca alcançará uma unanimidade! Gostei muito de ver que a modéstia , a humildade de não saber e querer saber , no meu entender , o que moveu o realizador ! Realmente a vida nos ensina sempre. Somos eternos aprendizes !!
Em meio a tanta coisa importante que trata esse filme de ação que não nos dá trégua entre tantas ideias discutidas e outras nem tanto, pouco espaço para tanto a tratar, ficamos sabendo com que mulher o prefeito foi casado, pelo que diz sobre ela a Alice, mas e Alice com quem se casou e teve uma filha? O futuro de Alice pode vir a ser uma continuação da discussão? Qual o sentido desse final?