Crítica
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8.4
Sinopse
Vivendo numa coletividade norteada pela burocracia, um homem de meia idade encontra na realidade a mulher que frequentemente habita seus sonhos. Obcecado por reencontra-la, passa a trabalhar para o Ministério da Informação. Em meio a essa investigação pessoal, descortina os vícios e os procedimentos nefastos de sua sociedade.
Detalhes
Direção
Roteiro
Terry Gilliam |
Tom Stoppard |
Charles McKeown |
Elenco
Jonathan Pryce |
Robert De Niro |
Katherine Holmond |
Ian Holm |
Bob Hoskins |
Michael Palin |
Ian Richardson |
Peter Vaughan |
Kim Greist |
Jim Broadbent |
Barbara Hicks |
Charles McKeown |
Derrick O’Connor |
Kathryn Pogson |
Bryan Pringle |
Produção
Arnon Milchan |
Patrick Cassavetti |
Estúdio
Embassy International Pictures |
Fotografia
Roger Pratt |
Montagem
Julian Doyle |
Trilha Sonora
Michael Kamen |
A critica não toca em um aspecto a meu ver fundamental, que é a estrutura psicologica do protagonista em transformação: De um quadro obsessivo - não só pelo ambiente de trabalho extremamente burocrático quanto pela falta de desejo de qualquer mudança quando ele recusa repetidamente as ofertas de promoção - o sonho com a amada o coloca em movimento para enfrentar a máquina burocrática da estrutura social quando começa uma mistura entre delírio persecutório e realidade igualmente opressora. O semblante da mãe se metamorfoseando no da amada indica a tentativa de um Édipo que não se conclui.
Complexo e fantasioso. Filme doido.
Filme muito esquisito e estranho. Nso vi nada de interessante nele. E não entendi o por que do nome Brazil