Atiraram no Pianista
-
Javier Mariscal, Fernando Trueba
-
They Shot the Piano Player
-
2023
-
Espanha / França / Países Baixos
Crítica
Leitores
Sinopse
Crítica
Escolhido para abrir a 25ª edição do Festival do Rio, Atiraram no Pianista é uma animação ficcional com fortíssima influência documental. Dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal (a mesma dupla responsável por Chico & Rita, 2011), o longa-metragem é contado a partir da perspectiva de um investigador obcecado por um mistério (figura clássica do cinema). Jeff (voz de Jeff Goldblum) é um jornalista nova-iorquino embrenhado na pesquisa sobre a Bossa Nova e, por conseguinte, em aspectos notáveis da cultura brasileira. Ao estudar sobre essa verdadeira revolução cujo marco inicial foi o samba, ele se depara com uma história intrigante. Francisco Tenório Júnior, então um dos maiores expoentes do samba jazz brasileiro e admirado como um dos principais pianistas do país sul-americano, simplesmente despareceu numa noite, no meio de uma turnê pela capital argentina com o amigo e colaborador Vinícius de Moraes. O filme começa com esse sujeito lançando um livro no qual conta a sua busca pregressa, ou seja, o narrador é alguém resumindo a empreitada com fins literários à plateia de leitores. No entanto, os diretores não parecem muito interessados pelo processo criativo, pelas estratégias do autor norte-americano para transformar em escrita as experiências que alimentaram sua curiosidade. O fato de ele ser um escritor apenas justifica a averiguação minuciosa e a contação da jornada.
Atiraram no Pianista possui um atrativo a mais para quem mora no Rio de Janeiro ou, ao menos, possui alguma familiaridade com certos cenários paradigmáticos da Cidade Maravilhosa. Priorizando ambientes e personagens multicoloridos, Fernando Trueba e Javier Mariscal retratam a antiga capital imperial/federal com minúcia impressionante, reproduzindo lugares emblemáticos como o Beco das Garrafas (celeiro de talentos da Bossa Nova) e a Toca do Vinícius (reduto do movimento no bairro de Ipanema), sem contar, evidentemente, os vislumbres das praias paradisíacas, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. O protagonista dessa história é acompanhado pelo carioca João (voz de Tony Ramos). O local é uma espécie de facilitador do estrangeiro, aquele que marca encontros praticamente impossíveis com figuras intocáveis da música popular brasileira e ajuda esse olhar forasteiro a se inteirar de turbulências históricas, principalmente a Ditadura Civil-militar que desgovernou o Brasil por mais de 20 anos. Os realizadores trabalham a partir de uma perspectiva ficcional (o escritor pesquisando), mas escancaram episódios e personalidades reais numa aproximação com a linguagem documental. Os próprios depoimentos são ora inventados, ora reproduções de conversas com figuras testemunhais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Ferreira Gullar, entre outros.
Então, Fernando Trueba e Javier Mariscal se deparam com a realidade e a retrabalham a partir da animação e da construção da justificativa à investigação. Vale voltar a ressaltar o nível de detalhamento dos cenários, as marcas de bebidas e de outros bens de consumo que conferem organicidade aos interiores de apartamentos e botecos, em suma, a vivacidade de ambientes, alguns que resgatam a essência dos espaços reais. Por exemplo, o Beco das Garrafas não é encarado a partir da sua obsolescência atual (ela nublaria as histórias que por ali aconteceram), pois os realizadores fazem questão de enfatizar uma mítica anterior. Atiraram no Pianista é uma obra reverencial à cultura brasileira e essa homenagem às vezes excede limites, passando a ser uma muleta. Há momentos em que a trama parece andar em círculos apenas para os cineastas continuarem se deleitando com as histórias de grandes nomes da música e escreverem a sua carta de amor à Bossa Nova e à genialidade de seus expoentes. Ao não enfatizar tanto o processo criativo, eles perdem de vista coisas menos rígidas, como a distorção ocasionada pela obsessão e o deslumbramento do olhar estrangeiro ignorante das heranças nefastas das ditaduras latino-americanas dos anos 1960/70. Mesmo diante desses problemas, o filme também presta um bonito tributo a Francisco Tenório Júnior, colocando gigantes para festejar a sua arte magistral.
Apesar dos traços simples e da animação que quebra expectativas quanto à fluidez dos movimentos, Atiraram no Pianista é exuberante visualmente. Tanto a técnica da animação quanto os seus traços potencializam o retrato de uma latinidade pujante, distante de certos estereótipos visuais. Até mesmo porque a representação das personalidades verdadeiras segue a lógica retratista. As versões animadas são iguais às reais. Outro ponto positivo é que durante a investigação dos eventos que marcaram o desaparecimento do músico brasileiro em solo argentino os diretores aproveitam para demarcar o território com uma visão absolutamente crítica aos métodos das ditaduras latino-americana. Nesse sentido, o destaque vai para a cena da guia grávida que explica ao jornalista estadunidense como se davam as rotinas num centro de encarceramento e tortura da Argentina – inclusive como futuras mães eram tratadas pelo regime. Já um dos problemas do filme é a incapacidade de tornar certos instantes mais objetivos, algo possível de ser enxergado em determinadas cenas extensas e repetitivas demais. Além disso, quando a trama parecia praticamente resolvida enquanto documento de uma época, Fernando Trueba e Javier Mariscal esticam a investigação um pouco mais com os depoimentos de familiares que pouco acrescentam, na verdade. No entanto, a animação musical que dialoga abertamente com o documentário se destaca pela ode a um Brasil progressista e à Bossa Nova.
Filme visto durante a 25º Festival do Rio (2023)
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Saga :: O Hobbit - 14 de janeiro de 2025
- Aqui :: Trailer, data de estreia e pôster do filme estrelado por Tom Hanks e Robin Wright - 14 de janeiro de 2025
- Armie Hammer :: Ator será o protagonista de The Dark Knight (e não é o que você está pensando) - 14 de janeiro de 2025
Grade crítica
Crítico | Nota |
---|---|
Marcelo Müller | 7 |
Carlos Helí de Almeida | 8 |
Francisco Carbone | 7 |
Chico Fireman | 5 |
Alysson Oliveira | 5 |
MÉDIA | 5 |
Gostei muito do filme! Bem dinâmico! Super indico!
Interessante. Nunca tinha assistido algo assim antes! Recomendo
recomendo um pouco de Brasil
Show de arte.
Uma bela obra de arte.
Esse filme é uma bela obra de arte.
Filme com uma ótima crítica! Parabéns aos criadores.
Esse filme animado nos faz voltar ao tempo da ditadura militar exaltando à nossa velha e boa bossa-nova,contada de maneira diferente e até mesmo divertida narrada pelo nosso grande ator Tony Ramos
Escolhido para abrir a 25ª edição do Festival do Rio, Atiraram no Pianista conta a história em animação da busca incansável de um jornalista pelo responsável da morte do sambista brasileiro. excelente
muito bom essa trama de suspense e crimes envolve o telespectador
super genial muito bom mesmo eu particularmente assistirá muitas vezes vou indicar muito bom mesmo
Não gosto de filme de drama mais para quem gosta !!
ótimo filme para assistir
goods
um documentário muito bom de assistir foi muito bem escrito elenco excelente roteiro bem escrito
Um ótimo filme. super recomendo.
good
Filme musical na cidade maravilhosa! Muito bom!
Filme incrível conta a história e ainda mostra a cidade maravilhosa como era na década de 60.
Filme extraordinário conta história junto com música, maravilhoso
Ele tem um roteiro muito interessante e pra quem gosta de filmes com investigações ele é ótimo nesse quesito.
bastante música e engraçado, um bom filme eu recomendo assistirem
O nome do filme em si já é um nome bastante chamativo kkk Ele é um filme excelente e quem assistir vai gostar bastante dele.
Filme bom recomendo
não gostei desse filme muita fixao científica.
quero assistir de novo, gostei demais dele
muito bom , e muito interessante.
ótimo filme, sempre quis assistir esse filme. atiraram no pianista, agi agora vou ter o prazer.
filme ótimo tudo de bom recomendo
atiraram no piano pianista é um filme musical muito legal que recomendaria a todos vocês
filme brasileiro que Ainda faz homenagem a nossa bosa nova top
Poder enaltecer nossa cultura e nossa artistas não tem preço. O filme aborda pontos cruciais da cultura brasileira, música, história e ainda mostra pontos turísticos da cidade maravilhosa! Muito bom!
Muito bom
filme mara
muito literatura, muita nossa nova! vale a pena assisitir
Recomendo para os amantes da música
um filme bom que leva bem pro lado da cultura e da música que inspira outras pessoas que gostam da arte.
muito bom adorei
filme muito bom pra assistir com os filhos ótima animação desenhos com ótima qualidade gráfica
Filme excelente, ótimos atores e grande desfecho
filme bem interessante e com mto suspense
Excelente filme, boas músicas e grande desfecho.
Muito bom, interessantíssimo as referências a Bossa nova, recomendo
O filme é muito bom sucesso
e muito interessante vale a pena assistir
Um filme simplesmente genial.
Um dos melhores filmes brasileiros. Vc não pode deixar de assisti-lo, ainda mais que se passa na cidade maravilhosa !
Muito bom, interessantíssimo enredo, é muito engrandecedor com as referências na Bossa Nova, recomendo
Envolve um mistério , música boa e uma história que te deixa curiosa, elenco ótimo, roteiro muito animado .
Gostei!!! filme muito bom e excelente elenco!
É um filme bem interessante,gostei bastante do enredo, com certeza se houvesse uma continuação eu assistiria.
pra quem curte filmes em desenho esse e ótimo recomendo super
um excelente filmes que fala sobre músicos , adorei o filme .
esse filme é o quem gosta de animação, e ora quem curte um bossa nova e um prato cheio,sem falar nas pelad passagens do rio de Janeiro, o filme conta com uma versão bem política na época da ditadura militar q viveu o Brasil.
Uma verdadeira obra de arte das animações!
são excelentes filmes,entra e confira,são ótimos
Filme muito bom, vale a pena conferir!
Filme bom e muito interessante, atrativo.
Filme de animação fantástico, muito inspirador
filme muito bom, os atores são ótimos, vale a pena ver, recomendo muito
filme muito bom ele é obcecado pelo desaparecido da pianista
Uma verdadeira obra de arte das animações
Uma animação incrível se assistir, muito bom mesmo
o filme e muito bem dublado e com senário maravilhoso amei o filme
um filme musical muito bom incrível ! sou fã de Tenório e de toda sua obra
É muito interessante a forma como como o filme retrata a cultura brasileira, explorando os pontos mais importantes e pincelando sobre a cidade maravilhosa. É muito gostoso ver.
Vale a pena vc assistir, um filme com um ótimo roteiro
um ótimo filme
Os diretores não minimizam as atrocidades cometidas, mas também destacam uma atmosfera emocional, simbolizada por espaços determinantes em termos de convivência e arte no Rio de Janeiro
um filme atrativo que fala sobre músicos , um bom filme gostei bastante.
filme ótimo super indico
sensacional, amei do início ao fim!
Filme bom, aclamado pelo publico todo.
bom o filme poderia ser mais longo
muito legal gostaria da continuação adorei
Filme incrível, com toda certeza merece 10 estrelas 👏🏻
Esse filme foi muito bem elaborado, super indico para quem gosto de um bom filme. Vale a pena assistir!!!!
filme super bom indico muito
Incrível. Super recomendo!!!!
pra quem gosta filme dessa modalidade eu super recomendo.
Envolvente, inteligente e com excelente roteiro! Vale a pena!